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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (42002010004P4)
ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL
MARCELI ADRIANE SCHVARTZ
DISSERTAÇÃO
24/01/2024

O avanço tecnológico impulsionou um crescimento na economia global, mas também resultou em altas taxas de emissões poluentes, evidenciando a urgência de questões ambientais. O setor de transportes, especialmente o aumento da propriedade de veículos individuais, contribui significativamente para a poluição atmosférica. O Brasil, com seu elevado número de veículos motorizados individuais, enfrenta desafios crescentes nesse contexto. A transição para veículos elétricos (VEs) é vista como uma alternativa sustentável para reduzir as emissões de gases poluentes. No entanto, no Brasil, o mercado de VEs ainda não atingiu números expressivos. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar os fatores que exercem influência na decisão de compra de VEs no Brasil, destacando variáveis pessoais, psicológicas, econômicas, de desempenho, ambientais e as barreiras percebidas pelos consumidores. Além disso, busca-se desenvolver um modelo com diretrizes que possam auxiliar os stakeholders. Quanto ao método, a pesquisa compreende duas fases. A primeira, caracterizada como qualitativa, foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Web of Science, Scopus e Science Direct. Esse processo resultou na seleção de 430 trabalhos finais, cujos resultados permitiram identificar os fatores e variáveis que podem influenciar a decisão dos consumidores na compra de VEs. A partir desses resultados, elaborou-se um questionário para avaliar a percepção dos especialistas. A proxima etapa do estudo, caracterizada como quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey, com a participação de 514 respondentes. A mensuração foi realizada por procedimentos estatísticos e a utilização de Equações Estruturais. Os principais resultados obtidos na pesquisa revelaram uma tendência entre os participantes, indicando que, no contexto brasileiro, a tomada de decisão para a compra de VEs é primariamente influenciada pelos fatores de desempenho. Essa constatação destaca a importância atribuída pelos consumidores à autonomia, locais de recarga e manutenção. Observou-se também que os fatores econômicos desempenham um papel significativo na decisão de compra de VEs. Isso sugere que, embora o desempenho seja prioritário, os consumidores estão sensíveis às considerações financeiras, como custos de aquisição, manutenção e economia a longo prazo. No que diz respeito aos fatores psicológicos, econômicos, de desempenho e ambientais, destacaram-se variáveis como segurança (63,42%), economia a longo prazo (55,84%), desempenho da bateria (55,84%) e redução da poluição (46,50%), respectivamente. No final, foram discutidas potenciais diretrizes considerando as variáveis de sucesso do estudo.

Veículo Elétrico;Fatores de decisão;Fuzzy Delphi;Equações Estruturais
Technological advancement has driven growth in the global economy, but has also resulted in high rates of polluting emissions, highlighting the urgency of environmental issues. The transportation sector, especially the increase in individual vehicle ownership, contributes significantly to air pollution. Brazil, with its high number of individual motor vehicles, faces growing challenges in this context. The transition to electric vehicles (EVs) is seen as a sustainable alternative to reduce emissions of polluting gases. However, in Brazil, the EV market has not yet reached significant numbers. Given this scenario, this study aims to analyze the factors that influence the decision to buy EVs in Brazil, highlighting personal, psychological, economic, performance and environmental variables and the barriers perceived by consumers. The aim is also to develop a model with guidelines that can help stakeholders. As for the method, the research comprises two phases. The first, characterized as qualitative, was conducted through a systematic literature review in the Web of Science, Scopus and Science Direct databases. This process resulted in the selection of 430 final papers, the results of which made it possible to identify the factors and variables that can influence consumers' decision to buy EVs. Based on these results, a questionnaire was drawn up to assess experts' perceptions. The next stage of the study, characterized as quantitative, involved a survey of 514 respondents. Measurement was carried out using statistical procedures and Structural Equations. The main results obtained in the survey revealed a trend among the participants, indicating that, in the Brazilian context, decision-making for the purchase of EVs is primarily influenced by performance factors. This finding highlights the importance attributed by consumers to autonomy, recharging locations and maintenance. It was also observed that economic factors play a significant role in the decision to buy EVs. This suggests that although performance is a priority, consumers are sensitive to financial considerations such as acquisition costs, maintenance and long-term savings. With regard to psychological, economic, performance and environmental factors, variables such as safety (63.42%), long-term savings (55.84%), battery performance (55.84%) and pollution reduction (46.50%) stood out, respectively. At the end, potential guidelines were discussed considering the study's success variables.
Electric Vehicle;Decision Factors;Fuzzy Delphi;Structural Equations
1
147
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Marceli Adriane Schvartz_3865677.pdf

Contexto

Gerência da Produção
INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Banca Examinadora

LUCAS VEIGA AVILA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK Docente - PERMANENTE
LUCIANE SILVA NEVES Participante Externo
THIAGO ANTONIO BEURON Participante Externo
LUCAS VEIGA AVILA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 21

Vínculo

Bolsa de Fixação
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
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