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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS ELETIVAS E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO MUNICÍPIO PONTE NOVA - MG
GLAURA APARECIDA LOPES DA VEIGA
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

Este trabalho teve o propósito de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas Eletivas BNCC para o Enem e Raciocínio Lógico e Projeto de Vida, componentes curriculares do Curso Técnico em Tempo Integral Profissionalizante em Informática para a formação integral dos estudantes na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira do município Ponte Nova/MG. Foi realizada a análise documental acerca da implantação do EMTI na escola avaliada. Também foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes que ministram as disciplinas eletivas citadas e estudantes da turma do 1º ano do EMTI. A coleta de dados teve como técnica de pesquisa a utilização de questionários semiestruturados disponibilizados através do aplicativo Google Forms e enviados aos participantes via e-mail, após conversa presencial com os respondentes. Observou-se que a atuação das docentes nas disciplinas Eletivas e Projeto de Vida é recente. As docentes efetivas escolhem atuar em disciplinas que lhe são mais confortáveis e à designada foi atribuída a disciplina mais desafiadoras, como Projeto de Vida. Todas as docentes percebem a importância da integração dos conteúdos das disciplinas eletivas e apontaram problemas dos estudantes como desinteresse, defasagem de conteúdos e pouca assiduidade. Chama atenção o fato de que a formação demandada pelas professoras perpassa principalmente pela busca de metodologias ativas. Nenhuma apontou demanda de formação em currículo integrado, indicando que esta não é uma prioridade. Os estudantes apontaram que essa modalidade de ensino é uma preparação mais completa para o futuro, com habilidades técnicas que são altamente valorizadas. No entanto, também levantam desafios relacionados à carga horária intensiva e ao equilíbrio entre os aspectos técnicos e práticos do currículo. Muitos mencionam a necessidade de apoio e orientação para lidar com esses desafios. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração do produto educacional: Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida resultante da necessidade de integração e maior demanda de participação dos estudantes. A Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida estará disponível gratuitamente em PDF, contribuindo para o processo ensino integração e protagonismo dos estudantes do EMTI.

Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais;formação profissional;projeto de vida
This work had the purpose of analyzing the pedagogical practices developed in the BNCC Elective subjects for Enem and Logical Reasoning and Life Project, curricular components of the Full-Time Professional Technical Course in IT for the comprehensive training of students at the Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira from the municipality of Ponte Nova/MG. Document analysis was carried out regarding the implementation of EMTI in the evaluated school. Quali-quantitative research was also carried out with teachers who teach the aforementioned electives and students from the 1st year EMTI class. The research technique for data collection was the use of semi-structured questionnaires made available through the Google Forms application and sent to participants via email, after a face-to-face conversation with the respondents. It was observed that the work of teachers in Elective subjects and Life Project is recent. Permanent teachers choose to work in subjects that are more comfortable for them and the designated subject was assigned the most challenging subject, such as Life Project. All teachers realize the importance of integrating the content of elective courses and pointed out student problems such as lack of interest, lack of content and poor attendance. It draws attention to the fact that the training required by teachers mainly involves the search for active methodologies. None indicated a demand for training in an integrated curriculum, indicating that this is not a priority. Students pointed out that this type of teaching is a more complete preparation for the future, with technical skills that are highly valued. However, they also raise challenges related to the intensive workload and the balance between the technical and practical aspects of the curriculum. Many mention the need for support and guidance to deal with these challenges. The results obtained supported the development of the educational product: Pedagogical Workshop for the Life Project resulting from the need for integration and greater demand for student participation. The Pedagogical Workshop for the Life Project will be available free of charge in PDF, contributing to the teaching process, integration and protagonism of EMTI students.
State Education Network of Minas Gerais;professional qualification;life Project
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAO_-_GLAURAALVEIGA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA Participante Externo
ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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