Os impactos da gestão estratégica para o atual modelo empresarial do futebol podem promover o reconhecimento de uma proposta de modelo a partir de fatores de tomada de decisão. Mediante o exposto, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa, propor um Framework para o processo de tomada de decisão estratégica em clube empresa. Como objetivos específicos, destacam-se: a) identificar os fatores de gestão estratégica que podem influenciar o processo de tomada de decisão em clube empresa no Brasil; b) mensurar os fatores de gestão estratégica para a tomada de decisão em clube empresa; c) analisar, a partir da visão dos gestores de clube empresas, os fatores que influenciam no processo de tomada de decisão e d) desenvolver um Framework e diretrizes para a tomada de decisão estratégica em clube empresa no Brasil. A elaboração de um framework para a tomada de decisão estratégica em clubes empresariais de futebol é essencial para fornecer diretrizes sólidas baseadas em evidências (Kaplan & Norton, 1992), impulsionando a sustentabilidade financeira e a competitividade no mercado esportivo (Barney, 1991; Mintzberg, 1994). O estudo adota uma abordagem qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa foi composta de 2 fases, sendo: a) uma Revisão Sistemática de Literatura, a partir da string "Club company AND manag*" na WOS, Web Of Science e Science Direct, no período de 2010 a 2022 onde foram identificados e considerados 55 artigos, os quais foram analisados nos softwares Iramuteq e VOSViewer; b) a segunda fase, consistiu em entrevistas semiestruturadas a partir de um protocolo aplicados em 5 gestores de club empresas no Brasil. Para a etapa quantitativa, foi desenvolvido um formulário eletrônico a partir da RSL e da Literatura, o qual foi validado com 08 especialistas e aplicados em 136 clubes empresas com 35 respostas. Para análise dos dados, foi realizada uma estatística descritiva simples, correlação, covariância e ANOVA. Como principais resultados, destacam-se: A RSL revela que mais de 50% dos estudos se concentram na Europa, enquanto 25% abordam gestão estratégica e Responsabilidade Social Corporativa. Entre 2018 e 2022, houve aumento nas publicações, especialmente devido ao aumento do número de clubes. Os resultados das entrevistas revelam que os clubes empresariais adotam abordagens diversas em termos de gestão, tomada de decisões estratégicas e liderança. Nos aspectos da pesquisa survey, a região sudeste, liderada por São Paulo, estão 33% dos clubes empresas do país; outra característica importante é que os clubes detém mais de 75% do desempenho organizacional vinculado à gestão. Como principais fatores na tomada de decisão, incluem competitividade, desempenho esportivo, sustentabilidade financeira e estratégias de marketing. Conclui-se que uma gestão estratégica eficiente é essencial para a sustentabilidade financeira dos clubes no mercado esportivo brasileiro.