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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPUS JUIZ DE FORA DO IF SUDESTE MG: um lugar de memória
ITAMAR DE SOUZA GOMES
DISSERTAÇÃO
24/11/2023

A presente pesquisa teve como objetivo principal entender como se deu o desenvolvimento da história do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG, resgatando a sua importância histórica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Esta pesquisa tem natureza aplicada com uma abordagem qualitativa. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e de respostas a questionário. A revisão bibliográfica se deu na base de periódicos da Capes e envolveu as seguintes temáticas: História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; Lugar e Não lugar; Identidade e Pertencimento; Museus, Memória; Espaços não formais de ensino; Museus como espaços não formais de educação; Memórias Institucionais e Identidade como apoio à formação integral; Experiências de Museus Virtuais de Memórias no contexto da educação. Em seguida, foram realizadas pesquisas in loco nos setores de Arquivo e da Assessoria de Comunicação do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora, Biblioteca Central, Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia e Arquivo Histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes e Arquivo Histórico da Prefeitura de Juiz de Fora. Posteriormente, passou-se para a seleção dos documentos e dos principais tópicos que iriam compor a linha do tempo da história do Campus Juiz de Fora, fazendo um paralelo com os acontecimentos econômicos e políticos da época. Por fim, foram desenvolvidos os conteúdos para o Museu de Memórias. Principais resultados: Com os resultados, percebeu-se que este trabalho contribuiu para o sentimento de pertencimento e identidade, reforçando os laços daqueles que fizeram parte dessa história, bem como para a formação integral. Conclusão: O produto educacional originado por este trabalho encontra-se em forma de Museu Virtual denominado Museu de Memórias do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, disponível permanentemente, como forma de preservar e perpetuar as memórias da instituição. Após a plataforma digital ter sido finalizada, ela foi disponibilizada para visitação do público e coleta de suas impressões, as quais foram relatadas neste trabalho.

Resgate histórico;Identidade;Pertencimento;Formação integral
The main objective of this research was to understand how the development of the history of the Campus Juiz de Fora of the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG took place, rescuing its historical importance in the context of Professional and Technological Education in Brazil. The educational product originated by this work is in the form of a Virtual Museum called Museu de Memórias do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, available permanently, as a way of preserving and perpetuating the memories of the institution. This research has an applied nature with a qualitative approach. The methodology used involved bibliographic research, document analysis and questionnaire responses. The bibliographic review was carried out on the basis of Capes journals and involved the following themes: History of Professional and Technological Education in Brazil; Place and Non-place; Identity and Belonging; Museums, Memory; Non-formal teaching spaces; Museums as non-formal educational spaces; Institutional Memories and Identity as a support to comprehensive training; Experiences of Virtual Museums of Memories in the context of education. Then, on-site surveys were carried out in the Archive and Communication Department sectors of the IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora, Central Library, Dynamic Museum of Science and Technology and Historical Archive of the Federal University of Juiz de Fora, at the Municipal Library Murilo Mendes and Historical Archive of the Municipality of Juiz de Fora. Posteriorly, the selection of documents and the main topics that would compose the timeline of the history of Campus Juiz de Fora, making a parallel with the economic and political events of the time. Finally, the contents for the Virtual Museum were developed. After the digital platform was finalized, it was made available for the public to visit and collect their impressions. With the results, it was noticed that this work contributes to the feeling of belonging and identity, reinforcing the bonds of those who were part of this history, as well as for the integral formation.
Historical rescue;Identity;Belonging;Integral formation
1
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAO_Itamar.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

ADRIANO REDER DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE FLAVIO SOARES FERREIRA RODRIGUES Participante Externo
ADRIANO REDER DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
HELDER ANTONIO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA: UM LUGAR DE MEMÓRIA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
A SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
OS MUSEUS VIRTUAIS E MEMORIAIS: ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E DE RESGATE DA MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ORIGINÁRIAS AOS INSTITUTOS FEDERAIS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
MUSEU DE MEMÓRIAS DO CAMPUS JUIZ DE FORA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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