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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DA INCUBADORA DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE DE 2014 A 2022
REINALDO MAIA SIQUEIRA
DISSERTAÇÃO
20/03/2024

Esta dissertação traz o seguinte questionamento como problema de pesquisa: O ensino de empreendedorismo, a partir de uma experiência prática, como a vivenciada pelos alunos bolsistas na incubadora do Instituto Federal do Acre (Ifac), tem proporcionado aos alunos, uma formação capaz de desenvolver sua capacidade técnica e sistêmica, promovendo a transformação de sua realidade e de sua região? Visando trazer luz ao problema estabeleceu-se como objetivo geral, identificar a contribuição do empreendedorismo, na formação profissional dos alunos de ensino médio-técnico no âmbito da Educação profissional e Tecnológica, a partir da sua vivência como bolsista na Incubadora do Instituto Federal do Acre (Incubac/CRB). Para o alcance do objetivo fez-se necessário seguir uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para entendimento dos conceitos da Educação Profissional e Tecnológica, no que refere à educaçãotrabalho, seguido por uma pesquisa quantitativa, de natureza aplicada com objetivo exploratória descritiva, usando uma técnica de pesquisa semiestruturado, a partir do uso de um questionário, com questões fechadas e abertas para possibilitar ao participante expressar-se livremente durante seus posicionamento e assim poder identificar o papel das capacitações e experiências vividas na incubadora na formação profissional do bolsista. A análise dos dados secundários, foram realizadas por meio da observação, tabulação e verificação. Já a análise dos dados dos questionários da pesquisa, foram realizadas por meio de tabulação das informações colhidas, com uso de software Excel e do próprio Google form. Com isso construiu-se um mapeamento das informações, a partir das respostas dos ex-bolsistas, a partir dos aprendizados obtidos nas capacitações práticas na Incubadora em ensino, pesquisa e extensão e a contribuição desses aprendizados para sua vida profissional. A partir dos resultados da pesquisa foi possível elaborar um produto educacional constituído por uma proposta para um curso de Formação Inicial e Continuado (FIC), visando capacitar alunos na prática da Educação Empreendedora e negócios de impacto, para oferta no Ifac, mas podendo ser utilizado em qualquer outra unidade de ensino e mesmo fora dele.

Empreendedorismo;Incubadora de empresas;Negócios de Impacto Socioambiental;PRODUTO EDUCACIONAL
This dissertation raises the following question as a research problem: The teaching of entrepreneurship, based on practical experience, such as that experienced by scholarship students at the incubator of the Federal Institute of Acre (Ifac), has provided students with training capable of developing your technical and systemic capacity, promoting the transformation of your reality and your region? Aiming to bring light to the problem, the general objective was to identify the contribution of entrepreneurship in the professional training of secondary-technical education students within the scope of Professional and Technological Education, based on their experience as a scholarship holder at the Incubator of the Federal Institute of Acre (Incubac/CRB). To achieve the objective, it was necessary to follow a bibliographical research methodology, to understand the concepts of Professional and Technological Education, with regard to education-work, followed by quantitative research, of an applied nature with an exploratory and descriptive objective, using a semi-structured research technique, using a questionnaire, with closed and open questions to enable the participant to express themselves freely during their positioning and thus be able to identify the role of the training and experiences lived in the incubator in the scholarship holder's professional training. Secondary data analysis was carried out through observation, tabulation and verification. The analysis of data from the research questionnaires was carried out by tabulating the information collected, using Excel software and Google form itself. With this, a mapping of information was constructed, based on the responses of former scholarship holders, based on the learning obtained in practical training at the Incubator in teaching, research and extension and the contribution of these learnings to their professional life. Based on the research results, it was possible to develop an educational product consisting of a proposal for an Initial and Continuing Training course (FIC), aiming to train students in the practice of Entrepreneurial Education and impact businesses, to be offered at Ifac, but which can be used in any other teaching unit and even outside of it.
Entrepreneurship;Business incubator;Socio-environmental Impact Businesses;Educational Product
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mestrado - Reinaldo Maia Siqueira-Final completa para impressão.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

LUIS PEDRO DE MELO PLESE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIS PEDRO DE MELO PLESE Docente - PERMANENTE
CARLOS ALBERTO FRANCO DA COSTA Participante Externo
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA PROPOSTA PARA UM CURSO FIC EM EMPREENDEDORISMO EM NEGÓCIO DE IMPACTO TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
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Capes UFRN RNP
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