• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A (IN)VISIBILIDADE IMAGÉTICA DO/A NEGRO/A NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA MODERNA PLUS: CRENÇAS SOBRE OS ASPECTOS ÉTNICO-RACIAIS
FRANCINALDO DOS SANTOS CUSTODIO
DISSERTAÇÃO
29/03/2023

Objetivamos discutir como o livro didático Modena Plus é constituído em termos imagéticos quanto à negritude. A discussão do livro em questão é por fazer parte das coleções língua inglesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídas para o Ensino Médio das escolas públicas. A fundamentação teórico- metodológica deste trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa que nos permitiu analisar as imagens de abertura das unidades do livro. Para isso, nos fundamentamos nos estudos de Identidades Sociais de Raças no Livro (FERREIRA, 2014), Letramento Visual (SILVINO, 2002; STOKES, 2002) , Crenças e o Ensino de Línguas (BARCELOS, 2017) e a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996, 2000), o que nos possibilita discutir os textos imagéticos como produtos providos de significados e dentro um contexto social, político e cultural. Por fim, discorremos como os códigos visuais colaboram nas práticas discursivas sociais. O resultado da nossa pesquisa foi bastante inesperado, uma vez que encontramos muitas representações positivas do negro nas imagens, em comparação a estudos mais antigos. Desse modo, as pessoas negras foram representadas nos mesmos locais e ambientes sociais, em profissões e posições tidas de prestígio social, como possuidoras dos mesmos bens, usando o mesmo padrão de roupas do que as pessoas brancas. Observamos que as representações das pessoas negras na sua maioria ocorreram conservando os traços, fenótipos e características de suas identidades, mostrando assim que não houve tentativa de branqueamento que poderia resultar no apagamento e invisibilidade de suas identidades. Percebemos, através deste trabalho, que as imagens podem ratificar preconceitos e estereótipos, entretanto ressaltamos a importância de explorar a produções de sentidos que o texto visual possibilita dentro de um contexto social, pois a representatividade positiva do negro e de sua cultura pode promover a aproximação do povo negro de suas raízes e de si mesmo por meio da ressignificação suas crenças.

Livro Didático;Língua Inglesa;Crenças;Imagens;Negro.
We aim to discuss how the school textbook is constituted in terms of imagery regarding negritude. The reason for the discussion of the textbook is because it is part of the English language collections approved by the National Didactic Book Program (NDBP) distributed on a large scale for high school in public schools. The theoretical- methodological foundation of this study is characterized as a qualitative research based on studies of Social Identities of Races in the Book (FERREIRA, 2014), Visual Literacy (SILVINO, 2002; STOKES, 2002), Beliefs and Language Teaching (BARCELOS, 2017) and the Grammar of Visual Design (KRESS and VANLEEUWEN, 1996, 2000) that allow us to discuss images as products endowed with meanings and within a social, political and cultural context. Finally, we discuss how visual codes collaborate in social discursive practices. The result of our research was very motivating, since we found many positive representations of black people in the images, compared to older studies. In this way, black people were represented in the same places and social environments, in professions and positions considered to be of social prestige, as possessing the same goods, using the same pattern of clothing as white people. We observed that the representations of black people mostly occurred conserving the traits, phenotypes and characteristics of their identities, thus showing that there was no attempt at whitening that could result in the erasure and invisibility of their identities. We realized, through this thesis, that images can ratify prejudices and stereotypes, however, we emphasize the importance of exploring the production of meanings that the visual text makes possible within a social context, since the positive representation of black people and their culture can promote approximation of black people from their roots and from themselves through the reframing of their beliefs.
Textbook;English language;Beliefs;Images;Black people.
1
103
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8. Dissertação de Francinaldo dos Santos Custódio.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
MACROPROJETO 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
WALISON PAULINO DE ARAUJO COSTA Participante Externo
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer