• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE NA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANA CAROLINE DA SILVA AVELINO
DISSERTAÇÃO
27/03/2023

A aprendizagem dos procedimentos e das atitudes devem ser consideradas relevantes tanto quanto os conceitos. Nesse contexto, uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) é uma excelente alternativa para ser aplicada em sala de aula, pois além de propiciar atividades que estimulam a participação ativa dos discentes, possibilita também o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. As atividades propostas na SEI, mesmo que de maneira indireta, trabalham as habilidades da autorregulação da aprendizagem, pois os alunos criam metas, definem estratégias, organizam materiais para estudo, escrevem, falam ou mentalizam os passos a seguir para alcançar os seus objetivos. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho foi averiguar através das atividades aplicadas durante a Sequência de Ensino por Investigação o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e indícios relacionados ao desenvolvimento de habilidades da autorregulação da aprendizagem. Os principais teóricos utilizados na abordagem da pesquisa foram Zabala (1998), abordando a tipologia dos conteúdos; Carvalho (2013), apresentando os eixos organizadores de uma Sequência de Ensino por investigação; e Zimmermann (2000), referindo-se a respeito da autorregulação da aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa-ação, realizada através de uma intervenção em uma turma de 1º ano, na disciplina de Introdução a Química dos Alimentos do curso Técnico Integrado em Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros/RN. O desenvolvimento desta pesquisa se compreendeu no levantamento bibliográfico; na ambientação em sala de aula; na observação não participante realizada durante as aulas do professor regente; na caracterização do perfil dos participantes da pesquisa; no desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais através da aplicação da SEI; e na execução do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem antes e depois das atividades propostas pela SEI. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr), fichas de observação e os textos produzidos pelos alunos. As análises foram realizadas por intermédio de uma abordagem qualitativa e para os textos especificamente foi utilizada a análise de conteúdo fundamentada nas recomendações da pesquisadora Laurence Bardin (2011). Os resultados obtidosapontaram que as atividades desenvolvidas ao longo da SEI contribuíram para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, comprovando a eficácia do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) em proporcionar uma aprendizagem mais satisfatória, com formação integral do indivíduo. Além disso, também se constatou, por meio da análise dos Inventários de Processos de Autorregulação da Aprendizagem, indícios de desenvolvimento e aprimoramento de estratégias autorregulatórias dos alunos após a aplicação da SEI. Diante do exposto, é possível concluir que a SEI, além de cumprir com os objetivos almejados, constituiu uma proposta de ensino eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada, podendo servir de base para a construção de outras pesquisas que dialogam sobre o desenvolvimento da tipologia dos conteúdos e dos processos autorregulatórios da aprendizagem.

Tipologia dos conteúdos;Sequência de Ensino por Investigação;Autorregulação da aprendizagem.
The learning of procedures and attitudes must be considered as relevant as the concepts. In this context, an Investigative Teaching Sequence (SEI) is an excellent alternative to be applied in the classroom, as in addition to providing activities that encourage the active participation of students, it also enables the development of conceptual, procedural and attitudinal content. The activities proposed at SEI, even if indirectly, work on self-regulated learning skills, as students create goals, define strategies, organize study materials, write, speak or mentalize the steps to follow to achieve their goals. In this perspective, the objective of the present work was to investigate, through the activities applied during the Sequence of Teaching by Investigation, the development of conceptual, procedural, attitudinal contents and indications related to the development of skills of self-regulation of learning. The main theorists used in the research approach were Zabala (1998), addressing the typology of contents; Carvalho (2013), presenting the organizing axes of a Teaching Sequence by investigation; and Zimmermann (2000), referring to the self-regulation of learning. The methodological procedure used was action research, carried out through an intervention in a 1st year class, in the discipline of Introduction to Food Chemistry of the Integrated Technical Course in Food at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros/RN. The development of this research was understood in the bibliographic survey; in the setting in the classroom; in the non-participant observation carried out during the teacher's classes; in the characterization of the research participants' profile; in the development of conceptual, procedural and attitudinal contents through the application of SEI; and in the execution of the Inventory of Learning Self-Regulation Processes before and after the activities proposed by SEI. As instruments for data collection, questionnaires, the Inventory of Self-Regulation Processes in Learning (IPAAr), observation sheets and texts produced by students were used. The analyzes were carried out through a qualitative approach and for the texts specifically, content analysis was used based on the recommendations of the researcher Laurence Bardin (2011). The results showed that the activities carried out throughout the SEI contributed to the development of conceptual, procedural and attitudinal content, proving the effectiveness of Science Teaching through Investigation (EnCI) in providing more satisfactory learning, with the individual's integral formation. In addition, through the analysis of the Learning SelfRegulation Process Inventories, it was also found evidence of development and improvement of students' self-regulatory strategies after the application of the SEI. In view of the above, it is possible to conclude that the SEI, in addition to fulfilling the desired objectives, constituted an effective teaching proposal for the development of self-regulated learning, which can serve as a basis for the construction of other studies that dialogue on the development of the typology of learning contents and selfregulatory processes.
Typology of contents;Investigative Teaching Sequence;Learning selfregulation.
143
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - ANA CAROLINE DA SILVA AVELINO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer