• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Infâncias “prolongadas”: A Educação Física e o desenvolvimento de jovens no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - um resgate da formação integral
BIANCA BISSOLI LUCAS
TESE
26/02/2024

O Programa Nacional de Integração a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), foi formalizado pelo Decreto n.o 5.478/2005 e posteriormente, alterado pelo Decreto n.o 5.849/2006. A oferta do PROEJA passou a ser obrigatória nas Instituições Federais de Educação, e ampliou a possibilidade da Educação de Jovens e Adultos. Neste contexto, emerge a presente pesquisa, cujo objetivo principal é compreender como se caracteriza a práxis do componente curricular Educação Física, ofertada no PROEJA em um campus do Instituto Federal de Educação. Este estudo, caracteriza-se como uma pesquisa de enfoque qualitativo, de natureza etnográfica, partindo da observação e do contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, utilizando-se de técnicas que envolveram observações diretas, registros de diário de campo, entrevistas, aplicação de questionários e análise de documentos institucionais. Os resultados da pesquisa apontam que: a) o PROEJA no Instituto pesquisado vive questões marcadas pela discriminação sofrida pelos jovens e adultos que retornam ao estudo, opondo-se à concomitante busca e defesa de uma educação que contribua com o resgate da dignidade; b) revelaram tensões existentes entre os professores de Educação Física, e os Coordenadores pertencentes ao projeto de formação do PROEJA, o que nos indica que as relações com a comunidade escolar, constitui-se num espaço de relações onde o poder e o prestígio exercem influência no desenvolvimento do currículo; c) os dados quantitativos apontaram para uma experiência positiva dos estudantes com a Educação Física, que se iniciou na experiência escolar anterior, e que resultou em aprendizagens coincidentes nas diferentes vivências escolares, centradas principalmente na prática desportiva, preservação da saúde, e outros desmembramentos, como o trabalho em equipe; d) predominância de docentes que concluíram seu curso de graduação, antes da década de 1990, ou seja, uma formação de caráter instrumental e biológico, centrada nas práticas desportivas, corpo forte e saudável e no desenvolvimento da aptidão física; e) A formação docente vem impactando na prática da Educação Física, na formação dos sujeitos e na permanência da oferta da disciplina no PROEJA, uma vez, que a prática tecnicista, não é compatível com o objetivo de formação integral e emancipadora do PROEJA; f) parece ser necessária, a redefinição da função social e legitimação da Educação Física, e o compromisso deste componente em disseminar os seus diversos conhecimentos, a partir das ações educativas, ligadas ao projeto do PROEJA, com a presença de um tratamento didático, no sentido de contribuir com a formação integral de sujeitos críticos e autônomos, conforme objetivos da modalidade; g) a não adesão, e até mesmo um desconhecimento dos professores de Educação Física, com as propostas educacionais existentes; h) a não materialização da educação integral nas práticas pedagógicas. Esta pesquisa evidenciou vários desafios a serem vencidos para consolidação pedagógica da Educação Física no PROEJA. Desta forma, entendemos que o protagonismo e a responsabilidade docente, passa a ter uma relevância fundamental, para a identidade e legitimidade pedagógica deste componente curricular neste contexto educacional.

Educação Física;PROEJA;Prática Pedagógica;Educação Integral
The National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education for Young People and Adults (PROEJA) was formalized by Decree no. 5.478/2005 and later, formalized by Decree no. 5.849/2006. The provision of PROEJA became mandatory in Federal Education Institutions, and expanded the possibility of Youth and Adult Education, and in this context the Physical Education curricular component began to be offered. It was in this context that our research emerged, with the main objective of understanding how the practice of Physical Education in PROEJA is characterized on a campus of the Federal Institute. This research is of a qualitative and ethnographic nature, based on observation and direct contact between the researcher and the object of study, using techniques that involve direct observations, field diary recording, interviews, application of questionnaires and analysis of institutional documents. The research results indicate that: a) PROEJA at the researched Institute lives antagonistic questions, experienced by a tension between the discrimination of young people and adults who return to study, and the defense of an education that contributes to the rescue of dignity; b) revealed existing tensions between Physical Education teachers and Coordinators belonging to the PROEJA training project. Which indicates that relations with the school community constitute a space of relations where power and prestige feed tensions in the development of the curriculum; c) the quantitative data pointed to a positive experience of students with Physical Education, which began in the previous school experience, and which resulted in coincident learning in different school experiences, centered mainly on sports, health preservation and other aspects, such as teamwork; d) predominance of professors who completed their graduation course before the 1990s, that is, an instrumental and biological training, centered on sports practices, strong and healthy body and on the development of physical aptitude; e) Teacher training has had an impact on the practice of Physical Education, on the training of subjects and on the permanence of the offer in PROEJA, since these are not compatible with the objective of integral and emancipatory training of PROEJA; f) necessary redefinition of its social function and legitimization of Physical Education and the commitment of this component in disseminating its diverse knowledge, from the educational actions linked to the PROEJA project with the presence of a didactic treatment in the sense of contributing to the integral formation of critical and autonomous subjects, according to the objectives of PROEJA. and the concern with the area of knowledge that considers the human being builder of his culture related to bodily aspects; g) non-adherence, and even a lack of knowledge of Physical Education teachers with existing educational proposals; e h) The no materialization of integral education in pedagogical practices. This research highlighted several challenges to be overcome for the pedagogical consolidation of Physical Education in PROEJA. However, we understand that the teaching protagonist starts to have a fundamental relevance for the identity and pedagogical legitimacy of this curricular component in this educational context.
Physical Education;PROEJA;Pedagogical Practice;Integral Education.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO HUMANO
Educação Física, Corpo e Movimento

Banca Examinadora

FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
Custódia Alexandra Almeida Martins Participante Externo
Maria Luísa Barata da Rocha Gagliardini Graça Ávila da Costa Participante Externo
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Docente - PERMANENTE
ANTONIO CAMILO TELES NASCIMENTO CUNHA Participante Externo
RUTE MARINA ROBERTO SANTOS Participante Externo
EVANDRO SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA Participante Externo
LUIZ ALEXANDRE OXLEY DA ROCHA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer