• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MARIA DA CONCEICAO LINHARES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
19/09/2023

A presente dissertação trata de uma pesquisa de campo que buscou investigar a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar para o desenvolvimento da leitura com crianças na Educação Infantil. A pesquisa gira em torno da questão: como a mediação da leitura em parceria com a biblioteca escolar pode contribuir para o desenvolvimento da formação leitora na criança, desde a fase da Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a mediação de leitura na biblioteca escolar pode contribuir para o desenvolvimento da leitura nas crianças desde a Educação Infantil. Como objetivos específicos foram elencados: identificar as práticas de leitura existentes na biblioteca escolar como espaço de mediação de leitura; despertar o interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil por meio da biblioteca escolar e analisar a mediação de leitura na biblioteca da Educação Infantil, com foco na compreensão da importância desse espaço para a formação de leitores. Alguns dos principais autores utilizados para a realização desse trabalho são: Bezerra (2020); Matos (2005); Sampaio (2020); Santos (2016), dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, realizou pesquisa de campo, utilizando o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados e o desenvolvimento de um projeto de intervenção com mediação de leitura. O lócus da pesquisa foi uma escola privada, localizada na cidade de Itaú/RN. A partir da análise interpretativa dos dados, os dados revelaram práticas variadas de mediação de leitura na biblioteca escolar, envolvendo estratégias como contação de histórias, rodas de leitura, discussões sobre os livros e estímulo à expressão criativa das crianças. As atividades de intervenção realizadas mostraram-se eficazes na promoção do interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil. Através da mediação de leitura na biblioteca escolar, as crianças demonstraram maior envolvimento com os livros, ampliação do vocabulário, desenvolvimento da imaginação e da capacidade de compreensão. A pesquisa ainda evidencia a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar como um espaço fundamental para a formação de leitores desde a Educação Infantil.

mediação de leitura;biblioteca escolar;formação de leitor;educação infantil.
The present dissertation deals with a field research that sought to investigate the importance of reading mediation in the school library for the development of reading skills in children in Early Childhood Education. The research revolves around the question: how can reading mediation in partnership with the school library contribute to the development of reading skills in children from the Early Childhood Education phase? The general objective of the research was to understand how reading mediation in the school library can contribute to the development of reading skills in children from Early Childhood Education. Specific objectives included identifying existing reading practices in the school library as a space for reading mediation; fostering interest in reading among Early Childhood Education children through the school library; and analyzing reading mediation in the Early Childhood Education library, focusing on understanding the importance of this space for reader formation. Some of the main authors used for this work include Bezerra (2020), Matos (2005), Sampaio (2020), Santos (2016), among others. The research adopted a qualitative approach, conducted field research using a semi-structured questionnaire as a data collection instrument, and implemented a reading mediation intervention project. The research was conducted at a private school located in Itaú/RN. From the interpretative analysis of the data, it was revealed that there were various reading mediation practices in the school library, involving strategies such as storytelling, reading circles, discussions about books, and encouragement of children's creative expression. The intervention activities proved effective in promoting interest in reading among Early Childhood Education children. Through reading mediation in the school library, children showed increased engagement with books, expanded vocabulary, and developed imagination and comprehension skills. The research also highlights the importance of reading mediation in the school library as a fundamental space for reader formation from Early Childhood Education onwards.
reading mediation;school library;reader training;child education.
1
122
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Maria da Conceição Linhares da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS Egresso - Mestrado
KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES Docente - PERMANENTE
FRANCICLEIDE CESARIO DE OLIVEIRA Participante Externo
ANTONIO CLEONILDO DA SILVA COSTA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer