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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PROGRAMA MULHERES MIL NO CÂMPUS VENÂNCIO AIRES DO IFSUL: HISTÓRIAS DE INCLUSÃO E EMANCIPAÇÃO DE MULHERES
GISELLE SCHWEICKARDT
DISSERTAÇÃO
15/05/2024

O presente trabalho se propõe a estudar o programa Mulheres Mil, a partir de uma análise da trajetória do programa no câmpus Venâncio Aires do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sul-rio-grandese e parte do seguinte questionamento: quais as repercussões do programa Mulheres Mil na vida das egressas, enquanto política pública educacional de inclusão e emancipação social de mulheres? O objetivo geral é investigar quais as suas repercussões, enquanto política pública de inclusão e emancipação social, na vida das egressas das turmas dos anos de 2013 a 2023 realizadas no referido câmpus. Apesar das mulheres já terem conquistado muitos direitos, ocuparem espaço no mundo do trabalho e hoje até superarem os homens no nível de escolarização, ainda vivemos em uma sociedade marcada pela desigualdade e opressão de gênero. Este estudo parte da ideia de que essa desigualdade é uma construção histórico-social e não um fator natural, o que reforça a necessidade de implementação de políticas voltadas para as mulheres. Nesse sentido, o programa Mulheres Mil é uma política pública de gênero que tem o objetivo de proporcionar inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade e representa um importante movimento para a cultura de inclusão e democratização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de analisar como a participação no Programa Mulheres Mil repercutiu na vida das mulheres e de suas famílias, identificando como ele possibilita a inclusão e a emancipação social. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa e para coletar os dados foram aplicados questionário e entrevistas semiestruturadas. Como produto educacional foi elaborado um livro de memórias com a trajetória do Programa Mulheres Mil do câmpus Venâncio Aires do IFSul, tendo em vista preservar o histórico do programa no referido câmpus e reforçar a construção da identidade social e democrática da instituição.

Programa Mulheres Mil;Políticas Públicas;Educação;Inclusão;Emancipação
This paper aims to study the Mulheres Mil program, through an analysis of the program's trajectory at the Venâncio Aires campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of southern Rio Grande do Sul. The general objective is to investigate its repercussions, as a public policy for inclusion and social emancipation, on the lives of female graduates from the classes of 2013 to 2023 held at the aforementioned campus. Despite women having achieved many rights, occupying space in the workforce, and even surpassing men in education levels today, we still live in a society marked by inequality and gender oppression. This study is based on the idea that this inequality is a socio-historical construction and not a natural factor, which reinforces the need for policies aimed at women. In this sense, the Mulheres Mil program is a gender public policy that aims to provide educational, social, and productive inclusion for women in vulnerable situations and represents an important movement towards the culture of inclusion and democratization of Professional and Technological Education in Brazil. Therefore, this study aims to analyze how participation in the Mulheres Mil Program has impacted the lives of the women and their families, identifying how it enables social inclusion and emancipation. The research is characterized as qualitative and quantitative, and data were collected using questionnaires and semi-structured interviews. As an educational product, a memoir book was developed detailing the trajectory of the Mulheres Mil Program at the Venâncio Aires campus of IFSul, aiming to preserve the program's history at this campus and reinforce the construction of the institution's social and democratic identity.
Mulheres Mil Program;Public Policy;Education;Inclusion;Emancipation
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Giselle Schweickardt.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT)

Banca Examinadora

MARIA RAQUEL CAETANO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA RAQUEL CAETANO Docente - PERMANENTE
ITAMAR LUIS HAMMES Docente - PERMANENTE
LUCIANI PAZ COMERLATTO Participante Externo
CAROLINA MENDONCA FERNANDES DE BARROS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PROGRAMA MULHERES MIL E O PAPEL SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
PROGRAMA MULHERES MIL NO CÂMPUS VENÂNCIO AIRES DO IFSUL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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