• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
CICERA JANETE ALVES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
06/03/2023

A matemática, enquanto disciplina, é vista pelos alunos como sendo complexa, já para o professor, que tem o papel de mediar o conhecimento, constitui-se muitas vezes em uma árdua tarefa: ensinar e fazer com que os estudantes aprendam quando ela é fortemente caracterizada como uma ciência abstrata. Com o intuito de contribuir no processo educativo, os documentos normativos da educação, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preconizam estratégias e recursos que favorecem o ensino e a aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a contribuição da abordagem metodológica de sequências didáticas no ensino de geometria analítica com auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De modo específico, averiguar e caracterizar algumas ferramentas da TIC que podem ser utilizadas para a aprendizagem; identificar as possíveis fragilidades e potencialidades encontradas pelo educando e avaliar as contribuições da sequência didática para a prática do professor e para o aprendizado do aluno. Para fundamentação teórica recorreu-se aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998) que abordam sobre a implicação da utilização de sequências didáticas. Em relação à metodologia, a pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio no interior do Ceará e contou com a participação dos alunos da 3ª série, sendo a abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, com natureza aplicada em um estudo de caso. Dessa forma, os resultados alcançados confirmam que houve melhorias significativas na aprendizagem realizada em cada sequência didática (SD), podendo ser compreendida como um conjunto de aulas concatenadas, sendo esta estrutura relevante, pois contribuiu com o desenvolvimento do pensamento algébrico e geométrico concomitante; mostrou a importância do uso da tecnologia nas aulas de matemática; oportunizou o protagonismo estudantil, considerando a interação, a criatividade e a socialização entre os alunos, refletindo e apontando como estratégia diferenciada e positiva para a prática do professor. Portanto, o uso de metodologias com tecnologia no ambiente da sala de aula são estratégias que diversificam o ensinar e podem tornar gratificante o aprender, constituindo-se numa proposta de ensino eficaz, podendo servir de base para a construção de outras pesquisas que dialogam sobre o uso da TIC no ensino de geometria analítica, contrapondo-se ao ensino mecânico e sem aplicabilidade com a aproximação do contexto social do estudante.

Matemática;Estratégia de Aprendizagem;TIC.
Mathematics, as a subject, is seen by students as complex, whereas for the teacher, who has the role of mediating knowledge, it often constitutes a challenging task: to teach and make students learn when it is strongly characterized as an abstract science. In order to contribute to the educational process, the regulatory documents of education, the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Curriculum Base (BNCC), recommend strategies and resources that favor teaching and learning. Therefore, this study aims to conduct a general study on the contribution of the methodological approach of didactic sequences in teaching analytic geometry with the aid of Information and Communication Technology (ICT). Specifically, to investigate and characterize some ICT tools that can be used for learning; identify the possible weaknesses and strengths found by the student; and evaluate the contributions of the didactic sequence to the teacher's practice and student learning. Theoretical foundation was based on the studies of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) and Zabala (1998), which address the implication of the use of didactic sequences. Regarding methodology, the research was conducted in a high school in the interior of Ceará, Brazil, with the participation of 3rd grade students, with a qualitative and quantitative approach, applied in a case study. Thus, the results confirm that there were significant improvements in learning achieved in each didactic sequence (DS), which can be understood as a set of concatenated classes. This structure is relevant because it contributed to the development of algebraic and geometric thinking concurrently, showed the importance of using technology in math classes, provided opportunities for student leadership, considering interaction, creativity, and socialization among students, and reflected and pointed out as a differentiated and positive strategy for the teacher's practice. Therefore, the use of methodologies with technology in the classroom is a strategy that diversifies teaching and can make learning rewarding, constituting an effective teaching proposal, which can serve as a basis for the construction of other research that dialogue on the use of ICT in teaching analytic geometry, counteracting mechanical and non-applicable teaching with the approximation of the student's social context.
Mathematics;Learning strategies;TIC
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
MACROPROJETO 1 : METODOLOGIAS E RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Banca Examinadora

OTAVIO FLORIANO PAULINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO DIEGO SILVA FARIAS Participante Externo
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer