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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
Educação Presencial
Alimentação, Discurso e disputas políticas: uma análise das práticas e estratégias discursivas em torno do Guia Alimentar para População Brasileira de 2014
MARIANA FERNANDES CUNHA JORGE
DISSERTAÇÃO
29/02/2024

Ao incorporar em seu conteúdo a classificação de alimentos por nível de processamento, o Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, consolidou em seu discurso oficial a preocupação com o avanço do consumo de alimentos ultraprocessados como questão de saúde pública. Questão divergente entre representações da indústria de alimentos e organizações da sociedade civil, a inclusão da classificação NOVA ao Guia acentuou um contexto de conflitos e de disputa política. Nesta pesquisa, parte-se da premissa de que estas disputas se desenvolvem em busca pela hegemonia do campo da promoção da alimentação adequada e saudável e que o discurso é um importante instrumento de ação política. Tem-se como hipótese que ainda que os discursos possuam elementos semelhantes, como a defesa de autonomias alimentares e ampla participação na elaboração de políticas públicas, tais elementos ganharão significantes distintos a depender do contexto narrativo que estão inseridos. Portanto, com o objetivo de analisar o cenário de disputas discursivas em torno do Guia Alimentar de 2014, realizamos a investigação das práticas e estratégias discursivas presentes em dois discursos centrais ao debate. Para tanto, a metodologia utilizada foi majoritariamente qualitativa, baseada em estudo de caso a partir da análise documental e política do discurso, articulados com a perspectiva de Marcos Interpretativos. A partir da análise mais detalhada do episódio de tentativa de revisão do Guia, em setembro de 2020, foi possível identificar os significantes articulados pelos discursos e as estratégias utilizadas para potencializar a capacidade de mobilização e adesão aos argumentos de cada narrativa.

Guia Alimentar;Ultraprocessados;Promoção da Alimentação Adequada e Saudável;Teoria do Discurso;Políticas Alimentares
When incorporating food classification by processing level into its content, the Food Guide for the Brazilian Population, published in 2014, officially emphasized concern about the increasing consumption of ultra-processed foods as a public health issue. This issue diverges between representations from the food industry and civil society organizations. The inclusion of the NOVA classification in the guidelines intensified a context of conflicts and political disputes. In this research, we start from the premise that these disputes arise in the pursuit of hegemony in the field of promoting adequate and healthy food diet, and that discourse serves as a crucial instrument of political action. Our hypothesis is that even when discourses share similar elements, such as advocating for food autonomy and broad participation in policy-making, these elements acquire distinct meanings depending on the narrative context in which they are embedded. Therefore, to analyze the landscape of discursive disputes surrounding the Food Guide for the Brazilian Population, published in 2014, we investigated the discursive practices and strategies present in two central debates. Our methodology primarily employed qualitative methods, including case study analysis of documents and political discourse, informed by interpretative frameworks. By closely examining the episode of the attempted revision of the guidelines in September 2020, we identified the signifiers articulated by the discourses and the strategies used to enhance mobilization and adherence to each narrative.
Food Guide;Ultra-processed;Promotion of Adequate and Healthy Eating;Discourse Theory;Food Policies
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao MARIANA FERNANDES.pdf

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E ATORES SOCIAIS
Alimentos, política e desenvolvimento

Banca Examinadora

RENATO SERGIO JAMIL MALUF
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE OSVALDO ROMANO Docente - COLABORADOR
RENATO SERGIO JAMIL MALUF Docente - PERMANENTE
INES RUGANI RIBEIRO DE CASTRO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Mestrado no País GM 24

Vínculo

Bolsa de Fixação
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
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