• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições para a formação do Técnico em Enfermagem
RENATA CRISTINA CONDE
DISSERTAÇÃO
20/10/2023

A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Esta articulação busca desenvolver um olhar crítico-reflexivo, contribuindo para a transformação das práticas pedagógicas. O tema deste estudo foi a formação do pensamento crítico junto ao aluno do Curso Técnico em Enfermagem a partir da utilização de uma metodologia ativa, como uma nova estratégia de aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica. Um modelo especialmente dedicado ao campo da saúde é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sendo mais conhecida em inglês por Problem Based Learning (PBL). Contudo, em se tratando de cursos técnicos, a aplicação da variante deste método, denominada ABP no formato de estudo de caso, torna-se mais adequada. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da metodologia ABP no formato de estudo de caso, em relação à construção do pensamento crítico na formação do Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi desenvolvida utilizando teoria e prática envolvendo as metodologias ativas como uma maneira de estimular a participação, a autonomia e a criticidade deste aluno, conduzindo-o à construção do seu próprio conhecimento, a partir de situações reais. O público-alvo da pesquisa foi composto por 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e 4 professores que supervisionam o estágio. Os dados foram coletados por meio de questionários onde foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática, a partir do uso da ABP, além de avaliar a relação teórico-prática na disciplina de estágio curricular. Os dados foram submetidos à análise descritiva e de conteúdo e, após analisados à luz do referencial teórico, os resultados foram considerados na construção do produto educacional, no formato de uma sequência didática. Os resultados mostraram a relevância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a utilização da metodologia em questão, contribuindo para a capacidade de reflexão dos alunos sobre suas práticas, de forma mais colaborativa, além de mostrar mais dinamismo e criatividade no processo de aprendizagem. Concluímos que a proposição de se usar a metodologia ABP no formato de estudo de caso foi algo visto como eficiente, visto que os alunos se envolveram com as atividades propostas, onde se posicionaram de forma mais crítica diante dos conteúdos trabalhados e da própria prática de estágio, apresentando-se mais satisfeitos diante do novo formato de aprendizagem, além de mais envolvidos na construção do seu saber.

ProfEPT;técnico em enfermagem;pensamento crítico;aprendizagem baseada em problemas;estudo de caso.
Technical and Vocational Education and Training is contemplated in the National Education Guidelines (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) and focuses on the comprehensive education of students, aiming to prepare them for the job market and life in society. This approach seeks to develop a critical and reflective perspective, contributing to the transformation of pedagogical practices. The theme of this study was the development of critical thinking in students of the Technical Nursing Course through the use of an active methodology as a new learning strategy in Technological Professional Education. A model particularly dedicated to the healthcare field is Problem-Based Learning (PBL). However, when it comes to technical courses, the application of a variant of this method called Case-Based, Problem-Based Learning (CBPBL) becomes more appropriate. The research aimed to identify the contributions of the PBL methodology in the case study format regarding the construction of critical thinking in the education of Nursing Technicians at IF Sudeste MG - Campus Barbacena. The qualitative and applied research approach involved theory and practice, utilizing active methodologies to stimulate student participation, autonomy, and critical thinking, leading to the construction of their own knowledge based on real situations. The target audience included 25 students enrolled in the internship discipline and 4 supervising teachers. Data were collected through questionnaires, assessing participants' perceptions of critical thinking and its connection to theory and practice through the use of PBL, as well as evaluating the theoretical-practical relationship in the internship discipline. The collected data underwent descriptive and content analysis. After analysis, in light of the theoretical framework, the results contributed to the development of an educational product in the form of a didactic sequence. The results demonstrated the relevance of stimulating critical thinking among students in the Nursing Technical Course, presenting valuable findings regarding the use of the methodology in question. This approach contributed to the students' ability to reflect on their practices more collaboratively, while also showing more dynamism and creativity in the learning process. We conclude that the proposal to use the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the form of a case study was deemed effective. Students engaged with the proposed activities, exhibited a more critical stance towards the content and internship practice, and expressed greater satisfaction with the new learning format. They were also more involved in constructing their knowledge.
ProfEPT;nursing technician;critical thinking;problem-based learning;case-based.
1
139
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Renata_Conde.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
ERICA TOLEDO DE MENDONCA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO FORMATO DE ESTUDO DE CASO PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
SEQUENCIA DIDÁTICA- METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO FORMATO DE ESTUDO DE CASO PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer