A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vai além da formação técnica profissional, participando da formação do sujeito para que este possa se inserir na sociedade, pensar, refletir e transformar a sua realidade e a realidade local. Para tanto, a Arte é um componente curricular e uma atividade que pode e deve ser trabalhada na EPT para estimular o desenvolvimento do sujeito numa perspectiva de formação humana integral. Nesse sentido, esta pesquisa aborda as concepções e ações do ensino de Artes na formação humana integral de estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. O objetivo foi analisar o componente curricular e atividades complementares de Arte, seu papel na formação humana integral do sujeito na Educação Profissional e Tecnológica e as percepções dos alunos acerca da Arte. A pesquisa foi realizada no IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba, tendo como foco cinco cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição: Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Zootecnia. Previamente, foi realizada análise documental do PPP - Plano Político Pedagógico, PPC – Projeto Pedagógico de Curso, PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi realizada coleta de dados quanto ao histórico das atividades/eventos de Artes registrados nas Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus. Para realização do projeto e concepção do estudo de caso, realizamos aplicação de questionário junto aos professores do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e aos discentes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados Agropecuária e Informática. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, e analisados conforme Bardin (2016). Os resultados mostraram um discernimento que nos levou à compreensão da aplicabilidade do componente curricular Arte nos cursos Técnicos Integrados ao EMI da Instituição: Agropecuária e Informática e também a prática dos docentes, assim relacionada às diretrizes curriculares e também às propostas de extensão referente à oferta da Arte. Dentre alguns resultados obtidos por meio dos questionamentos, percebemos que a carga horária da oferta é um fator complicador, pelo fato de existir uma situação onde parte dos docentes e também discentes divergem em suas respostas, opinando como muito e pouco satisfatória. Quando o assunto atribuído demonstra o caráter sobre a ementa, as respostas vão ao encontro do pensamento do autor, onde a maioria dos entrevistados (professores) apontam como pouco e nem um pouco satisfatória. A partir da análise da ementa do curso verificou-se que o tempo é um fator limitador para abrangência de todo conteúdo proposto. Os trabalhos de extensão apresentados pelos referentes métodos aplicados perpassam pelo canto, dança, artes cênicas, literatura, tais práticas as quais observamos contemplam, de maneira bastante abrangente, o cuidado das propostas, cumprindo com os objetivos, mostrando bastante sólidas e bem reais as suas ideias, nos levando a grandes reflexões, pois os trabalhos são instituídos e norteados pelo ensino de Arte do IF Sudeste – MG – Campus – Rio Pomba. A partir dos resultados, foi proposta a Oficina de dança na modalidade Estilo Livre, que permite aos participantes uma exploração dos movimentos, através da liberdade, uso da criatividade, improvisação e sequências coreográficas, para a realização de uma dança criativa e divertida.