• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA
ROBERTO ALVES DUTRA
DISSERTAÇÃO
28/11/2023

O ensino da matemática é fundamental para a formação acadêmica dos jovens, e a geometria, uma das principais áreas da matemática, é uma ferramenta importante para a compreensão dos elementos matemáticos que compõem o cotidiano. A tecnologia, agregada a essa disciplina, pode facilitar o ensino e trazer novas perspectivas para a aprendizagem. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades de uso do software GeoGebra para integração entre conhecimentos matemáticos que envolvem cálculo de volumes e disciplinas de formação profissional do curso Técnico em Zootecnia, de forma a propiciar a efetivação do currículo integrado. Como metodologia, a investigação apoiou-se na pesquisa-ação, na análise documental da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Projeto Pedagógico e dos planos de ensino do curso, e na entrevista semiestruturada com o coordenador de curso. Após a análise desses dados, foi desenvolvido um produto educacional que visa contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial no curso Técnico em Zootecnia integrado ao ensino médio: o ZOOMAT. Esse produto educacional é composto por três sequências didáticas para ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra no smartphone. A aplicação do produto educacional foi realizada com 26 alunos do curso Técnico em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rio Pomba-MG, e os resultados apontados por eles indicam que o material auxilia na aprendizagem e na integração do curso. Os resultados mostraram que o uso do GeoGebra favoreceu a compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos no cálculo de volumes, bem como a integração entre os conhecimentos matemáticos e as disciplinas de formação profissional. Conclui-se que a tecnologia e a matemática são ferramentas que podem contribuir significativamente para a efetivação do currículo integrado e, consequentemente, para a aprendizagem de geometria espacial no ensino médio.

Ensino Médio Integrado;Educação Profissional Tecnológica;Matemática;Produto Educacional;Smartphone
Mathematics education is essential for the academic development of young people, and geometry, one of the main areas of mathematics, is an important tool for understanding the mathematical elements that make up everyday life. Technology, when added to this discipline, can facilitate teaching and bring new perspectives to learning. This research aimed to analyze the possibilities of using the GeoGebra software to integrate mathematical knowledge involving volume calculation and professional training disciplines of the Technical Course in Animal Science in order to promote the effective implementation of the integrated curriculum. As a methodology, the investigation was based on action research, documentary analysis of the National Common Curriculum Base (NCCB), Pedagogical Project, and course teaching plans, and semi-structured interview with the course coordinator. After the analysis of these data, an educational product was developed that aims to contribute to the teaching-learning process of spatial geometry in the Technical Course in Animal Science integrated into high school: the ZOOMAT. This educational product is composed of three didactic sequences for teaching spatial geometry using GeoGebra on the smartphone. The application of the educational product was carried out with 26 students of the Technical Course in Animal Science of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Pomba-MG, and the results pointed out by them indicate that the material helps in learning and in the integration of the course. The results showed that the use of GeoGebra favored the understanding of the mathematical concepts involved in volume calculation, as well as the integration between mathematical knowledge and professional training disciplines. It is concluded that technology and mathematics are tools that can contribute significantly to the effective implementation of the integrated curriculum and, consequently, to the learning of spatial geometry in high school.
Integrated High School;Technological Professional Education;Mathematics;Educational Product;Smartphone
1
112
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_roberto_alves_dutra.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

PAULA REIS DE MIRANDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
DENIS EMANUEL DA COSTA VARGAS Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ZOOMAT: ZOOTECNIA E MATEMÁTICA NO GEOGEBRA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer