• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
REGINALDO LUCIO LOPES DA VEIGA
DISSERTAÇÃO
20/11/2023

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vai além da formação técnica profissional, participando da formação do sujeito para que este possa se inserir na sociedade, pensar, refletir e transformar a sua realidade e a realidade local. Para tanto, a Arte é um componente curricular e uma atividade que pode e deve ser trabalhada na EPT para estimular o desenvolvimento do sujeito numa perspectiva de formação humana integral. Nesse sentido, esta pesquisa aborda as concepções e ações do ensino de Artes na formação humana integral de estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. O objetivo foi analisar o componente curricular e atividades complementares de Arte, seu papel na formação humana integral do sujeito na Educação Profissional e Tecnológica e as percepções dos alunos acerca da Arte. A pesquisa foi realizada no IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba, tendo como foco cinco cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição: Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Zootecnia. Previamente, foi realizada análise documental do PPP - Plano Político Pedagógico, PPC – Projeto Pedagógico de Curso, PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi realizada coleta de dados quanto ao histórico das atividades/eventos de Artes registrados nas Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus. Para realização do projeto e concepção do estudo de caso, realizamos aplicação de questionário junto aos professores do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e aos discentes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados Agropecuária e Informática. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, e analisados conforme Bardin (2016). Os resultados mostraram um discernimento que nos levou à compreensão da aplicabilidade do componente curricular Arte nos cursos Técnicos Integrados ao EMI da Instituição: Agropecuária e Informática e também a prática dos docentes, assim relacionada às diretrizes curriculares e também às propostas de extensão referente à oferta da Arte. Dentre alguns resultados obtidos por meio dos questionamentos, percebemos que a carga horária da oferta é um fator complicador, pelo fato de existir uma situação onde parte dos docentes e também discentes divergem em suas respostas, opinando como muito e pouco satisfatória. Quando o assunto atribuído demonstra o caráter sobre a ementa, as respostas vão ao encontro do pensamento do autor, onde a maioria dos entrevistados (professores) apontam como pouco e nem um pouco satisfatória. A partir da análise da ementa do curso verificou-se que o tempo é um fator limitador para abrangência de todo conteúdo proposto. Os trabalhos de extensão apresentados pelos referentes métodos aplicados perpassam pelo canto, dança, artes cênicas, literatura, tais práticas as quais observamos contemplam, de maneira bastante abrangente, o cuidado das propostas, cumprindo com os objetivos, mostrando bastante sólidas e bem reais as suas ideias, nos levando a grandes reflexões, pois os trabalhos são instituídos e norteados pelo ensino de Arte do IF Sudeste – MG – Campus – Rio Pomba. A partir dos resultados, foi proposta a Oficina de dança na modalidade Estilo Livre, que permite aos participantes uma exploração dos movimentos, através da liberdade, uso da criatividade, improvisação e sequências coreográficas, para a realização de uma dança criativa e divertida.

Educação Profissional Tecnológica;Ensino Médio Integrado;Formação do sujeito
Professional and Technological Education (EPT) goes beyond professional technical training, participating in the training of the subject so that they can insert themselves into society, think, reflect and transform their reality and the local reality. To this end, Art is a curricular component and an activity that can and should be worked on in EPT to stimulate the development of the subject from a perspective of integral human formation. In this sense, this research addresses the concepts and actions of teaching Arts in the integral human formation of students on Integrated Technical courses at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. The objective was to analyze the curricular component and complementary activities of Art, its role in the integral human formation of the subject in Professional and Technological Education and the students' perceptions about Art. The research was carried out at IF Sudeste MG, Rio Pomba Campus, focusing on five Technical courses integrated into the Institution's High School: Agriculture, Food, IT, Environment and Zootechnics. Previously, a documentary analysis of the PPP - Pedagogical Political Plan, PPC - Pedagogical Course Project, PDI - Institutional Development Plan was carried out. Data was collected regarding the history of Arts activities/events registered in the Campus Teaching, Research and Extension Directorates. To carry out the project and design the case study, we carried out a questionnaire with teachers from the Integrated High School at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba and students in the 3rd year of the Integrated Technical Courses in Agriculture and Information Technology. Data were collected through semi-structured questionnaires, and analyzed according to Bardin (2016). The results showed an insight that led us to understand the applicability of the Art curricular component in the Technical courses Integrated into the Institution's EMI: Agriculture and IT and also the practice of teachers, thus related to the curricular guidelines and also to the extension proposals regarding the offer of Art. Among some results obtained through the questions, we noticed that the workload of the offer is a complicating factor, due to the fact that there is a situation where some of the teachers and also students differ in their answers, giving opinions as very and little satisfactory. When the assigned subject demonstrates the character of the syllabus, the answers are in line with the author's thoughts, which the majority of interviewees (teachers) point out as little and not at all satisfactory. From the analysis of the course syllabus, it was found that time is a limiting factor for covering all proposed content. The extension works presented by the referring methods applied cover singing, dancing, performing arts, literature, such practices which we observed include, in a very comprehensive way, the care of the proposals, fulfilling the objectives, showing their very solid and very real ideas, leading us to great reflections, as the works are instituted and guided by the Art teaching of IF Sudeste – MG – Campus – Rio Pomba. Thus, the Campus develops activities in the field of Arts that are important for the comprehensive training of its students, and there is a need to create new spaces and more than that, to have time for students and staff to participate in these activities both in the curricular and complementary context. of your training. The Free Style dance workshop becomes another alternative in this context.
Technological professional education;Integrated secondary education;Subject formation
1
123
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAO_REGINALDO.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VANESSA CRISTINA SILVA VIEIRA Participante Externo
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
LEONARDO DA FONSECA BARBOSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: APRESENTANDO O OBJETO DE APRENDIZAGEM E OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE CONHECIMENTO DA DANÇA NA MODALIDADE ESTILO LIVRE TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer