• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
TECENDO CAMINHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO MUNICÍPIO DE LUCRÉCIA/RN
AJINELDO FERREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/03/2023

Com as constantes mudanças que vem ocorrendo no currículo do Novo Ensino Médio, principalmente com o advento da Base Nacional Curricular Comum, faz-se necessário no ato de lecionar práticas que sejam voltadas para inserção do estudante ao contexto social para que venham compreender de forma crítica o ambiente em que vivem. Sendo assim, o presente trabalho visa investigar qualitativamente os impactos da aplicação da Modelagem Matemática na aprendizagem dos estudantes do 2o ano de uma escola urbana do Município de Lucrécia-RN, com abordagem da Estatística e aporte no Novo Ensino Médio, utilizando o DOTPLOT e BOXPLOT, relacionando-os a atividades práticas fora do muro da escola. Apesar do ato de lecionar sugerir que os professores implementem diversificadas estratégias de ensino, no entanto, ainda é comum encontrar relatos, resistência e desafios, como: necessidade de mudança na forma de lecionar, insegurança e pouco contato com a modelagem por parte dos professores, bem como a pouca adesão e interesse de participação dos alunos. Aqui, mostramos aplicações da Modelagem Matemática no ensino de Estatística, ocorridas com promoção da coletividade e o aumento da assiduidade dos alunos, instigados a realização de atividades dinâmicas, bem como o desencadeamento da aplicabilidade da temática no cotidiano dos estudantes. Por fim, destaca-se a pesquisa como importante ferramenta na transformação social, crítica, no despertar do potencial dos alunos do município de Lucrécia-RN e que acarretou na democratização do conhecimento científico, onde despertou os alunos a serem capazes de identificar a unidade temática dentro do seu cotidiano levando-os a utilizá-la com mais recorrência.

Modelagem Matemática;Ensino;Estatística;Educação Matemática.
With the constant changes that have been taking place in the curriculum called New High School, mainly with the advent of the Common National Curricular Base, it is necessary in the act of teaching practices that are aimed at inserting the student into the social context so that they come to understand criticize the environment in which they live. Therefore, the present work aims qualitatively investigate the impacts of applying Mathematical Modeling on the learning of 2nd year students at an urban school in the city of Lucrécia-RN, with a Statistical approach and contribution to the, in order to use DOTPLOT and BOXPLOT, relating them to practical activities outside the school walls. Despite the act of teaching suggesting that teachers implement diverse teaching strategies, however, it is still common to find reports, resistance and challenges, such as: need for change in the way of teaching, insecurity and little contact with modeling on the part of teachers, as well as the little adhesion and interest of the students' participation. Here, we show applications of Mathematical Modeling in the teaching of Statistics, which occurred with the promotion of collectivity and the increase of students' attendance, instigating the performance of dynamic activities, as well as triggering the applicability of the theme in the daily lives of students. Finally, research stands out as an important tool in social, critical transformation, in awakening the potential of students in the municipality of Lucrécia-RN and which led to the democratization of scientific knowledge, where woke up students to be able to identify the thematic unit within their daily lives, leading them to use it more recurrence. Mathematical Modeling; Teaching; Statistics.
Mathematical Modeling;Teaching;Statistics.;Mathematics Education
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Ajineldo Ferreira da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCIA CRISTINA COSTA TRINDADE CYRINO Participante Externo
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer