• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL
FERNANDA MAURENTE MACHADO
DISSERTAÇÃO
15/05/2024

Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, que teve por finalidade mapear e descrever os saberes docentes necessários para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado. O objetivo geral deste estudo foi mapear e descrever os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física, a fim de efetivar a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado, dando ênfase ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em termos metodológicos, com uma abordagem qualitativa, o estudo privilegiou a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Educação Física que atuam no Instituto Federal Sulrio-grandense. Como procedimento para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. O referencial teórico do estudo aborda os saberes docentes e a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica. Utilizamos como base os seguintes autores: Saviani (2007), Ciavatta (2005), Ramos (2008, 2011), Frigotto (2009, 2014), Boscatto (2017), Lima, Ramos e Silva (2020). Como resultados, com a análise dos dados obtidos no questionário e nas entrevistas, foram identificadas três categorias: os Saberes da Formação, os Saberes da Experiência e os Saberes dos Desafios. Por fim, a partir dos dados levantados com a pesquisa, foi possível elaborar um produto educacional voltado aos docentes de Educação Física do Ensino Médio Integrado que oferece sugestões de esportes adaptados e inclusivos.

Educação Física;saberes docentes;inclusão;ensino médio integrado
This work presents a master's degree research, which aimed to address the teaching knowledge necessary to promote the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes in Integrated High School. The general objective of this study was to map and describe the teaching knowledge mobilized by Physical Education teachers, in order to effect the inclusion of students with disabilities in Integrated High School, with emphasis on the ‘Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense’. In methodological terms, with a qualitative approach the study privileged the application of questionnaires and interviews with Physical Education teachers, who work at the ‘Instituto Federal Sul-rio-grandense’. As a procedure for data analysis, Discursive Textual Analysis was used. The theoretical framework of the study addresses teaching knowledge and the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes in Integrated High School Professional and Technological Education. We used the following authors as a basis: Saviani (2007), Ciavatta (2005), Ramos (2008, 2011), Frigotto (2009, 2014), Boscatto (2017), Lima, Ramos e Silva (2020). As a result, with the analysis of data obtained in the questionnaire and interviews, three categories were identified, namely Training Knowledge, Experience Knowledge and Challenge Knowledge.Finally, based on the data collected from the research, it was possible to develop an educational product aimed at Physical Education teachers in Integrated High School. The educational product offers suggestions for adapted and inclusive sports.
Physical Education;teaching knowledge;inclusion;integrated high school
1
85
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
MAURENTE, Fernanda_dissertação__versão-final__2024.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

RENATA PORCHER SCHERER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
RENATA PORCHER SCHERER Docente - PERMANENTE
MARCIA FERNANDA DE MELLO MENDES Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer