• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Formação continuada e Educação das Relações Étnico-Raciais: as danças populares nas artes de fazer docente com a Educação Infantil
ERICA BOLZAN
TESE
11/12/2023

O objetivo central desta tese é analisar as artes de fazer docentes mediadas pela formação continuada em um contexto no qual as danças populares são tematizadas na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e no enfrentamento ao racismo na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, que articula a pesquisa descritivo-interpretativa com a pesquisa- ação colaborativa. São sujeitos da pesquisa descritivo-interpretativa 24 professores/as que atuam na rede pública municipal de Educação Infantil no município de Vitória/ES. Já na pesquisa-ação colaborativa, são 29 professores/as participantes de uma formação continuada voltada, via extensão universitária, para a ERER. Os resultados da pesquisa descritivo-interpretativa indicaram que os/as professores/as fazem diferentes usos das danças populares no contexto da Educação Infantil, pois, além de abordarem ritmos variados, apropriam-se delas para inserir as crianças na cultura local, contextualizando as manifestações que ocorrem nos bairros da Grande Vitória. Identificou-se que as danças, as cantigas, as cirandas e as brincadeiras de roda são utilizadas de maneira recorrente, perpassando diferentes práticas ao longo do ano letivo, mas ponderamos que a centralidade da criança e o seu protagonismo neste processo ainda se apresentam de maneira superficial. Ao mesmo tempo em que as danças populares são consideradas conhecimentos potentes e utilizadas pelos/as docentes na ERER, percebemos que há barreiras associadas às questões religiosas. Verifica-se que há resistência e preconceito das famílias em aceitar danças que tenham relação com as matrizes afrocentradas. Além desses desafios, os/as docentes sinalizaram a necessidade de formação específica, de mais recursos materiais e de aporte didático-pedagógico. Os resultados da pesquisa-ação colaborativa apontam que, pautados no aporte teórico-metodológico que associa a formação docente e a produção de conhecimento e na relação colaborativa entre os/as participantes da formação continuada, esse método oportuniza o protagonismo docente, mediado por relações horizontalizadas, pela co-decisão e pelas práticas de escrita reflexiva. As narrativas dos/as professores/as indicam que a pesquisa-ação colaborativa permite desenvolver a formação continuada como lugar coletivo para pensar as mediações pedagógicas relativas à ERER. Desse modo, o processo formativo acontece na interlocução entre formadores/as e formandos/as, havendo associação da universidade com a escola, essa última representada pelas práticas dos/as professores/as e caracterizada como lugar híbrido, de vínculo entre distintas realidades vividas por diferentes sujeitos que se encontram em formação. Ainda na pesquisa-ação colaborativa, foram identificadas e analisadas as artes de fazer dos/as professores/as com as danças populares para a ERER na Educação Infantil, práticas que foram provocadas pela formação continuada da qual participaram. Na elaboração de seus projetos, já realizados ou a serem desenvolvidos, os/as docentes mobilizaram diferentes linguagens e buscaram contemplar as agências infantis em suas práticas pedagógicas, tendo a literatura e as danças populares de matriz afro como os principais elementos mediadores para a ERER. Com base nesses resultados, afirmamos que as danças populares são manifestações culturais que viabilizam e potencializam a ERER na Educação Infantil.

Danças populares;Educação Infantil;Formação de professores;Educação das Relações Étnico-Raciais
The main goal of this dissertation is to analyze the teachers’ arts of making that are mediated by continuing education in a context in which popular dances are thematized from the perspective of Education of Ethnic-Racial Relations (ERER, in Portuguese) and in confronting racism in Early Childhood Education. This is a qualitative study, which combines descriptive-interpretive research with collaborative action research. The subjects of the descriptive-interpretative research are 24 teachers who work in the municipal public Early Childhood Education network in the city of Vitória/ES. In collaborative action research, there are 29 teachers participating in continuing education aimed at ERER, via university extension courses. The results of the descriptive-interpretative investigation indicated that teachers make different uses of popular dances in the context of Early Childhood Education as, in addition to addressing varied rhythms, they appropriate them to insert children into the local culture, contextualizing the manifestations that take place in the neighborhoods of Vitória Metropolitan Area. It was identified that dances, songs, cirandas, and circle games are often used, encompassing different practices throughout the school year. However, we consider that the centrality of the child and his/her role in this process is still superficial. At the same time that popular dances are considered powerful knowledge and are used by teachers at ERER, we noticed that there are barriers associated with religious issues. There is resistance and prejudice among families in accepting dances that are related to Afro-centered matrices. In addition to these challenges, teachers highlighted the need for specific training, more material resources, and didactic-pedagogical support. The results of collaborative action research indicate that, based on the theoretical-methodological contribution that associates teacher training with the production of knowledge with the collaborative relationship between participants in continuing education, this method provides opportunities for teacher protagonism, mediated by horizontal relationships, co-decision, and reflective writing practices. The teachers’ narratives indicate that collaborative action research allows the development of continuing education as a collective place to think about pedagogical mediations related to ERER. Thus, the educational process takes place in the dialogue between trainers and trainees, with an association between the university and the school – the latter represented by the teachers’ practices and characterized as a hybrid place, linking different realities experienced by different subjects who are in a training path. Still in the collaborative action research, teachers' arts of making related to popular dances for ERER in Early Childhood Education were identified and analyzed – practices that were provoked by the continuing education in which they participated. In the preparation of their projects, already carried out or to be developed, the teachers mobilized different languages and sought to include children's agencies in their pedagogical practices, with literature and popular dances of African origin as the main mediating elements for ERER. Based on these results, we affirm that popular dances are cultural manifestations that enable and enhance ERER in Early Childhood Education.
Popular dances;Early Childhood Education;Continuing education of teachers;Education of Ethnic-Racial Relations
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese - Érica Bolzan.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
O protagonismo da criança e a equidade étnico-racial na Educação Infantil

Banca Examinadora

ANDRE DA SILVA MELLO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE DA SILVA MELLO Docente - PERMANENTE
ANTONIO CARLOS MORAES Participante Externo
MARCOS GARCIA NEIRA Participante Externo
RAFAEL GUARATO DOS SANTOS Participante Externo
RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer