• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Sociologia (51005018015P7)
OS INDÍGENAS DA CIDADE DE DOURADOS/MS: ANÁLISES SOCIOEDUCACIONAIS COM ENFOQUE NA ESCOLA NÃO INDÍGENA
ELIZIA RIBEIRO CARDOSO
DISSERTAÇÃO
04/10/2023

Autores/escritores, como Antônio1 Gramsci, retratam as distintas formas de relação de controle social sobre os subalternos no capitalismo; geógrafos, como David Harvey, também contextualizam a entrada dos subalternos dentro das cidades (centros urbanos). Tais teóricos destacam ainda que os grupos/classes subalternos/as como é o caso dos indígenas, são públicos rechaçado historicamente. A escola como agente transversal pode ser um ponto de mediação para a valorização da cultura2 indígena, principalmente na cidade de Dourados/MS que abriga uma das maiores reservas indígenas do país. A conjuntura estrutural da escolarização dos indígenas será a temática central da análise mestral dentro das escolas dos não indígenas. Portanto, o trabalho versa sobre os indígenas com perpasse nos elementos que envolvem o capitalismo, o território, a cultura, com enfoque na escolarização, sendo esta última, uma “possível” forma de modificações socioculturais e socioeducacionais. As análises serão realizadas na cidade de Dourados/MS, no ensino fundamental I da Escola Municipal Januário Pereira de Araújo. Para se compreender melhor este enredo pode-se colocar o seguinte questionamento: as temáticas que envolvem questões socioeducacionais sobre os indígenas são tratadas sob quais direcionamentos dentro da estrutura do poder3 ? Assim, o tema envolve os indígenas tendo como questão a análise de como se dá a entrada do indígena nas escolas do “branco” da cidade de Dourados/MS. O recorte temático será sobre as formas de receptividade dos indígenas no espaço educacional do “não indígena”. O campo de atuação, portanto, será o ensino fundamental I da Escola Januário Pereira de Araújo da cidade de Dourados/MS, realizando uma metodologia de pesquisa mista: documental, etnográfica, observação participante, entrevistas com diretor, professores, equipe de apoio, bem como análises documentais, etc.

Escola;Indígenas;Transversalidade
Authors/ Writers, like Antônio Gramsci, portray the different forms of social control over the subordinates in capitalism; Geographers, such as David Harvey, also contextualize the entry of subalterns into the cities (urban centers). Such theorists also point out that subaltern groups/classes, such as the indigenous people, are historically rejected publics. The school as a transversal agent can be a point of mediation for the appreciation of the indigenous culture, especially in the city of Dourados/MS, which is home to one of the largest indigenous reserves of the country. The structural conjuncture of indigenous schooling will be the central theme of the master analysis within non-indigenous schools. Therefore, the work deals with indigenous people with a pervasiveness in elements involving capitalism, the territory, the culture, with a focus on schooling, being this last, a “possible” form of socio-cultural and socio-educational changes. The analyzes will be carried out in the city of Dourados/MS, in elementary school I of the Municipal School Januário Pereira de Araújo. In order to better understand this plot, the following question can be posed: the themes that involve socio-educational issues about indigenous peoples are treated under which directions within the structure of power? Thus, the theme involves the indigenous people, having as a question the analysis of how the indigenous people enter the “white” schools in the city of Dourados/MS. The thematic focus will be on the forms of receptivity of the indigenous people in the educational space of the “non-indigenous”. The field of action, therefore, will be elementary education I at the Januário Pereira de Araújo School in the city of Dourados/MS, carrying out a mixed research methodology: documental, ethnographic, participant observation, interviews with the director, teachers, support team, as well as document analyses, etc.
School;Indigenous;Transversality
67
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese mestral - ELIZIA RIBEIRO CARDOSO (1).pdf

Contexto

SOCIOLOGIA
PROCESSOS DE DOMINAÇÃO E DISPUTAS POLÍTICAS E SOCIAIS
Cadeias produtivo-extrativas da soja, autonomias e resistências no Brasil

Banca Examinadora

CLAUDIO REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARISA DE FATIMA LOMBA DE FARIAS Docente - PERMANENTE
ALINE CASTILHO CRESPE LUTTI Participante Externo
CLAUDIO REIS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer