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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ISABEL HAIALY PEREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/03/2023

Este trabalho dissertativo, intitulado: as estratégias de ensino no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem como questão norteadora: quais e como as estratégias de ensino são utilizadas no processo de alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de José da Penha – RN? Estabeleceu-se como objetivo geral analisar as estratégias de ensino mais utilizadas pelos professores no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de refletir sobre a implicação dessas estratégias na alfabetização dos alunos. Trata-se de um trabalho investigativo de abordagem qualitativa, ancorado em uma pesquisa de campo do tipo exploratória realizada em uma escola da rede municipal de ensino de José da Penha/RN. Adotou-se como instrumentos para construção dos dados: observações estruturadas em duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, diário de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras das turmas nas quais foram desenvolvidas as observações. Para análise e interpretação dos resultados optou-se pelo método de análise de conteúdo de Bardin (2016), que consistiu na classificação dos elementos de marcação (unidade de registro), por graus de semelhança. A partir disso, emergiram 02 (duas) categorias finais. Como base teórica, recorreu-se a autores como Colello (1995), Cuberes (1997), Soares (2003, 2021), Belintane (2006, 2010, 2011, 2013), Tfouni (2010), Smolka (2012), Costa (2015), que apresentam discussões pertinentes acerca das especificidades do processo de alfabetização. No campo das estratégias de ensino, dialogou-se com discussões de pesquisadores como Zabala (1998) Libâneo (2004, 2005, 2013), Candau (2012), Bordenave e Pereira (2015), entre outros que versam sobre as questões didáticas que norteiam as estratégias de ensino. Como resultado, identificou-se que as professoras utilizam diferentes estratégias de ensino (Leitura deleite, atividades de consciência fonológica, aulas expositivas e dialogadas, jogos, contação de histórias, aulas práticas e lúdicas, projetos de leitura, sondagem, escrita na lousa, brincadeiras, registros, dinâmicas, trabalhos em grupos, narrativas orais, rodas de leitura, rodas de conversas, sequências didáticas, observações, reconto, atividades desafiadoras, produção escrita autônoma e compartilhada e mapa), que são mobilizadas no sentido de acompanhar e desenvolver o processo de alfabetização a partir da tríade (leitura, escrita e oralidade). Constatou-se a rigorosidade que rege a seleção das estratégias de ensino, que envolve critérios claros e precisos que consideram o quantitativo de alunos, os níveis de aprendizagem, com base em aportes teóricos e legais como a BNCC, além de contemplar espaços e tempos disponíveis na escola. Por fim, notou-se uma maior predominância de estratégias de incentivo à leitura e à escrita, se comparadas às práticas de oralidade, que muitas vezes, são associadas a momentos de oralização.

Processo de alfabetização;Estratégias de ensino;Ensino Fundamental
This dissertation, entitled: the teaching strategies in the literacy process in the early years of elementary education, has as its guiding question: which and how the teaching strategies are used in the literacy process of children in the early years of elementary education in a public school of the municipal education network of José da Penha – RN? The general objective was to analyze the teaching strategies most commonly used by teachers in the literacy process in the early years of elementary education in order to reflect on the implication of these strategies in the students' literacy. This is an investigative work of qualitative approach, anchored in an exploratory field research carried out in a school of the municipal teaching network of José da Penha/RN. It was adopted as instruments for data construction: structured observations in two 2nd grade classes of elementary school, field diary and semi-structured interviews with the teachers of the classes in which the observations were developed. For analysis and interpretation of the results, we chose the content analysis method of Bardin (2016), which consisted of the classification of the elements of marking (unit of record), by degrees of similarity. From that, emerged 02 (two) final categories. As a theoretical basis, we resorted to authors such as Colello (1995), Cuberes (1997), Soares (2003, 2021), Belintane (2006, 2010, 2011, 2013), Tfouni (2010), Smolka (2012), Costa (2015), who present relevant discussions about the specificities of the literacy process. In the field of teaching strategies, we dialogued with discussions of researchers such as Zabala (1998), Libâneo (2004, 2005, 2013), Candau (2012), Bordenave and Pereira (2015), among others who address the didactic issues that guide teaching strategies. As a result, it was identified that the teachers use different teaching strategies (Delightful reading, phonological awareness activities, expository and dialogical classes, games, storytelling, practical and playful classes, reading projects, probing, writing on the blackboard, games, records, dynamics, group work, oral narratives, reading groups, conversation groups, didactic sequence, observations, recounting, challenging activities, shared and autonomous written production, and maps), which are mobilized in order to monitor and develop the literacy process based on the triad (reading, writing, and speaking). It was noted the rigorousness that governs the selection of teaching strategies, which involves clear and precise criteria that consider the number of students, the levels of learning, based on theoretical and legal contributions such as the BNCC, in addition to considering the spaces and times available in the school. Finally, we noticed a greater predominance of strategies to encourage reading and writing, compared to orality practices, which are often associated with oralization moments.
Literacy process;Teaching strategies;Elementary Education
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Isabel Haialy Pereira da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS Egresso - Mestrado
ANTONIO CLEONILDO DA SILVA COSTA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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