• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
METODOLOGIAS ATIVAS: (Re)significação do fazer docente no ensino médio integrado, percepções e o diálogo entre teoria e prática na educação profissional e tecnológica (EPT)
LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
09/10/2023

No contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI), esta pesquisa científica do programa ProfEPT - IF Sudeste MG aporta uma base teórica para a reflexão sobre as tendências nos processos ensino-aprendizagem no contexto do ensino híbrido. A problematização endereça responder as questões motivadoras e a problemática central: “Quais elementos estratégicos pedagógico-instrucionais de suporte à didática, no contexto do ensino híbrido, impactam à elaboração pedagógica-instrucional de práticas disruptivas, a serem implementadas nos percursos de aprendizagem do aluno por metodologias ativas, quando em apropriação pelos docentes implicados na EPT?”. A modalidade de pesquisa é mista, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial. Propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores participantes da pesquisa. A relevância da pesquisa é prover uma reflexão acerca das técnicas de aprendizagem ativa, mediante o redesenho de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos sistematizados, bem como, dialogar com os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes. O resultado projeta possibilidades para a construção de um Produto Técnico -Tecnológico (PTT) - Guia Referencial a subdisidiar a formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, via métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Evidencia a necessidade de mudança cultural na formação de professores e a atuação no contexto contemporâneo; o incentivo a experimentação de novos métodos, a utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de metodologias ativas (MA).

metodologias ativas;ensino híbrido;práticas pedagógicas integradoras;estratégias pedagógico-instrucionais
In the context of Technological Professional Education (TPE), Integrated Secondary Education (ISE), this scientific research from the ProfEPT program - IF Sudeste MG provides a theoretical basis for reflection on trends in teaching-learning processes in the context of hybrid teaching. The problematization aims to answer the motivating questions and the central problem: "What pedagogical-instructional strategic elements to support didactics, in the context of hybrid teaching, impact the pedagogical-instructional elaboration of disruptive practices, to be implemented in the student's learning paths by active methodologies, when appropriated by the teachers involved in TPE?". The research modality is mixed, of a qualitative-quantitative exploratory sequential nature. It proposes an evaluation study of applied research, focused on the teaching-learning strategy, involving coordinators and teachers participating in the research. The relevance of the research is to provide a reflection on active learning techniques, through the redesign of Integrative Pedagogical Practices (IPP), based on different systematized methods, as well as to dialogue with the challenges and obstacles faced by teachers.The result projects possibilities for the construction of a Technical-Technological Product (TTP) - Reference Guide to underpin teacher training, with a focus on student-centered learning, via active methods, to promote the role of students in the construction of their own knowledge, in the context of unitary, polytechnic and omnilateral education, the foundations of Professional Technological Education (PTE). It highlights the need for cultural change in teacher training and performance in the contemporary context; encouraging experimentation with new methods, the use of the social component of active learning and; adapting classroom infrastructure and layouts to apply active methodology (AM) techniques.
active methodologies;hybrid teaching;integrative pedagogical practices;pedagogical-instructional strategies
1
171
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_PROFEPT_Lauriza_Nascimento_assinado.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
DANIELA KARINE RAMOS Participante Externo
CLEILTON SAMPAIO DE FARIAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER DOCENTE NA EPT: O DESENHO PEDAGÓGICO-INSTRUCIONAL DE UM GUIA REFERENCIAL DE PRÁTICAS INTEGRADORAS POR MEDOLOGIAS ATIVIDAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
GUIA REFERENCIAL: PRÁTICAS INTEGRADORAS POR METODOLOGIAS ATIVAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer