• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE INGRESSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DA LEI N.º 12.711/2012: UM ESTUDO DE CASO NO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES
DAIANA SCHONS
DISSERTAÇÃO
19/04/2024

Esta pesquisa aborda um tema de grande relevância social: a política de ações afirmativas para a inclusão nas instituições federais de ensino técnico e superior, com destaque para os Institutos Federais e a Lei de Cotas. O objetivo geral é compreender o processo de ingresso no Câmpus Venâncio Aires, do IFSul, a partir da perspectiva dos estudantes cotistas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de caso, e a amostra do estudo compreendeu 28 estudantes que ingressaram através das vagas reservadas pelas cotas no ano letivo de 2023 no campus Venâncio Aires, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Como instrumento de coleta de dados, destaca-se o uso de questionários, que foram analisados a partir da análise textual discursiva (ATD). O referencial teórico aborda a democratização da educação no Brasil, os desafios da educação profissional e tecnológica, os Institutos Federais e a Lei de Cotas como ferramentas para a promoção da democratização da educação no país, além da acessibilidade nos documentos e o conceito de linguagem simples. Para tanto, utilizamos como base os seguintes autores: Saviani (1989, 1996, 2005, 2019), Boto (2005), Moura (2008), Frigotto (2007), Ramos (2014) e Fischer (2019, 2020). Como resultado, a análise revelou duas categorias distintas: as "travessias" do ingresso, destacando as barreiras na informação e comunicação, além do ingresso no Instituto Federal pelas cotas em busca de uma formação omnilateral como possibilidade de uma vida melhor. A análise também serviu de subsídio para a criação do produto educacional “Guia de ingresso no IFSul pela Lei de Cotas: Lei n.º 12.711/2012”, que busca auxiliar no ingresso dos estudantes cotistas através da Lei n.º 12.711/2012.

Ingresso;Lei n.º 12.711/2012;Linguagem simples;Educação Profissional e Tecnológica;Produto educacional
This research addresses a topic of great social relevance: affirmative action policies for inclusion in federal technical and higher education institutions, with a focus on Federal Institutes and the Quota Law. The overall objective is to understand the admission process at the Venâncio Aires Campus of IFSul from the perspective of quota students. Regarding the methodology, it is a case study, and the study sample comprised 28 students who entered through quota slots in the academic year of 2023 at the Venâncio Aires campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Southern Rio Grande (IFSul). As a data collection instrument, the use of questionnaires is highlighted, which were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). The theoretical framework addresses the democratization of education in Brazil, the challenges of professional and technological education, Federal Institutes, and the Quota Law as tools for promoting the democratization of education in the country, as well as accessibility in documents and the concept of plain language. To do so, we rely on the following authors: Saviani (1989, 1996, 2005, 2019), Boto (2005), Moura (2008), Frigotto (2007), Ramos (2014), and Fischer (2019, 2020). As a result, the analysis revealed two distinct categories: the "journeys" of admission, highlighting barriers in information and communication, as well as admission to the Federal Institute through quotas in pursuit of an omnilateral formation as a possibility for a better life. The analysis also served as a basis for the creation of the educational product "Guide to admission to IFSul through the Quota Law: Law No. 12,711/2012," which aims to assist quota students in admission through Law No. 12,711/2012.
Admission;Law No. 12,711/2012;Plain language;Professional and Technological Education;Educational product
1
211
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
2024_Dissertação_DaianaSchons_.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

RENATA PORCHER SCHERER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SUZANA TREVISAN Participante Externo
RENATA PORCHER SCHERER Docente - PERMANENTE
DEISE ANDREIA ENZWEILER Participante Externo
ANDREA POLETTO SONZA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
IDENTIFICANDO OS DESAFIOS CONTÍNUOS NO PROCESSO DE INGRESSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A LEI 12.711/2012 BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer