• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
A importância da educação preventiva de riscos naturais no ensino de Geografia na educação básica: estudo de caso, a Cidade de Niterói.
CAMILA BENTO BRAGANCA
DISSERTAÇÃO
06/12/2023

A Geografia tem um papel fundamental na conscientização e problematização das relações das sociedades com a natureza. A escola, como espaço de luta e resistência, possibilita criar, por meio do conhecimento, uma sociedade aberta à mudança de atitudes e comportamentos. A utilização de conceitos geográficos para a compreensão da dinâmica espacial e físico-natural contribui para o conhecimento sobre os desastres naturais e para o desenvolvimento da cultura da percepção e da prevenção de riscos, contribuindo para uma educação que seja socialmente crítica. Dentro desta perspectiva, essa dissertação tem como objetivo geral apontar a relevância da educação preventiva de riscos naturais no ensino de Geografia na Educação Básica. Este objetivo converge com a política de consolidação da cultura preventiva de riscos, conforme proposto pelo Marco de Sendai (2015-2030) e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ONU). Foi utilizado como estudo de caso a cidade de Niterói que nos últimos anos tem passado por vários programas de ordenamento urbano e de programas de incentivo à cultura e a educação, incluindo a educação preventiva de riscos como uma forma de tornar a cidade uma referência quanto a resiliência. Os objetivos específicos deste trabalho são: i) refletir o papel do currículo e da educação geográfica a fim de estimular o desenvolvimento de uma educação inclusiva, crítica, democrática e que estimule a autonomia e tomada de decisões no debate sobre os desastres naturais na Geografia escolar, ii) debater sobre as questões que envolvem o conceito de risco e a cultura de prevenção e iii) estimular a percepção de riscos locais e regionais como uma ferramenta eficaz para prevenção de desastre naturais. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a importância do currículo na educação e a sua importância como um documento norteador do ensino, sobre os conceitos relacionados a Geografia (paisagem, lugar, espaço) bem como os conceitos relacionados aos riscos, as principais instituições do Brasil e do mundo que abordam questões de riscos naturais e o debate sobre a importância de incluir a educação preventiva de riscos naturais no ensino de Geografia escolar. A metodologia aplicada teve como base a abordagem qualitativa na qual se pretendeu expor a temática de riscos naturais a partir da realidade cotidiana. Os conhecimentos adquiridos permitem criar conhecimentos informáticos que conduza a uma conscientização coletiva para a educação preventiva de riscos naturais na educação básica. Foi elaborado um questionário online produzido através da plataforma Google Forms destinados aos docentes de Geografia da RMRJ a fim de analisar se a temática é trabalhada em sala de aula e quais materiais didáticos estão sendo utilizados para a compreensão dos processos deflagradores de desastres naturais. Os docentes que participaram da pesquisa foram no total dez professores sendo três deles atuantes em projetos educacionais voltados para a educação preventiva de riscos naturais no ambiente escolar. O restante se deu através de grupos de professores de Geografia no aplicativo WhatsApp e também indicações de docentes participantes. O resultado da pesquisa permitiu verificar que houve avanços com relação a abordagem dos riscos na educação básica, tendo em vista o aumento das pesquisas e projetos educacionais nesse campo de conhecimento em todo país. Porém, há muito que ser feito para tornar a educação preventiva um conteúdo presente na abordagem das dinâmicas da natureza nos currículos escolares.

Educação significativa;Ensino de Geografia, Educação preventiva de riscos.
Geography plays a fundamental role in raising awareness and problematizing the relationships between societies and nature. The school, as a space of struggle and resistance, makes it possible to create, through knowledge, a society open to changing attitudes and behaviors. The use of geographic concepts to understand spatial and physical-natural dynamics contributes to knowledge about natural disasters and to the development of a culture of risk perception and prevention, contributing to an education that is socially critical. Within this perspective, this dissertation has the general objective of pointing out the relevance of preventive education for natural hazards in the teaching of Geography in Basic Education. This objective converges with the policy of consolidating the preventive risk culture, as proposed by the Sendai Framework (2015-2030) and the Sustainable Development Goals (UN). The city of Niterói was used as a case study, which in recent years has gone through several urban planning programs and programs to encourage culture and education, including preventive risk education as a way of making the city a reference in terms of resilience. The specific objectives of this work are: i) to reflect on the role of curriculum and geographic education in order to stimulate the development of an inclusive, critical, democratic education that encourages autonomy and decision-making in the debate on natural disasters in school geography , ii) discuss issues involving the concept of risk and the culture of prevention and iii) encourage the perception of local and regional risks as an effective tool for preventing natural disasters. A bibliographic review was carried out on the importance of the curriculum in education and its importance as a guiding document for teaching, on concepts related to Geography (landscape, place, space) as well as concepts related to risks, the main institutions in Brazil and around the world that address issues of natural hazards and the debate on the importance of including preventive education on natural hazards in the teaching of school geography. The applied methodology was based on the qualitative approach in which it was intended to expose the theme of natural hazards from everyday reality. The knowledge acquired allows the creation of computer knowledge that leads to a collective awareness for preventive education of natural risks in basic education. An online questionnaire produced through the Google Forms platform was designed for RMRJ Geography teachers in order to analyze whether the theme is worked on in the classroom and what teaching materials are being used to understand the processes that trigger natural disasters. The teachers who participated in the research were a total of ten teachers, three of whom are active in educational projects aimed at preventing natural hazards in the school environment. The rest was done through groups of Geography teachers in the WhatsApp application and also indications of participating teachers. The result of the research made it possible to verify that there were advances in relation to the approach of risks in basic education, in view of the increase in research and educational projects in this field of knowledge throughout the country. However, there is much to be done to make preventive education a present content in the approach to the dynamics of nature in school curricula.
Significant education;Geography teaching, Preventive risk education
1
94
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Camila Bento Bragança.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
NATUREZA E DINÂMICA DA PAISAGEM
Ensino de Geografia Física na Formação de Professores de Geografia

Banca Examinadora

ANICE ESTEVES AFONSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANICE ESTEVES AFONSO Docente - PERMANENTE
JULIANA MARTINS DE SOUZA Participante Externo
ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 6

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer