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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO ACRE: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE
JAKSILANDE ARAUJO DE LIMA
DISSERTAÇÃO
25/03/2024

O presente estudo se situa no campo da educação profissional e tecnológica e realiza uma investigação sobre a verticalização do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco, buscando apreender como os caminhos da verticalização se apresentam nos documentos oficiais da instituição. A pesquisa ocorreu a partir de buscas efetuadas junto aos documentos regulatórios gerais produzidos pelo Ifac, bem como aos projetos pedagógicos de cursos de nível médio e graduação. A definição do período do estudo corresponde ao ano em que cada documento foi produzido, levando em conta aqueles que ainda se encontram vigentes. Sua importância como objeto de estudo se justifica por se tratar de uma temática de significativa relevância para a instituição, haja vista a permanente necessidade de revisão da legislação educacional em todos os níveis. No que se refere à metodologia, adota-se a leitura qualitativa dos documentos, através da qual chega-se à análise do conceito de verticalização, observando pelo menos, quatro etapas. A primeira, dedicada à história da Rede Federal de Educação Profissional, dando-se destaque ao Instituto Federal do Acre, envolve a pesquisa bibliográfica e documental. A segunda, aborda os possíveis caminhos da verticalização e a trajetória do ensino técnico e tecnológico. A terceira é uma análise de documentos gerais da instituição, tal como seu regulamento interno. Por fim, a quarta etapa contém um estudo sobre os projetos curriculares de cursos de ensino médio e graduação. Ao final do processo investigativo será apresentado como produto da pesquisa uma cartilha, que pretende ser direcionada aos estudantes do Ifac, para que possam compreender o que é verticalização e como acessar seus benefícios.

Educação Profissional e Tecnológica;Eixo Tecnológico;Itinerário Formativo
The present study is located in the field of professional and technological education and carries out an investigation into the verticalization of teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre – Ifac, Campus Rio Branco, seeking to understand how the paths of verticalization are presented in the documents institution officials. The research took place based on searches carried out in general regulatory documents produced by Ifac, as well as pedagogical projects for secondary and undergraduate courses. The definition of the study period corresponds to the year in which each document was produced, taking into account those that are still in force. Its importance as an object of study is justified because it is a topic of significant relevance to the institution, given the permanent need to review educational legislation at all levels. Regarding the methodology, a qualitative reading of the documents is adopted, through which the analysis of the concept of verticalization is achieved, observing at least four stages. The first, dedicated to the history of the Federal Professional Education Network, highlighting the Federal Institute of Acre, involves bibliographic and documentary research. The second addresses the possible paths of verticalization and the trajectory of technical and technological education. The third is an analysis of the institution's general documents, such as its internal regulations. Finally, the fourth stage contains a study on the curricular projects of high school and undergraduate courses. At the end of the investigative process, a booklet will be presented as a research product, which intends to be aimed at Ifac students, so that they can understand what verticalization is and how to access its benefits.
Professional and Technological Education;Technological Axis;Training Itinerary
1
74
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_A Verticalização do Ensino Técnico e Tecnológico no Acre Jaksilande Araújo de Lima.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

LUIS PEDRO DE MELO PLESE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO RAIMUNDO ALVES NETO Participante Externo
DIEGO VIANA MELO LIMA Docente - PERMANENTE
LUIS PEDRO DE MELO PLESE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
VERTICALIZAÇÃO: UMA CARTILHA PARA COMPREENDER O CONCEITO E SEUS BENEFÍCIOS NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
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  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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