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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM ALIADA A SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ORGÂNICA
FELIPE DE ARAUJO SILVA
DISSERTAÇÃO
28/03/2023

A autorregulação da aprendizagem é um constructo que vem sendo utilizado nas diferentes áreas do conhecimento por possibilitar melhorias no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de química orgânica a partir desse constructo, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino baseada na autorregulação da aprendizagem aliada à situações-problema para promover a aprendizagem significativa sobre o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas no ensino médio. Quanto aos procedimentos metodológicos, estes foram pautados na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa-ação, exploratória e explicativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se os mapas conceituais iniciais e finais, as atividades de averiguação da aprendizagem, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr) e a observação participante. Os sujeitos dessa pesquisa foram 25 alunos da terceira série do curso técnico em fruticultura de uma escola pública profissionalizante do interior do Ceará. A prática de ensino desenvolvida contemplou dez momentos pedagógicos. Para tanto, empregou a autorregulação da aprendizagem para analisar o perfil autorregulatório e favorecer as estratégias de aprendizagem autorregulada pelos alunos. Aliado a isto, utilizou-se as metodologias ativas como situações-problema para abordagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, buscando relacionar com o cotidiano deles e, assim, promover o ensino de forma contextualizada e problematizada para o alcance da aprendizagem significativa. Os resultados alcançados por meio dos mapas conceituais e das atividades de averiguação da aprendizagem evidenciaram indícios de desenvolvimento da aprendizagem significativa. Além disso, foi possível verificar, por meio do IPAAr, que os alunos evoluíram em seus processos regulatórios, apresentando resultados com média frequência para as fases de planificação e avaliação, porém, revelaram ainda, a necessidade de uma atenção maior por parte dos estudantes quanto a utilização das estratégias de aprendizagem voltadas para execução das tarefas. Apesar disso, notou-se que os alunos foram capazes de empregar estratégias cognitivas e metacognitivas em suas atividades. Diante disto, conclui-se que é possível trabalhar a autorregulação da aprendizagem aliada com às metodologias ativas como situações-problema para desenvolvimento da aprendizagem significativa, o que possibilita o ensino mais contextualizado e problemático, assentando o aluno como protagonista de sua aprendizagem.

Ensino de Química;Aprendizagem Significativa;Autorregulação da Aprendizagem;Situações-problema
Self-regulation of learning is a construct that has been used in different areas of knowledge for enables improvements in the students' learning process. Thus, seeking to contribute to the teaching of organic chemistry from this construct, this research has to objective a teaching proposal based on the self-regulation of learning allied with problem situations to promote meaningful learning about the content of oxygenated organic functions in high school. As for the methodological procedures, these were based on the qualitative approach, guided by action research, exploratory and explanatory. As a data collection instrument, was used the initial and final concept maps, the learning verification activities, the Inventário de Processos de Auto regulação da Aprendizagem-IPAAr (Inventory of Learning Self-Regulation Processes) and participant observation. The subjects of this research were 25 students in the third grade of the technical course in fruit horticulture at a public professionalizing school in the inland from Ceará. The teaching practice developed contemplated ten pedagogical moments. To this end, was employed learning self-regulation to analyze the self-regulatory profile and favor by the students' self-regulated learning strategies. Allied to this, the active methodologies were used as problem situations to approach the content of oxygenated organic functions, seeking to relate it to their daily lives and thus promote teaching in a contextualized and problematized range to achieve meaningful learning. The results achieved through the concept maps and the learning assessment activities, showed evidence of the development of meaningful learning. In addition, it was possible to verify, through the IPAAr, that the students evolved in their regulatory processes, presenting results with medium frequency for the planning and evaluation phases, however, they revealed yet the need for more attention from the students regarding the use of learning strategies focused on the execution of the tasks. Despite this, it was noted that the students were able to employ cognitive and metacognitive strategies in their activities. Therefore, we conclude that it is possible to work on the self-regulation of learning allied with active methodologies such as problem situations for the development of meaningful learning, which allows for a more contextualized and problematic teaching, making the student the protagonist of his learning.
Chemistry Teaching;Meaningful Learning;Self-regulated learning;Problem-situations
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 DISSERTAÇÃO DE FELIPE DE ARAÚJO SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
LEONARDO ALCANTARA ALVES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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