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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
SOBRE O VIVER E O SOBREVIVER: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA OS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DO IFRS - CAMPUS OSÓRIO
GABRIEL DE CASTRO TEREZA
DISSERTAÇÃO
27/05/2024

O presente trabalho teve como objetivo investigar, no período de 2022 a 2024, os sentidos e significados do trabalho para os trabalhadores terceirizados do IFRS - Campus Osório, sendo 4 serventes de limpeza, 4 vigilantes e 2 copeiras. Tal escolha surge da trajetória de vida do mestrando e encontra suas justificativas acadêmicas em dois importantes elementos: o primeiro trata do processo de precarização do trabalho que a classe trabalhadora brasileira vem enfrentando nas últimas décadas, do qual a terceirização faz parte; o segundo diz respeito às concepções de educação, de trabalho e de mundo que sustentam os Institutos Federais, concepções essas opostas ao referido fenômeno. Neste sentido, do encontro desses elementos surgem algumas provocações: esses trabalhadores terceirizados, ainda que dentro do IFRS, podem ser considerados trabalhadores precarizados? Seus relatos apontam para uma atuação profissional lúcida ou alienada? Suas concepções de mundo alcançam as contradições presentes em suas vidas? Aliás, como podemos definir um trabalhador precarizado? Quais as contradições presentes no modo de produção capitalista, em especial as que envolvem os grupos de trabalhadores mais vulneráveis? Para tentar dar conta dos desafios propostos, foi adotado no referencial teórico um posicionamento marxista de crítica ao modo de produção capitalista, no qual o autor Ricardo Antunes é colocado como figura central para discutirmos a precarização do trabalho brasileira. Já em seus aspectos metodológicos, o trabalho se apoiou sobre a perspectiva do materialismo histórico-dialético, para que, em conjunto com a hermenêutica, pudéssemos analisar e interpretar os relatos dos 10 trabalhadores entrevistados. Dessa forma, a metodologia desenhada pode ser assim resumida: tivemos posta no mundo uma tese sobre o tema, expressa na visão do trabalhadores; tivemos no referencial teórico uma visão de mundo que funciona como uma antítese a esta primeira; em cima disso, considerando os contextos materiais e históricos, tecemos nossas sínteses sobre o encontro entre esses dois. Uma vez feitas as análises e interpretações, ficou evidente que para os 10 entrevistados o trabalho assume um sentido alienado. Em suas falas é explícito o sentimento do trabalho como obrigação e necessidade, como um meio de pagar as contas e honrar compromissos assumidos, de alimentar a família e dar uma vida melhor para os filhos, ou, conforme resumido na fala de dois trabalhadores, como forma de sobreviver. Não estão presentes em seus relatos indícios que nos apontem para o trabalho como meio de (auto)realização e (auto)estima, como meio de desenvolvimento de potencialidades, talentos e paixões, como forma de expressar criatividade, de transformar a natureza e até mesmo como forma de prazer. Desse modo, a resposta ao problema de pesquisa se mostrou condizente com o referencial teórico trazido para discutir a temática do trabalho. As considerações apresentadas aqui, entretanto, não são tão óbvias quanto podem parecer, de modo que a íntegra das entrevistas e da discussão dos dados expõem uma realidade mais complexa e que, por isso, merecem ser conferidas. Por fim, como fruto desta pesquisa, foi realizada a elaboração, aplicação e validação de um vídeo animado, produto educacional destinado aos trabalhadores terceirizados de Institutos Federais, cujo tema central é a consciência de classe.

sentidos do trabalho;significados do trabalho;trabalhadores terceirizados;precarização do trabalho;educação profissional e tecnológica
The present study aimed to investigate, from 2002 to 2024, the meanings and significance of work for the outsourced workers of IFRS - Campus Osório, including 4 cleaning staff, 4 security guards, and 2 kitchen assistants. This choice stems from the life trajectory of the master's student and finds its academic justifications in two important elements: the first concerns the process of work precarization that the Brazilian working class has been facing in recent decades, of which outsourcing is a part; the second relates to the conceptions of education, work, and the world that support the Federal Institutes, conceptions that are opposed to the aforementioned phenomenon. In this sense, from the encounter of these elements, some provocations arise: can these outsourced workers, even within IFRS, be considered precarized workers? Do their reports point to a lucid or alienated professional performance? Do their worldviews reach the contradictions present in their lives? Moreover, how can we define a precarized worker? What are the contradictions present in the capitalist mode of production, especially those involving the most vulnerable groups of workers who perform socially less valued work? In an attempt to address the proposed challenges, a Marxist position of criticism of the capitalist mode of production was adopted in the theoretical framework, where the author Ricardo Antunes is placed as a central figure for discussing Brazilian labor precarization. As for its methodological aspects, the work relied on the perspective of historical-dialectical materialism, so that, combined with hermeneutics, we could analyze and interpret the accounts of the 10 workers interviewed. Thus, the designed methodology can be summarized as follows: a thesis on the theme was put into the world, expressed in the workers' view; in the theoretical framework, there was a worldview that functions as an antithesis to this first one; based on this, considering the material and historical contexts, we wove our syntheses about the encounter between these two. Once the analyses and interpretations were made, it became evident that for the 10 interviewees, work takes on an alienated sense. In their speeches, the feeling of work as an obligation and necessity is explicit, as a means of paying bills and honoring commitments, feeding the family, and providing a better life for their children, or, as summarized in the words of two workers, as a means of survival. There are no indications in their reports that point to work as a means of (self) realization and (self) esteem, as a means of developing potentials, talents, and passions, as a way to express creativity, to transform nature, and even as a form of pleasure. Thus, the response to the research problem proved to be consistent with the theoretical framework brought to discuss the theme of work. The considerations presented here, however, are not as obvious as they may seem, so the entirety of the interviews and the discussion of the data expose a more complex reality that deserves to be considered. Finally, as a result of this research, the elaboration, application, and validation of an animated video were carried out, an educational product aimed at outsourced workers of Federal Institutes, whose central theme is class consciousness.
meanings of work;significance of work;outsourced workers;precarization of labor;professional and technological education
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Gabriel de Castro Tereza.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

LUCIANA NEVES LOPONTE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA Participante Externo
DOMINGOS LEITE LIMA FILHO Participante Externo
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
LUCIANA NEVES LOPONTE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AFONSO E SOFIA CONHECEM A CONSCIÊNCIA DE CLASSE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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