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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DE VENÂNCIO AIRES/RS: CONEXÕES ENTRE OS SENTIDOS DO TRABALHO E O BEM-ESTAR
DANIELLE SCHWEICKARDT
DISSERTAÇÃO
12/04/2024

As dimensões do trabalho exercem uma influência abrangente sobre a vida das pessoas, transcendendo a mera remuneração financeira. Dentre essas dimensões, ele pode desempenhar um papel significativo na promoção da autorrealização e satisfação pessoal. A presente pesquisa consistiu em investigar de que maneira diferentes facetas do trabalho influenciam o bem-estar, e como os componentes que integram o construto de bem-estar afetam a relação do sujeito com a sua ocupação. O objetivo geral deste estudo foi analisar as conexões entre as percepções do trabalho e os aspectos relacionados ao bem-estar a partir da experiência profissional das agentes comunitárias de saúde no município de Venâncio Aires/RS. Para tal, foram delineados objetivos específicos: identificar as percepções do trabalho entre as agentes comunitárias de saúde; examinar como os elementos da teoria do bem-estar são interpretados e experimentados pelas profissionais em seus contextos de trabalho; investigar as políticas públicas e legislações que promovem a formação e capacitação dos profissionais de saúde, buscando por abordagens que se aproximem de temas como desenvolvimento pessoal, bem-estar e autocuidado; explorar o potencial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Psicologia Positiva como ferramentas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, bem como o trabalho enquanto princípio educativo. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas, visando compreender como as profissionais percebem o significado do trabalho e se suas experiências profissionais contribuem para seu bemestar subjetivo, considerando esta como um construto multifacetado. Seguindo os princípios da Psicologia Positiva, foram identificados cinco elementos essenciais que compõem o construto de bem-estar: relações positivas, emoções positivas, sentido, engajamento e realização. Assim, buscou-se elucidar as possíveis interações entre o bem-estar derivado do trabalho e seus efeitos em diversas áreas da vida das profissionais. O lócus da pesquisa foi o município de Venâncio Aires/RS, na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde - EACS, composta por 46 mulheres, das quais 26 participaram do estudo. Além dos questionários online e entrevistas, a pesquisa resultou na elaboração de um Produto Educacional, sob a forma de encontros presenciais denominados "Oficinas de Bem-estar", nos quais as agentes de saúde participaram de atividades da Psicologia Positiva, palestras, discussões e práticas corporais como Yoga e Lian Gong - Ginástica Terapêutica Chinesa.

agentes comunitárias de saúde;bem-estar;Psicologia Positiva;sentidos do trabalho, trabalho como princípio educativo.
The dimensions of work exert a comprehensive influence on people's lives, transcending mere financial remuneration. Among these dimensions, it can play a significant role in promoting self-realization and personal satisfaction. The present research aimed to investigate how different facets of work influence well-being, and how the components that integrate the construct of well-being affect the individual's relationship with their occupation. The overall objective of this study was to analyze the connections between work perceptions and well-being-related aspects based on the professional experience of community health agents in the municipality of Venâncio Aires/RS. For this purpose, specific objectives were outlined: to identify work perceptions among community health agents; to examine how elements of well-being theory are interpreted and experienced by professionals in their work contexts; to investigate public policies and legislation promoting the training and qualification of health professionals, seeking approaches that align with themes such as personal development, well-being, and self-care; to explore the potential of Integrative and Complementary Health Practices and Positive Psychology as tools to promote wellbeing in the workplace, as well as work as an educational principle. Data were collected through questionnaires and interviews, aiming to understand how professionals perceive the meaning of work and whether their professional experiences contribute to their subjective well-being, considering this as a multifaceted construct. Following the principles of Positive Psychology, five essential elements that comprise the well-being construct were identified: positive relationships, positive emotions, meaning, engagement, and accomplishment. Thus, efforts were made to elucidate the possible interactions between work-derived well-being and its effects on various areas of professionals' lives. The research locus was the Community Health Agents Strategy (EACS) in the municipality of Venâncio Aires/RS, composed of 46 women, of whom 26 participated in the study. In addition to online questionnaires and interviews, the research resulted in the development of an Educational Product, in the form of faceto-face meetings called "Well-being Workshops," in which health agents participated in Positive Psychology activities, lectures, discussions, and body practices such as Yoga and Lian Gong - Chinese Therapeutic Gymnastics.
community health agents;well-being;Positive Psychology;meanings of work, work as an educational principle
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO BEM-ESTAR ACS.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

PATRICIA MENDES CALIXTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE
FERNANDA BARRETO MIELKE Participante Externo
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
OFICINAS DE BEM-ESTAR UM GUIA PRÁTICO PARA ATIVIDADES EM GRUPOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
OFICINA DE BEM-ESTAR: UM GUIA PRÁTICO PARA ATIVIDADES EM PÚBLICO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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