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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CAMINHOS DE ALUNOS ORIUNDOS DO CAMPO: UMA BUSCA POR SUCESSO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES URBANAS
MARINA NATALINA BENICIO DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
22/09/2023

A educação brasileira é marcada por resultados insatisfatórios nas avaliações externas, o que implica na real necessidade de construção de políticas públicas contínuas e de estratégias metodológicas que visem sanar essa fragilidade. Para muitos, a educação é um caminho para transformar as realidades sociais difíceis, a exemplo dos alunos oriundos do campo, que percorrem caminhos ímprobos para conseguirem sucesso escolar. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo geral analisar o processo de escolarização dos alunos oriundos de escolas do campo, no que diz respeito aos possíveis sucessos escolares em instituições urbanas de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, no município de Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte, no período de 2016 a 2022. A pesquisa é de natureza qualitativa. Quanto aos objetivos, configura-se como explicativa. Utiliza como procedimentos o Levantamento/Survey, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, somados ao método indutivo. Os instrumentos para a obtenção de dados foram: coleta de documentos, roteiro de observação direta, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e os questionários foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC), da autora Bardin (2011). Para tanto, o lócus são três instituições educacionais pertencentes à rede pública de ensino: duas localizadas no município de Marcelino Vieira (municipal e estadual) e uma, no município de Pau dos Ferros (federal), todas situadas no estado do Rio Grande do Norte. A população do estudo é composta por 5 alunos moradores de áreas rurais do município de Marcelino Vieira: 3 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, com a faixa etária entre 17 e 19 anos de idade. Como fundamentação teórica, utilizamos teóricos que pesquisam sobre educação do campo, sucesso escolar, emancipação e direito à educação, com destaque para Bem e Silva (2019, 2020), Bergier e Xypas (2013), Bourdieu (2015), Caldart (2020), Charlot (2000), Freire (2018, 2019a, 2019b), Frigotto (2012), Fernandes (2012), Leite (2002), Viero e Medeiros (2018), Santana (2022), Santos (2020). Os resultados apontam que o processo de transferência das escolas do campo para as escolas urbanas, realizado com o objetivo de dar continuidade escolar e de obter melhores práticas de ensino, é o primeiro desafio enfrentado pelos sujeitos do campo, processo esse que muitos não conseguem superar. Logo, concluímos que, mesmo diante de situações desfavoráveis, as quais tornaram o processo de escolarização dos sujeitos do campo mais árduo, foi possível a obtenção do sucesso escolar sem interrupções (abandono ou reprovação) por parte de um pequeno grupo de alunos, ao mesmo tempo que a escolarização foi identificada na fala desses sujeitos como uma “porta” para a obtenção de futuros melhores e transformação social.

Educação do campo;sucesso escolar;alunos do campo;caminhos/trajetórias;instituições urbanas.
Brazilian education is marked by unsatisfactory results in external evaluations, which implies the real need for continuous public policy development and methodological strategies aimed at addressing this weakness. For many, education is a path to transform difficult social realities, exemplified by students from rural areas who take challenging paths to achieve academic success. Given this context, the present study aims to analyze the schooling process of students from rural schools, regarding possible academic successes in urban institutions of Elementary Education (Final Years) and High School, in the municipality of Marcelino Vieira/RN, from 2016 to 2022. The research has a qualitative nature, with explanatory objectives. It employs Survey as a procedure, along with bibliographic, documentary, and field research, combined with an inductive approach. The data collection instruments include document collection, direct observation guidelines, semi-structured interviews, and questionnaires. Interviews and questionnaires were analyzed using the Content Analysis technique by author Bardin (2011). The study is centered on three educational institutions within the public school network, two located in the municipality of Marcelino Vieira (municipal and state) and one in the municipality of Pau dos Ferros (federal), both located in the State of Rio Grande do Norte. The study population consists of 05 (five) students residing in rural areas of Marcelino Vieira: 03 (three) females and 2 (two) males, aged between 17 (seventeen) and 19 (nineteen) years old. The theoretical foundation draws from researchers focusing on rural education, academic success, empowerment, and the right to education, prominently including Bem and Silva (2019 and 2020), Bergier and Xypas (2013), Bourdieu (2015), Caldart (2020), Charlot (2000), Freire (2018, 2019a, 2019b), Frigotto (2012), Fernandes (2012), Leite (2002), Viero and Medeiros (2018), Santana (2022), Santos (2020), among others. The results indicate that the process of transferring from rural to urban schools, undertaken to ensure educational continuity and access to better teaching practices, is the initial challenge faced by rural students, a challenge that many are unable to overcome. Consequently, we conclude that, even in the face of unfavorable circumstances that made the schooling process for rural students more demanding, academic success without interruptions (dropout or repetition) was achieved by a small group of students. Additionally, schooling is identified in the discourse of these individuals as a "gateway" to obtaining better futures and social transformation.
Rural education;academic success;rural students;paths/trajectories;urban institutions.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8- Dissertação de Marina Natalina Benício de Andrade.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
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