A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Esta articulação busca desenvolver um olhar crítico-reflexivo, contribuindo para a transformação das práticas pedagógicas. O tema deste estudo foi a formação do pensamento crítico junto ao aluno do Curso Técnico em Enfermagem a partir da utilização de uma metodologia ativa, como uma nova estratégia de aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica. Um modelo especialmente dedicado ao campo da saúde é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sendo mais conhecida em inglês por Problem Based Learning (PBL). Contudo, em se tratando de cursos técnicos, a aplicação da variante deste método, denominada ABP no formato de estudo de caso, torna-se mais adequada. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da metodologia ABP no formato de estudo de caso, em relação à construção do pensamento crítico na formação do Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi desenvolvida utilizando teoria e prática envolvendo as metodologias ativas como uma maneira de estimular a participação, a autonomia e a criticidade deste aluno, conduzindo-o à construção do seu próprio conhecimento, a partir de situações reais. O público-alvo da pesquisa foi composto por 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e 4 professores que supervisionam o estágio. Os dados foram coletados por meio de questionários onde foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática, a partir do uso da ABP, além de avaliar a relação teórico-prática na disciplina de estágio curricular. Os dados foram submetidos à análise descritiva e de conteúdo e, após analisados à luz do referencial teórico, os resultados foram considerados na construção do produto educacional, no formato de uma sequência didática. Os resultados mostraram a relevância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a utilização da metodologia em questão, contribuindo para a capacidade de reflexão dos alunos sobre suas práticas, de forma mais colaborativa, além de mostrar mais dinamismo e criatividade no processo de aprendizagem. Concluímos que a proposição de se usar a metodologia ABP no formato de estudo de caso foi algo visto
como eficiente, visto que os alunos se envolveram com as atividades propostas, onde se posicionaram de forma mais crítica diante dos conteúdos trabalhados e da própria prática de estágio, apresentando-se mais satisfeitos diante do novo formato de aprendizagem, além de mais envolvidos na construção do seu saber.