• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO (30001013001P1)
PRÁTICA PROFISSIONAL DE UM FORMADOR DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ROVUMAMOÇAMBIQUE: UM ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO
ONIVA JOAO MBOA
DISSERTAÇÃO
22/03/2024

Esta Dissertação aborda sobre a Educação Matemática na formação inicial e continuada de professores em Moçambique. Como objetivo geral busca compreender por meio da escrita de “si”, as práticas desenvolvidas em processos de formação de professores de matemática e suas implicações na constituição profissional como formador numa perspectiva da educação matemática crítica. O estudo é (auto) biográfico com base na (auto) formação, na qual participo como narrador e pesquisador assumindo o memorial como procedimentos e interpretado mediante recordações-referências. Apresento três eixos para o processo de interpretação: (i)política de formação de professores em Moçambique, seus entrelaçamentos com as práticas e processos de formação-efeito da política na vida e na vida do professor; (ii)processos de apropriação dos referencias e práticas do professor formador de matemática;(iii)diferentes modos de ensinar e aprender e o processo de constituição identitária e profissional do professor formador de matemática. Como suporte teórico, trabalhamos com as contribuições de Ole Skovismose e Paulo Freire, para os estudos sobre a educação matemática crítica, assim como Inês Ferreira de Souza Bragança, Maria Helena Menna Barreto Abrahão e Maria Isabel da Cunha, para discussão teórico- metodológica dos estudos (auto)biográficos e o desenvolvimento profissional docente mediados por essa perspectiva.. Como principais compreensões desse processo de análise da experiência destacamos: eixo1, as interferências das elites hegemônicas/políticas na aprovação de programas de dimensão mercadológica influenciam ao professor na prática da educação bancária como forma de cumprir as suas responsabilidades de ensinar. Eixo2: considero desenvolvimento profissional ao movimento que o formador realiza sendo de investigação, interação e valorização de outros conhecimentos importantes para a profissão que são constituídos de forma dinâmica por meio da formação continuada/permanente. Além disso, importante considerar a construção identitária e a profissionalidade docente como um processo que se dá por meio da dimensão relacional, didático-pedagógico e sociocultural que se adquire ao longo da trajetória do professor. Eixo3: compreendo que não existe um método especifico para o ensino da matemática, mas este processo vai se dando mediante o desvelamento das realidades que vão ocorrendo na nossa pratica através das práxis educativas, destacando a importância do cotidiano do estudante para contextualizar os conteúdos, e do dialogo e a capacidade reflexiva do professor/formador. Importante considerar que ao longo da vida profissional é importante fazermos uma análise da prática de forma crítica, ética e responsável, mobilizando e produzindo saberes plurais, reflexivos, contextuais e que resultam de aprendizagens situadas nas práticas de ensinar e aprender e de constituir-se professor.

Formação de Professores de Matemática. Pesquisa (Auto) Biográfica.Constituição profissional;Educação matemática crítica.
This Dissertation deals with Mathematics Education in the initial and continuing education of teachers in Mozambique. As a general objective, it seeks to understand, through the writing of “si”, the practices developed in the training processes of mathematics teachers and their implications in the professional constitution as a trainer in a perspective of critical mathematics education. The study is (self) biographical based on (self) training, in which I participate as a narrator and researcher assuming the memorial as procedures and interpreted through reminiscences-references. I present three axes for the interpretation process: (i) teacher training policy in Mozambique, its intertwining with training practices and processes-effect of the policy on the life and life of the teacher; (ii) processes of appropriation of the references and practices of the teacher training mathematics; (iii) different ways of teaching and learning and the process identity and professional constitution of the teacher training in mathematics. As theoretical support, we work with the contributions of Ole Skovismose and Paulo Freire, for studies on critical mathematical education, as well as Inês Ferreira de Souza Bragança, Maria Helena Menna Barreto Abrahão and Maria Isabel da Cunha, for theoretical-methodological discussion of (self) biographical studies and professional teaching development mediated by this perspective.. As main understandings of this process of analysis of experience we highlight: axis 1, the interferences of hegemonic/political elites in the approval of programs with a market dimension influence the teacher in the practice of banking education as a way to fulfill his teaching responsibilities. Axis 2: I consider professional development to the movement that the trainer carries out, being of research, interaction and valorization of other important knowledge for the profession that are constituted in a dynamic way through continuous/permanent training. In addition, it is important to consider identity construction and teaching professionalism as a process that occurs through the relational, didactic-pedagogical and sociocultural dimension that is acquired throughout the teacher's trajectory. Axis 3:I understand that there is no specific method for teaching mathematics, but this process will take place through the disclosure of the realities that are occurring in our practice through educational practices, highlighting the importance of the student's daily life to contextualize the contents, and of the dialogue and the reflective capacity of the teacher/trainer. Important to consider that throughout professional life it is important to analyze the practice in a critical, ethical and responsible way, mobilizing and producing plural, reflective, contextual and which result from learning situated in the practices of teaching and learning and becoming a teacher.
Formation of Mathematics Teachers. Professional constitution. Critical mathematics education;(Auto)Biographical Research.
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
DOCÊNCIA, CURRÍCULO E PROCESSOS CULTURAIS
Narrativas (auto)biográficas e reflexividade: contributos para a formação inicial e continuada de professores

Banca Examinadora

GEIDE ROSA COELHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO HENRIQUE PINTO Participante Externo
SANDRA KRETLI DA SILVA Docente - PERMANENTE
GEIDE ROSA COELHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer