• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Sociologia (51005018015P7)
TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COTISTAS EM INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR DE ESTUDANTES INGRESSANTES POR COTAS ÉTNICO-RACIAIS NO IFMS
ARIANA TRAJANO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
16/10/2023

Esta pesquisa objetivou analisar e compreender a trajetória escolar de estudantes do ensino médio profissionalizante, ingressantes por meio das cotas étnico-raciais, as ações afirmativas, no IFMS, Campus Dourados, especificamente dos anos de 2016, 2017 e 2018. Foi aplicado o método de pesquisa qualitativa, utilizando roteiros de perguntas para a realização de entrevistas semiestruturadas. Para isso, foram selecionados seis estudantes pretos, pardos e indígenas, para análise do percurso escolar em uma Instituição Federal. Para melhor compreender tais trajetórias foram levantados dados históricos dos Institutos Federais, do IFMS e do Câmpus Dourados, assim como a luta pela conquista e garantia das cotas como meio de ingresso no ensino superior e médio profissionalizante. Neste sentido, buscou-se respaldo nas pesquisas sociológicas para melhor compreender o campo educacional e seus conflitos. Enfim, por meio desta pesquisa foi possível identificar os vários desafios que essa categoria, os estudantes pretos, pardos e indígena, vivenciaram durante seu percurso no ensino básico, particularmente o ensino médio profissionalizante, como questões relacionadas a fatores socioeconômicos, formação precarizada no ensino fundamental, racismo, entre outros.

Ações Afirmativas;Inclusão no IFMS;Trajetória escolar
This research aimed to analyze and understand the school trajectory of vocational high school students who entered through ethnic-racial quotas, affirmative actions, at the IFMS, Campus Dourados, specifically in the years 2016, 2017 and 2018. The qualitative research method was applied, using questionnaires for semi-structured interviews. To this end, six black, brown and indigenous students were selected to analyze their school trajectory at a federal institution. In order to better understand these trajectories, historical data was collected on the Federal Institutes, the IFMS and the Dourados Campus, as well as the struggle to achieve and guarantee quotas as a way of entering higher and secondary vocational education. In this sense, we sought support from sociological research to better understand the educational field and its conflicts. Finally, through this research it was possible to identify the various challenges that this category, black, brown and indigenous students, experienced during their time in basic education, especially in secondary vocational education, such as issues related to socioeconomic factors, precarious training in basic education, racism, among others.
Affirmative Action;inclusion in the IFMS;School Career
109
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL 30.10 (1).pdf

Contexto

SOCIOLOGIA
CIDADANIA, DIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS
Currículo e Inclusão étnico-racial: análise das disciplinas e permanência simbólica de alunos cotistas

Banca Examinadora

MARCIO MUCEDULA AGUIAR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE LUIZ FAISTING Docente - PERMANENTE
MARCIO MUCEDULA AGUIAR Docente - PERMANENTE
SIMONE ESTIGARRIBIA DE LIMA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer