• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA DE UMA ESCOLA DO SISTEMA S: UM ESTUDO DE CASO.
DOUGLAS CAMARGO CARVALHO
DISSERTAÇÃO
15/04/2024

Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT –, está inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, este trabalho trata de um estudo de mestrado que aborda a problemática da evasão escolar em cursos técnicos a distância, com o intuito de compreender as motivações que levam os estudantes a desistirem de seus estudos. Esta pesquisa se propõe a analisar a evasão escolar para contribuir com a construção de estratégias que aumentem a permanência dos estudantes nesse contexto educacional. A metodologia aqui adotada envolve a realização de entrevistas com ex-alunos evadidos e concluintes do curso Técnico em Qualidade EaD. Já a análise de dados foi realizada utilizandose a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), visando identificar os principais fatores que influenciaram as decisões dos referidos ex-alunos de abandonar os estudos. Os resultados obtidos destacam a complexidade e multidimensionalidade da evasão escolar nesse processo de desistência. Dentre os motivos apontados pelos ex-alunos evadidos, estão dificuldades na conciliação entre estudo e outras responsabilidades pessoais. Os resultados desta pesquisa direcionaram para a criação de um produto educacional chamado "Guia do Estudante do Técnico em Qualidade EaD", destinado a fornecer informações abrangentes aos estudantes ao longo de seu curso, com o objetivo principal de apoiar os estudantes em sua jornada acadêmica, promovendo sua permanência e sucesso. Esta pesquisa representa um passo importante na compreensão da evasão escolar em cursos técnicos a distância e abre novas perspectivas para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Evasão;Permanência;EaD;Sistema S;Educação Profissional e Tecnológica
This Master’s degree dissertation, which is hereby presented to the Postgraduate Program in Professional and Technological Education – ProfEPT (acronym in Brazilian Portuguese) –, is part of the research line Educational Practices in Professional and Technological Education (PTE). In addition, this work is a Master's degree study that addresses the problem of school dropouts in distance learning technical courses, aiming at understanding the motivations that lead students to give up their courses. This research also aims to analyze school dropout to contribute to the creation of strategies that increase the permanence of students in this educational context. The methodology adopted here involves interviews with former dropouts and graduates of the Quality Technician course. Data analysis was carried out using the content analysis proposed by Bardin (1977), aiming to identify the main factors that influenced these former students' decisions to abandon their courses. The results obtained highlight the complexity and multidimensionality of the school dropout process. Among the reasons given by former students who dropped out were difficulties in reconciling studying with other personal responsibilities. The results of this research led to the creation of an educational product called the "EaD Quality Technician Student Guide", designed to provide comprehensive information to students throughout their course, with the main objective of supporting students in their academic journey, promoting their permanence and success. This research represents an important step in understanding school dropout in distance learning technical courses and opens up new perspectives for building a more inclusive, welcoming educational environment that is conducive to students’ all-round development.
School Dropout;School Permanence;Distance Education;Five S’s Methodology;Professional and Technological Education.
1
109
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
DM Douglas Camargo.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

PATRICIA MENDES CALIXTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLA ODETE BALESTRO SILVA Participante Externo
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DO ESTUDANTE DO TÉCNICO EM QUALIDADE EAD TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer