Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a multimodalidade presente no livro
didático “Em mãos, português como segunda língua para surdos” a partir da semiótica
social e da multimodalidade. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez
uso de teorias voltadas à Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006;
PINHEIRO, 2007; KRESS, 2010; CALLOW, 2013; SILVA, 2016; GUALBERTO, 2016)
e Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2000; FERNANDES; ALMEIDA, 2008;
DIONÍZIO, 2014; VIEIRA, 2015; RIBEIRO, 2016; SILVA, 2021), seguindo para a
Educação de Surdos com os principais documentos mandatários (BRASIL, 2002,
2005, 2021, 2023) e teorias da educação de surdos (QUADROS; KARNOPP, 2004;
STROBEL, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, com
abordagem qualitativa. Portanto, nesta pesquisa, buscamos incorporar a LIBRAS, a
Semiótica Social e a Multimodalidade como abordagem potencializadora da educação
bilíngue para surdos, tendo em vista que a Língua de Sinais se integra à Semiótica
Social e à Multimodalidade para a compreensão dos modos que manifestam
significados a partir de textos com prevalência no visual para alunos surdos. Os
resultados validam que o livro analisado, rico em aspectos multimodais, como
imagens, ícones, figuras, formas e cores, ainda precisa preencher as lacunas com
propostas de leituras que sejam calcadas nos aspectos de forma significativa,
possibilitando uma leitura plena e que contribua para o desenvolvimento intelectual do
aluno surdo, desde os anos iniciais de sua formação escolar. Dessa forma,
enfatizamos que, além da proposta de leitura de imagens e da análise de elementos
multimodais, as sugestões de leitura multimodal crítica implicarão em uma
aprendizagem mais significativa, visto que desenvolverão a capacidade de opinar, de
negociar e de se envolverem criticamente nas condições de vida, tornando-se
participantes de suas experiências visuais mediadas pela criticidade, considerando
seus contextos para agir no mundo.