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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES PARA O INCENTIVO À LEITURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
VIVIAN IRACEMA MARQUES RITTA
DISSERTAÇÃO
14/06/2024

Esta pesquisa para uma dissertação de mestrado pretende mapear as principais Tecnologias Assistivas (TA) que podem ser utilizadas em bibliotecas escolares para incentivar a leitura de estudantes com deficiência no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). Além disso, analisa a contribuição do bibliotecário, na prática da leitura dos estudantes com deficiência e compreende como o bibliotecário utiliza recursos de tecnologia assistiva para incentivar esses estudantes à leitura. O referencial teórico destaca a importância da integração de Tecnologias assistivas para garantir a equidade no acesso à informação e promover a leitura inclusiva. A metodologia incluiu a realização de questionários e entrevistas com bibliotecários do IFSul, e a análise dos dados coletados dos questionários e entrevistas envolve a identificação de padrões, temas e categorias emergentes, bem como a compreensão das representações e significados atribuídos pelos bibliotecários às questões relacionadas à utilização de Tecnologias Assistivas e ao incentivo à leitura de estudantes com deficiência. Com base nos resultados dos questionários e entrevistas realizadas com os bibliotecários do IFSul, observou-se que a maioria dos profissionais demonstrou familiaridade com Tecnologias Assistivas, como leitores de tela e audiobooks. Essas ferramentas foram reconhecidas como facilitadoras do acesso a diferentes tipos de conteúdo, desempenhando um papel fundamental na promoção da leitura para estudantes com deficiência. Os bibliotecários se perceberam como agentes de inclusão, adotando estratégias, como sessões personalizadas e parcerias com educadores especializados para incentivar a participação desses estudantes. Além disso, foi identificado que a maioria dos alunos com deficiência não utiliza a biblioteca regularmente, recorrendo a ela ocasionalmente para a retirada de livros ou para estudo, preferencialmente em locais destinados a essas atividades. Esses resultados ressaltam a importância de aprimorar as práticas inclusivas nas bibliotecas escolares para garantir o acesso equitativo à informação e promover a leitura entre os estudantes com deficiência. Ao final foi desenvolvido um guia sobre Tecnologias Assistivas (TA) como um produto educacional destinado aos bibliotecários do Sistema de Bibliotecas do IFSul, que tem por objetivo fornecer orientações e recursos para bibliotecários do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, com o escopo de promover a inclusão e igualdade de oportunidades no ambiente educacional, especialmente no contexto do Ensino Médio Integrado.

Tecnologia assistiva;Bibliotecas escolares;Inclusão;Leitura;Educação Profissional e Tecnológica
This research for a master's dissertation aims to map the main Assistive Technologies (AT) that can be used in school libraries to encourage reading among students with disabilities at the Federal Institute of Southern Rio Grande (IFSul). Additionally, it analyzes the librarian's contribution to the reading practice of students with disabilities and understands if and/or how the librarian uses assistive technology resources to encourage these students to read. The results of the theoretical framework highlight the importance of integrating assistive technologies to ensure equity in access to information and promote inclusive reading. The methodology included conducting questionnaires and interviews with librarians from IFSul, and the analysis of the collected data from the questionnaires and interviews involves identifying patterns, themes, and emerging categories, as well as understanding the representations and meanings attributed by librarians to issues related to the use of assistive technologies and the encouragement of reading among students with disabilities. Based on the results of the questionnaires and interviews conducted with IFSul librarians, it was observed that the majority of professionals demonstrated familiarity with assistive technologies, such as screen readers and audiobooks. These tools were recognized as facilitators of access to different types of content, playing a fundamental role in promoting reading for students with disabilities. Librarians perceived themselves as agents of inclusion, adopting strategies such as personalized sessions and partnerships with specialized educators to encourage the participation of these students. Additionally, it was identified that the majority of students with disabilities do not regularly use the library, resorting to it occasionally for book borrowing or study, preferably in locations designated for these activities. These results emphasize the importance of enhancing inclusive practices in school libraries to ensure equitable access to information and promote reading among students with disabilities. Furthermore, a guide on Assistive Technologies (AT) was developed as an educational product aimed at librarians of the Library System of IFSul, which aims to provide guidance and resources for librarians of the Library System of the Federal Institute of Southern Rio Grande, with the scope of promoting inclusion and equal opportunities in the educational environment, especially in the context of Integrated High School.
Assistive technology;School libraries;Inclusion;Reading;Professional and Technological Education
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Vivian_Revisada_Pós_Banca.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

RENATA PORCHER SCHERER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Participante Externo
RENATA PORCHER SCHERER Docente - PERMANENTE
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BIBLIOTECÁRIO INCLUSIVO: GUIA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) PARA ESTIMULAR A LEITURA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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