A presente pesquisa teve como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente no Curso Técnico em Serviços Jurídicos, modalidade subsequente/concomitante, do IF Sudeste MG-Campus Rio Pomba, na perspectiva das práticas avaliativas realizadas pelos docentes. O embasamento teórico da pesquisa englobou uma análise da EPT, com destaque nos cursos subsequentes dessa modalidade de ensino. Paralelamente, discutiu-se a importância da avaliação da aprendizagem, que se configura como formativa, diagnóstica, dialógica e processual. O objetivo foi estabelecer uma conexão entre a EPT e a avaliação da aprendizagem sob uma ótica de formação integral do indivíduo para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. A fundamentação teórica teve como referência Saviani, Frigoto, Luckesi, Hoffmann, Vasconcellos, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva. O processo de pesquisa se iniciou com a fase documental, na qual foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os Planos de Ensino dos docentes. Essa etapa concentrou-se na busca de informações acerca da avaliação da aprendizagem. Posteriormente, abordaram-se os dados qualitativos provenientes das entrevistas conduzidas com os docentes do curso. A análise de conteúdo, fundamentada na metodologia proposta por Bardin, conduziu a identificação de três categorias: percepção dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem, percepção sobre o processo de ensino e avaliação para os estudantes-trabalhadores e instrumentos avaliativos e de coletas de dados. A análise do PPC revelou a presença de avaliações contínuas e diversificadas, embora sem detalhes claros sobre a prática dessas avaliações. Por outro lado, o documento apresenta regras minuciosas para as avaliações somativas. Já os Planos de Ensino revelaram que os docentes incorporam recursos didáticos como instrumentos avaliativos. No entanto, destaca-se a presença de subjetividade, especialmente na avaliação da aprendizagem, com informações que carecem de clareza, comprometendo a comunicação entre professor e aluno. A análise das categorias revelou que os docentes demonstram comprometimento em entender as necessidades dos estudantes que trabalham, reconhecendo desafios como limitações de tempo. Contudo, há uma dicotomia nas percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem, na qual existem simultâneos conceitos do ato de examinar e do ato de avaliar, indicando falta de compreensão plena sobre a avaliação da aprendizagem. Os instrumentos de avaliação e de coleta de dados investigados refletem essa dualidade, com ênfase na prova. A falta de tratamento adequado do diagnóstico e planejamento pós-atividades também é evidente, sugerindo lacunas nas práticas avaliativas dos docentes. Finalmente, foram elaborados, como produto educacional, vídeos animados que abordaram a avaliação da aprendizagem, de forma lúdica dentro dos conceitos contemporâneos, que foram avaliados pelos docentes dos cursos.