• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM COLOMBO: O DESAFIO DAS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19
MARCELO VIANA DE CASTILHOS
DISSERTAÇÃO
29/09/2023

Esta pesquisa visa desenvolver um estudo da historicidade do Ensino Médio Integrado (EMI), no município de Colombo, no Curso Técnico de Administração, e o trabalho pedagógico remoto realizado durante e pós pandemia do novo Coronavírus, Covid 19, através do uso das ferramentas digitais gratuitas, tendo como resultante a construção e formatação de um produto educacional: Guia Ferramentas Digitais Aplicadas ao Ensino. A amostra aferida em pesquisa de campo foi composta pelos professores de nível de ensino e curso supracitados, distribuídos nas duas instituições de ensino que ofertam a modalidade no município: Colégio Estadual Zumbi dos Palmares e Instituto Federal do Paraná - Campus Colombo. Tal amostra contemplou 50% (cinquenta por cento) de professores da base técnica e 50% dos professores da base comum. Como metodologia da pesquisa, tem-se as seguintes etapas: (1) uma investigação bibliográfica e documental sobre o histórico do EMI no município de Colombo; (2) entrevistas com docentes das instituições; (3) desenvolvimento de um produto educacional almejando a formação continuada de professores, para o manuseio de ferramentas digitais gratuitas – No Brasil e Portugal (no Instituto Politécnico de Bragança); (4) aplicação do produto e, por fim, (5) avaliação do produto (professores Brasileiros e Portugueses). Esse trabalho justifica-se pela demanda latente durante a pandemia do novo Coronavírus Covid19, identificado de forma empírica no seio da comunidade escolar, cenário proposto para a realização dessa pesquisa. A construção do Guia Ferramentas Digitais Aplicadas ao Ensino, aplicado ao ensino remoto, atende às necessidades técnicas pedagógicas dos professores como instrumento de autoconhecimento e educação continuada. Desse modo, contribui para a formação de professores da educação básica por meio da disponibilização de um produto educacional.

Ensino Médio Integrado;Ensino Remoto;Ferramentas Digitais Gratuitas;Educação Profissional e Tecnológica;Formação Continuada Docente
This research aims to develop a study of the historicity of Integrated High School Education (EMI) in the municipality of Colombo, in the Technical Administration Course, and the remote pedagogical work carried out during and after the COVID-19 pandemic, using free digital tools, resulting in the construction, and formatting of an educational product: Guide to Digital Tools Applied to Education. The sample surveyed in the field research consisted of teachers in the mentioned level of education and course, distributed in the two educational institutions that offer this modality in the municipality: Colégio Estadual Zumbi dos Palmares and Instituto Federal do Paraná - Campus Colombo. This sample included 50% (fifty percent) of teachers from the technical base and 50% of teachers from the common base. The research methodology includes the following stages: (1) a bibliographic and documentary investigation of the history of EMI in the municipality of Colombo; (2) interviews with teachers from the institutions; (3) development of an educational product aiming at the continuous training of teachers for the use of free digital tools – in Brazil and Portugal (at the Polytechnic Institute of Bragança); (4) application of the product, and finally, (5) evaluation of the product (Brazilian and Portuguese teachers). This work is justified by the latent demand during the COVID-19 pandemic, empirically identified within the school community, which serves as the scenario for this research. The construction of the Guide to Digital Tools Applied to Education, applied to remote teaching, meets the technical pedagogical needs of teachers as a tool for self-knowledge and continuous education. Thus, it contributes to the training of basic education teachers by providing an educational product.
Integrated High School;Remote Teaching;Free Digital Tools;Professional and Technological Education;Continuing Teacher Training
1
232
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Marcelo_Castilhos_DISSERTAÇÃO_versão final ISBN corrigida 02 fev 2024.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

SAMUEL CARLOS WIEDEMANN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL CARLOS WIEDEMANN Docente - PERMANENTE
WILSON LEMOS JUNIOR Docente - PERMANENTE
CLEVERSON MOLINARI MELLO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O PRODUTO EDUCACIONAL COMO UMA SIMBIOSE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A PRÁTICA PROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer