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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Os currículos dos cursos de licenciatura do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora
GABRIELA SANTOS LEITE
DISSERTAÇÃO
17/11/2023

Esta investigação analisou, problematizou e refletiu sobre os currículos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Juiz de Fora, especificamente dos cursos de Física e Matemática, no que tange à temática da Educação Inclusiva para a formação inicial docente. Essa discussão tem ao longo do tempo contribuído com o processo de ensino e aprendizagem no âmbito da equidade, qualidade e acessibilidade no atendimento do público-alvo da Educação Especial. A metodologia foi pautada em um estudo de caso na perspectiva qualitativa com foco em análise documental acerca da instituição, dos currículos e das legislações sobre o tema. Os resultados evidenciaram que aproximadamente 1% das disciplinas obrigatórias das licenciaturas ofertam a temática de Educação Inclusiva, o que demonstra uma carência na formação docente. A partir dos resultados, foi desenvolvido um Produto Educacional voltado ao fortalecimento do compromisso com a formação inicial docente na temática da inclusão, e à preparação de futuros professores para a diversidade, tão comum nas salas de aulas e na sociedade. Dessa forma, criou-se o manual intitulado “Educação Inclusiva na formação inicial de professores”, a fim de instruir e esclarecer melhor os licenciandos do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora sobre a inclusão.

Currículo;Educação Inclusiva;Formação docente
This investigation analyzed, problematizes and reflected about the degree curriculums of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Juiz de Fora, specifically the Physics and Mathematics courses, in what to the theme of inclusive Education for initial teacher training. This discussion has during this tima contibuted with the teaching and learning process within the scope of equity, quality and accessibility attending the target audience of Special Education. The methodology was based on a case study from a qualitative perspective focused on documentary analysis about the institution, curriculum and legislation about the topic. The results showed that approximately 1% of compulsory undegraduate subjects offer the theme of Inclusive Education, in which demonstrates a shortage in teacher training. Based on the results, an Educational Product was developed who aims at strengthening the commitment to initial teacher training on the topic of inclusion, and preparing future teachers for diversity, so common in classrooms and in society. That way, the document entitled “Inclusive Education in initial teacher training” was created in order to better instruct and clarify IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora undergraduates about inclusion.
Curriculum;Inclusive education;Teacher training
1
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Gabriela_Santos_Leite.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

GABRIEL LUIS DA CONCEICAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GABRIEL LUIS DA CONCEICAO Docente - PERMANENTE
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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