• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A ÉTICA HUMANISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DEUVANIR DE SOUZA LIMA DINIZ
DISSERTAÇÃO
30/03/2023

A investigação intitulada “Avaliação da aprendizagem: a ética humanista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” encontra-se vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino (PPGE), Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e possui como objetivo analisar se a avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental incorpora a dimensão ética humanista em suas práticas. O desenho metodológico da pesquisa se desenvolve a partir da abordagem qualitativa, fenomenológica e interpretativa. Quanto a seus objetivos, são exploratórios e explicativos, tendo como procedimentos a pesquisa de revisão bibliográfica, documental e de campo, e os dados foram tratados a partir do método da análise de conteúdo. A pesquisa de campo contou com a colaboração de 05 professoras de uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Município de Pau dos Ferros-RN. Esse é um trabalho de teor original e relevante, dada a lacuna identificada acerca das discussões em torno da relação “avaliação e ética humanista” na educação. A pesquisa ainda permite que se revisite o paradigma pedagógico da avaliação da aprendizagem, que precisa estar direcionado ao desenvolvimento integral do ser e não somente focado na aferição dos conhecimentos científicos. Pelos estudos já realizados, acredita-se que é preciso desenvolver o “olhar docente” a partir da dimensão ética humanista, de modo que o processo avaliativo se revele mais justo e significativo para todos os envolvidos. Como resultado da pesquisa, identifica-se a dimensão ética presente no fenômeno da avaliação da aprendizagem e que costura todo o processo de ensino-aprendizagem. Vislumbramos que as descobertas dessa investigação contribuirão significativamente para os intercâmbios acadêmicos do acontecer da avaliação da aprendizagem na educação formal para além dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, beneficiando, ainda, a comunidade científica como um todo.

Avaliação;Ética Humanista;Anos Iniciais do Ensino Fundamental
The research entitled "Evaluation of learning: humanist ethics in the Early Years of Elementary School" is linked to the Post-Graduate Program in Teaching (PPGE), Academic Master's Degree Course in Teaching (CMAE) of the State University of Rio Grande do Norte (UERN) and aims to analyze whether the evaluation of learning in the Early Years of Elementary School incorporates the humanist ethical dimension in its practices. The methodological design of the research is developed from the qualitative, phenomenological and interpretative approach. As for their objectives, they are exploratory and explanatory, having as procedures the research of bibliographic, documentary and field review, and the data were treated from the method of content analysis. The field research had the collaboration of 05 teachers from a school in the Early Years of Elementary School, in the city of Pau dos FerrosRN. This is a work of original and relevant content, given the gap identified regarding the discussions around the relationship “evaluation and humanistic ethics” in education. The research also allows one to revisit the pedagogical paradigm of learning assessment, which needs to be directed towards the integral development of the being and not only focused on the measurement of scientific knowledge. From the studies carried out, it is believed that it is necessary to develop the “teaching perspective” from the humanist ethical dimension, so that the evaluation process proves to be fairer and more meaningful for all those involved. As a result of the research, the ethical dimension present in the phenomenon of learning evaluation is identified, which sews the entire teaching-learning process. We envision that the findings of this investigation will contribute significantly to the academic exchanges of the learning assessment happening in formal education beyond the Early Years of Elementary Education, also benefiting the scientific community as a whole.
Evaluation;Humanist Ethics;Early Years of Elementary School
332
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Disseração de Deuvanir de Souza Lima Diniz.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MACROPROJETO 2: TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DA DESCONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS À AÇÃO TRANSFORMADORA DA CIÊNCIA

Banca Examinadora

SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO PEREIRA CANDIDO Participante Externo
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
IANDRA FERNANDES CALDAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer