• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SEMIÓTICA SOCIAL, MULTIMODALIDADE E ENSINO DE PORTUGUÊS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “EM MÃOS, PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS”
MAURO SILVANO MEDEIROS PEREIRA
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a multimodalidade presente no livro didático “Em mãos, português como segunda língua para surdos” a partir da semiótica social e da multimodalidade. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas à Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006; PINHEIRO, 2007; KRESS, 2010; CALLOW, 2013; SILVA, 2016; GUALBERTO, 2016) e Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2000; FERNANDES; ALMEIDA, 2008; DIONÍZIO, 2014; VIEIRA, 2015; RIBEIRO, 2016; SILVA, 2021), seguindo para a Educação de Surdos com os principais documentos mandatários (BRASIL, 2002, 2005, 2021, 2023) e teorias da educação de surdos (QUADROS; KARNOPP, 2004; STROBEL, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, com abordagem qualitativa. Portanto, nesta pesquisa, buscamos incorporar a LIBRAS, a Semiótica Social e a Multimodalidade como abordagem potencializadora da educação bilíngue para surdos, tendo em vista que a Língua de Sinais se integra à Semiótica Social e à Multimodalidade para a compreensão dos modos que manifestam significados a partir de textos com prevalência no visual para alunos surdos. Os resultados validam que o livro analisado, rico em aspectos multimodais, como imagens, ícones, figuras, formas e cores, ainda precisa preencher as lacunas com propostas de leituras que sejam calcadas nos aspectos de forma significativa, possibilitando uma leitura plena e que contribua para o desenvolvimento intelectual do aluno surdo, desde os anos iniciais de sua formação escolar. Dessa forma, enfatizamos que, além da proposta de leitura de imagens e da análise de elementos multimodais, as sugestões de leitura multimodal crítica implicarão em uma aprendizagem mais significativa, visto que desenvolverão a capacidade de opinar, de negociar e de se envolverem criticamente nas condições de vida, tornando-se participantes de suas experiências visuais mediadas pela criticidade, considerando seus contextos para agir no mundo.

Educação de Surdos;Semiótica Social;Multimodalidade
This research has as general objective to investigate multimodal texts in the didactic resource “In hands, Portuguese as a second language for the deaf” based on social semiotics and multimodality. The theoretical foundation that anchors our analysis made use of theories focused on Social Semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006; PINHEIRO, 2007; KRESS, 2010; CALLOW, 2013; SILVA, 2016; GUALBERTO, 2016) and Multimodality (VIEIRA, 2015; SILVA, 2021; RIBEIRO, 2016; KRESS; VAN LEEUWEN, 2000; DIONÍZIO, 2014; FERNANDES; ALMEIDA, 2008), moving on to Deaf Education with the main mandatory documents (BRASIL, 2002, 2005, 2021, 2023) and theories of deaf education (QUADROS; KARNOPP, 2004; STROBEL, 2009). This is a descriptive and interpretive research, with a qualitative approach. Therefore, in this research, we seek to incorporate Brazilian Sing Language (LIBRAS), Social Semiotics and Multimodality as an approach that enhances bilingual education for the deaf, considering that Sign Language is integrated with Social Semiotics and Multimodality for the understanding of the ways that manifest meanings to from texts with prevalence in the visual for deaf students. The results validate that the analyzed book, rich in multimodal aspects, such as images, icons, figures, shapes and colors, still needs to fill in the gaps with reading proposals that are based on the aspects in a meaningful way, enabling a full reading that contributes to for the intellectual development of deaf students, from the early years of their schooling. Thus, we emphasize that in addition to the proposed image reading and analysis of multimodal elements, the suggestions for critical multimodal reading will imply significant success for students, as they will develop the ability to opine, negotiate and be able to involve themselves. themselves critically in living conditions, becoming participants in their visual experiences mediated by criticality, considering their contexts for acting in the world.
Deaf Education;Social Semiotics;Multimodality
1
180
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Mauro Silvano Medeiros Pereira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF Participante Externo
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer