• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE PAU DOS FERROS (RN)
FRANCISCO ALEXLANIO ALVES MAIA
DISSERTAÇÃO
31/03/2023

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), é um mecanismo de destinação de recursos financeiros, em caráter suplementar para todas as escolas públicas da educação básica, com o objetivo de assegurar as condições básicas de funcionamento e autogestão da escola. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do PPDE – Educação Básica para a melhoria da qualidade do ensino em uma escola pública de ensino médio em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino, pertencente à rede estadual da educação básica do município de Pau dos Ferros (RN). A pesquisa está composta por 19 (dezenove) sujeitos, sendo 15 (quinze) professores e 4 (quatro) membros do Conselho Escolar. Para o processo de coleta de dados, foi utilizada a observação direta na escola, a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados obtidos foram analisados atendendo às particularidades do fenômeno investigado, a partir da abordagem crítico-interpretativa, levando em consideração a fundamentação teórica sobre a temática em questão. A pesquisa de campo foi operacionalizada em três momentos: a) observação, realizada por meio de visita à escola para apresentação da pesquisa e sensibilização dos profissionais que colaboraram com o estudo; b) entrevista, realizada com membros do conselho escolar, como também a aplicação de um questionário aos professores do ensino médio; c) tabulação e análise dos dados obtidos. Dos resultados da pesquisa, destacamos: i) importância do programa para autonomia escolar, com a transferência direta dos recursos do PDDE para a escola; ii) investimento em infraestrutura e custeio de atividades pedagógicas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino; iii) necessidade de ampliação do recurso do programa, para atender demandas essenciais do cotidiano escolar em face da oferta de ensino em tempo integral; iv) perspectivas de gestão democrática, por meio do planeamento coletivo, para a discussão das prioridades/necessidades da escola; v) possibilidade de custeio de recursos pedagógicos que auxiliam o professor no dia a dia da sala de aula, promovendo atividades didático-pedagógicas, com consequência direta no processo ensino e aprendizagem; vi) limite quanto aos gastos e destino dos recursos do PPDE, estabelecidos previamente pela legislação do PDDE. Diante do exposto, pudemos perceber a importância do PDDE como uma política de financiamento que oportuna a escola planejar e executar os recursos de acordo com as suas necessidades/prioridades, em favor da qualidade do ensino.

Financiamento;Programa Dinheiro Direto na Escola;Qualidade do Ensino
The Direct Money at School Program (PDDE) is a mechanism for allocating financial resources, on a supplementary character, to all public basic education schools, with the aim of ensuring the basic conditions for the functioning and self-management of the school. The general objective of this research is to analyze the implications of the PPDE – Basic Education for improving the quality of teaching in a full-time public high school. The research was carried out in an educational institution, belonging to the state network of basic education in the city of Pau dos Ferros/RN. The population of the present study consisted of a total of (19) nineteen subjects, these being (15) fifteen teachers and four (04) members of the School Board. For the data collection process, the direct observation at school, the semi-structured interview and the questionnaire were used. The data obtained were analyzed meeting the particularities of the phenomenon investigated, from the critical-interpretative approach, taking into account the theoretical foundation on the theme in question. The field research was operationalized in three moments: a) observation, performed through a visit to the school to present the research and sensitize the professionals who collaborated with the study; b) interview, conducted with members of the school board, as well as the application of a questionnaire to high school teachers; c) tabulation and analysis of the obtained data. From the results of the research, we highlight: I) Importance of the program for school autonomy with the direct transfer of resources from PDDE to school; II) Investment in infrastructure and costing of pedagogical activities in order to improve the quality of teaching; III) need to expand the program's resources to meet essential demands of the school routine with full-time teaching; IV) perspectives of democratic management through collective planning to discuss the priorities/needs of the school; V) possibility of costing pedagogical resources that assist the teacher in the day-to-day classroom, promoting didactic-pedagogical activities with direct consequence in the teaching and learning process; VI) limit on the expenses and destination of PPDE resources, previously established by PDDE legislation. In view of what was exposed, we could perceive the importance of the PDDE as a financing policy that timely the school plan and execute the resources according to the needs/priorities in favor of the quality of teaching.
Financing;Direct Money at School Program;Quality of teaching
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Francisco Alexlanio Alves Maia.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIA BRUNA DA SILVA Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
ANA MARIA MORAIS COSTA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer