• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
FORMАÇÃO CONTІNUАDА DOCENTE COM FOCO NА ІNCLUSÃO DE ESTUDANTES АUTІSTАS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE
MARIA ALVES DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
27/12/2023

Dentre os obstáculos enfrentados pelos educadores, a questão da capacitação é particularmente notável. Frequentemente, a capacitação inicial falha em oferecer um entendimento completo sobre a prática docente, exigindo que desafios rotineiros encontrados em sala de aula sejam abordados e resolvidos para possibilitar o processo de aprendizagem. Nesse contexto, a formação continuada representa uma chance significativa de suprir as deficiências da capacitação inicial. O objetivo geral desta dissertação foi o desenvolvimento de um produto educacional, especificamente um curso de formação continuada destinado a professores. O objetivo central do produto educacional é fornecer estratégias pedagógicas para facilitar a inclusão de estudantes com autismo na educação profissional e tecnológica. Esta pesquisa utiliza uma abordagem aplicada e qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, empregando a metodologia de pesquisa-formação. Com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos, a dissertação foi organizada em três artigos e um produto educacional. O primeiro artigo, denominado "Formação docente para uma educação inclusiva", consiste em uma revisão da literatura que explora a história da educação de indivíduos com deficiência, enfatizando os desafios da inclusão na educação profissional e tecnológica (EPT) e a importância de estratégias de formação contínua para os educadores. O segundo artigo, "Autismo e as diversas formas de aprendizagem", examina a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional. O terceiro, "Percepção docente sobre a formação continuada focada na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista", relata os achados da fase de campo da pesquisa, que visou identificar as necessidades e demandas por formação continuada em educação especial no Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac). Além disso, o artigo apresenta o desenvolvimento do curso, destacando seus principais elementos e estratégias pedagógicas. O curso, concebido como um produto educacional para um ambiente virtual, é facilmente acessível e abrangente, visando contribuir para a formação continuada dos docentes diante das demandas em constante evolução do cenário educacional atual.

Educação inclusiva;Autismo;. Formação Continuada Docente
Among the obstacles faced by educators, the issue of capacity building is particularly noteworthy. Often, initial training fails to provide a complete understanding of teaching practice, requiring routine classroom challenges to be addressed and resolved to enable the learning process. In this context, continuing education represents a significant chance to address the deficiencies of initial training. The main purpose of this dissertation was the development of an educational resource, specifically a continuing education course for teachers. The objective of the course is to provide pedagogical strategies to facilitate the inclusion of students with autism in professional and technological education. The research adopted an applied nature, with a qualitative approach, exploratory and descriptive objectives, employing the action research methodology as a theoretical foundation. In order to achieve the established objectives, the dissertation was organized into three articles and an educational resource. The first article, entitled "Teacher training for inclusive education", consists of a literature review that explores the history of the education of individuals with disabilities, emphasizing the challenges of inclusion in vocational and technological education (EFA) and the importance of continuing education strategies for educators. The second text, "Autism and the various forms of learning", examines the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the educational context. The third, "Teacher perception of continuing education focused on the inclusion of students with autism spectrum disorder", reports the findings of the field phase of the study, which aimed to identify the needs and demands for continuing education in special education at the Rio Branco Campus of the Federal Institute of Acre (IFAC). In addition, this article details the development and evaluation of a continuing education program focused on appropriate methodological practices for students with ASD, designed for a virtual learning environment, with a version adapted to the hybrid format, and systematized in the form of an educational resource.
Inclusive education;Autism;. Continuing Teacher Training
1
98
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO + PRODUTO EDUCACIONAL MARIA ALVES.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

RICARDO DOS SANTOS PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE
SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA Participante Externo
CLEDIR DE ARAUJO AMARAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM FOCO NA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer