• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (30001013055P4)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS: O USO DOS VÍDEOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
RAFAEL MELOTTI
DISSERTAÇÃO
02/04/2024

As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, com as mais variadas funções, seja no trabalho, estudo ou até mesmo no lazer. Dispositivos móveis, como os celulares, estão no alcance de praticamente toda população e, com eles, a facilidade em fotografar e filmar situações do dia a dia. No entanto, é notório um despreparo para levar situações corriqueiras, como a utilização destas tecnologias, para a sala de aula por parte dos professores. Neste sentido, a dissertação tem como objetivo principal identificar os impactos de uma formação continuada de professores de matemática do município de São Roque do Canaã, no que tange à utilização de vídeos digitais como recurso didático e outras tecnologias digitais, na atuação docente. Para que esse objetivo fosse atingido, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito do uso de tecnologias no ensino de matemática, fluência tecnológica pedagógica e formação continuada de professores. Posteriormente, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa1, foi realizada uma formação continuada com os professores de matemática e professores de Atendimento Educacional Especializado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, incluindo vídeos, durante quatro encontros. Além disso, entre o terceiro e o quarto encontro, o pesquisador observou algumas aulas de professores que participaram da formação, a fim de perceber quais foram os impactos causados por ela e como isso impactou na sua docência. Os dados coletados ao longo da pesquisa foram analisados segundo as lentes da análise discursiva, constatando que a formação ofertada trouxe impactos positivos para a atuação docente e o aprimoramento da Fluência Tecnológica Pedagógica dos participantes.

Fluência Tecnológica Pedagógica. Tecnologias no Ensino de Matemática. Formação Continuada. Análise do Discurso
Technologies are increasingly present in people's daily lives, with the most varied functions, whether at work, study or even leisure. Mobile devices, such as cell phones, are within the reach of practically the entire population and, with them, the ease of photographing and filming everyday situations. However, teachers are notoriously unprepared to take everyday situations, such as the use of these technologies, into the classroom. In this sense, the main objective of the dissertation is to identify the impacts of continued training of mathematics teachers in the municipality of São Roque do Canaã, regarding the use of digital videos as a teaching resource and other digital technologies, in teaching. To achieve this objective, a literature review was carried out regarding the use of technologies in teaching mathematics, pedagogical technological fluency and continuing teacher training. Subsequently, after approval by the Ethics and Research Committee2, continued training was carried out with mathematics teachers and Specialized Educational Service teachers on the use of technologies in teaching mathematics, including videos, during four meetings. Furthermore, between the third and fourth meeting, the researcher observed some classes of teachers who participated in the training, in order to understand the impacts caused by it and how this impacted on their teaching. The data collected throughout the research were analyzed through the lens of discursive analysis, noting that the training offered had positive impacts on teaching performance and the improvement of participants' Technological Pedagogical Fluency
Pedagogical Technological Fluency. Technologies in Mathematics Teaching. Continuing Training. Speech Analysis.
1
130
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
MELOTTI2024.dissertação.pdf

Contexto

ENSINO
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
-

Banca Examinadora

VALDINEI CEZAR CARDOSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VALDINEI CEZAR CARDOSO Docente - PERMANENTE
LILIAN AKEMI KATO Participante Externo
ANA NERY FURLAN MENDES Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer