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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DE LITERATURA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DO PEDAGOGO
MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA
DISSERTAÇÃO
30/03/2023

Este estudo busca investigar as contribuições das experiências formativas voltadas para o ensino de literatura e a formação do leitor dos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Pau dos Ferros – CAPF. Objetiva investigar as contribuições das experiências formativas com o ensino de literatura, ofertadas na formação inicial do pedagogo na sua atuação em sala de aula. As experiências formativas investigadas estão relacionadas ao ensino de literatura e a formação leitora dos futuros profissionais que atuarão como mediadores de leitura em espaços escolares e não escolares. Parte do pressuposto de que a literatura é indispensável para a formação humana e social dos sujeitos, é uma criação artística que não deve ser negada, permite a interação do homem com os diversos saberes e seu contexto político, econômico, cultural e social. A presença da literatura na formação inicial do pedagogo é imprescindível, esses profissionais precisam de formação teórico-metodológica para apresentar e mediar a leitura e a literatura às crianças. Analisa três experiências formativas presentes na formação inicial dos colaboradores da pesquisa: o programa de iniciação à docência PIBID, o programa de extensão BALE e a disciplina “Literatura e infância”, que é ofertada de forma obrigatória no currículo desse curso. Respalda-se em Zilberman (2021;2014) e Villardi (1999), que discutem o ensino de literatura; Souza, Silva e Motoyama (2020), Araújo (2009) e Pinheiro 92018), que discutem estratégias de como se trabalhar com a literatura em sala de aula e a formação leitora; Saldanha (2018, 2022), Queiros (2019) e Amarilha (2021), que defendem a inserção do ensino de literatura de forma obrigatória no currículo dos futuros pedagogos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, como procedimentos metodológicos foram adotados a pesquisa de campo e os estudos bibliográficos. Os instrumentos utilizados foram o questionário, a observação e o diário de campo. Os sujeitos colaboradores da pesquisa são egressos do curso de Pedagogia da UERN/CAPF, formados no ano de 2017 (turma 2016.2), que estão atuando em sala de aula e tiveram a oportunidade de fazer parte das três experiências formativas que nos propomos a estudar. Os dados apontam a relevância das experiências formativas no PIBID e BALE para o graduando em Pedagogia, os programas proporcionam vivências que ultrapassam a oferta do currículo formal e não são experienciadas por todos os discentes do curso. Esse resultado sugere que a disciplina obrigatória é necessária ao currículo formal. A inserção do ensino de literatura na formação inicial formal dos pedagogos assegura o acesso ao conhecimento teórico, o conhecimento metodológico e a vivência com o texto literário, contribuindo para a formação dos futuros mediadores de leitura.

Ensino de literatura;formação;leitura;pedagogo;experiências formativas.
This study seeks to investigate the contributions of formative experiences aimed at teaching literature and reader formation of undergraduate students of the Pedagogy course at the State University of Rio Grande do Norte – UERN, Pau dos Ferros Campus – CAPF. It aims to “investigate the contributions of the formative experiences with the teaching of literature, offered in the initial formation of the pedagogue in his performance in the classroom”. The formative experiences investigated are related to the teaching of literature and the reading formation of future professionals who will act as reading mediators in school and non-school spaces. It starts from the assumption that literature is indispensable for the human and social formation of the subjects, it is an artistic creation that should not be denied, it allows the interaction of man with the different knowledge and its political, economic, cultural and social context. The presence of literature in the initial formation of the pedagogue is essential, these professionals need theoretical- methodological formation to present and mediate reading and literature to children. It analyzes three formative experiences present in the initial formation of the research collaborators: the PIBID teaching initiation program, the BALE extension program and the discipline “Literature and childhood”, which is offered as a mandatory part of the course curriculum. It is based on Zilberman (2021;2014) and Villardi (1999), who discuss the teaching of literature; Souza, Silva and Motoyama (2020), Araújo (2009) and Pinheiro 92018), who discuss strategies on how to work with literature in the classroom and reader training; Saldanha (2018, 2022), Queiros (2019) and Amarilha (2021), who defend the mandatory insertion of literature teaching in the curriculum of future pedagogues. The study is characterized as a qualitative research, as methodological procedures were adopted for field research and bibliographical studies. The instruments used were the questionnaire, observation and field diary. The research collaborators are graduates of the Pedagogy course at UERN/CAPF, graduated in 2017 (class 2016.2), who are working in the classroom and had the opportunity to be part of the three training experiences that we propose to study. The data point to the relevance of training experiences at PIBID and BALE for undergraduates in Pedagogy, the programs provide experiences that surpass the offer of the formal curriculum and are not experienced by all students of the course. This result suggests that compulsory discipline is necessary for the formal curriculum. The inclusion of literature teaching in the formal initial training of pedagogues ensures access to theoretical knowledge, methodological knowledge and experience with the literary text, contributing to the training of future reading mediators.
Reading;literature teaching training;pedagogue;formative experiences.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Maria Jocelma Duarte de Lima.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES Docente - PERMANENTE
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
MARLY AMARILHA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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Capes UFRN RNP
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