• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DO IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA: o que permanecerá?
CINTIA FERNANDA MARQUES
DISSERTAÇÃO
30/11/2023

A pandemia provocada pelo COVID-19 trouxe mudanças temporárias no processo de ensino educacional, e a utilização do ensino remoto foi a medida de caráter provisório encontrado pelos órgãos competentes para continuidade das atividades acadêmicas, sendo a tecnologia a articuladora no processo ensino-aprendizagem neste período através do ensino remoto emergencial (ERE). A presente investigação qualitativa buscou compreender a partir da experiência do curso técnico em mecânica do IF- Sudeste MG o que permanecerá do ERE, inicialmente foi realizado pesquisa bibliográfica dos documentos norteadores do ERE, e posteriormente, os docentes foram submetidos ao método de entrevista composto por 12 perguntas que versavam sobre formação, metodologias utilizadas na pandemia e desafios encontrados. Os resultados demonstram que foi uma experiência que trouxe benefícios, oportunidades e fragilidades que transitam pela formação docente inicial e continuada, pela inclusão de novas tecnologias em sala de aula, pela mudança comportamental discente e docente, especificamente sobre o que permanecerá, os docentes exteriorizaram que as mudanças comportamentais e o desenvolvimento de competências digitais permanecerão, assim como a uso articulado de algumas metodologias como podcast, simulação, etc. O contexto pandêmico encerra-se deixando questionamentos e acontecimentos importantes que devem ser examinados para o desenvolvimento educacional frente as novas demandas contemporâneas. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com indicações de obras que envolvem as metodologias ativas nos espaços de EPT como possíveis estratégias pedagógicas frente as novas demandas.

Educação Profissional;Formação Técnica;Estratégias Educacionais
The pandemic caused by COVID-19 brought temporary changes to the educational teaching process, and the use of remote teaching was the provisional measure found by the competent bodies for the continuity of academic activities, with technology being the articulator in the teaching-learning process in this period through emergency remote teaching (ERE). The present qualitative investigation sought to understand from the experience of the technical course in mechanics at the IF-Southeast MG what will remain of the ERE, initially a bibliographical research was carried out of the guiding documents of the ERE, and later, the professors were submitted to the interview method composed of 12 questions that dealt with training, methodologies used in the pandemic and challenges encountered. The results show that it was an experience that brought benefits, opportunities and weaknesses that transit through initial and continued teacher training, the inclusion of new technologies in the classroom, student and teacher behavioral change, specifically about what will remain, the teachers expressed that behavioral changes and the development of digital skills will remain, as well as the articulated use of some methodologies such as podcast, simulation, etc. The pandemic context ends by leaving questions and important events that must be examined for educational development in the face of new. As an educational product, an e-book was created with a schedule of works that involves active methodologies in EPT spaces as possible pedagogical strategies in the face of new demands
Professional education;Technical graduation;Educational Strategies
1
77
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Cintia.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

ADRIANO REDER DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADRIANO REDER DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
MARCELO NOCELLE DE ALMEIDA Participante Externo
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CATÁLOGO DE TRABALHOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS A METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer