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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS
WANDREIA DE PAULA LIMA
DISSERTAÇÃO
01/04/2024

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente no Curso Técnico em Serviços Jurídicos, modalidade subsequente/concomitante, do IF Sudeste MG-Campus Rio Pomba, na perspectiva das práticas avaliativas realizadas pelos docentes. O embasamento teórico da pesquisa englobou uma análise da EPT, com destaque nos cursos subsequentes dessa modalidade de ensino. Paralelamente, discutiu-se a importância da avaliação da aprendizagem, que se configura como formativa, diagnóstica, dialógica e processual. O objetivo foi estabelecer uma conexão entre a EPT e a avaliação da aprendizagem sob uma ótica de formação integral do indivíduo para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. A fundamentação teórica teve como referência Saviani, Frigoto, Luckesi, Hoffmann, Vasconcellos, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva. O processo de pesquisa se iniciou com a fase documental, na qual foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os Planos de Ensino dos docentes. Essa etapa concentrou-se na busca de informações acerca da avaliação da aprendizagem. Posteriormente, abordaram-se os dados qualitativos provenientes das entrevistas conduzidas com os docentes do curso. A análise de conteúdo, fundamentada na metodologia proposta por Bardin, conduziu a identificação de três categorias: percepção dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem, percepção sobre o processo de ensino e avaliação para os estudantes-trabalhadores e instrumentos avaliativos e de coletas de dados. A análise do PPC revelou a presença de avaliações contínuas e diversificadas, embora sem detalhes claros sobre a prática dessas avaliações. Por outro lado, o documento apresenta regras minuciosas para as avaliações somativas. Já os Planos de Ensino revelaram que os docentes incorporam recursos didáticos como instrumentos avaliativos. No entanto, destaca-se a presença de subjetividade, especialmente na avaliação da aprendizagem, com informações que carecem de clareza, comprometendo a comunicação entre professor e aluno. A análise das categorias revelou que os docentes demonstram comprometimento em entender as necessidades dos estudantes que trabalham, reconhecendo desafios como limitações de tempo. Contudo, há uma dicotomia nas percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem, na qual existem simultâneos conceitos do ato de examinar e do ato de avaliar, indicando falta de compreensão plena sobre a avaliação da aprendizagem. Os instrumentos de avaliação e de coleta de dados investigados refletem essa dualidade, com ênfase na prova. A falta de tratamento adequado do diagnóstico e planejamento pós-atividades também é evidente, sugerindo lacunas nas práticas avaliativas dos docentes. Finalmente, foram elaborados, como produto educacional, vídeos animados que abordaram a avaliação da aprendizagem, de forma lúdica dentro dos conceitos contemporâneos, que foram avaliados pelos docentes dos cursos.

Avaliação da aprendizagem;Educação Profissional;Cursos Subsequentes
The present research aimed to analyze the evaluation of learning in Professional and Technological Education (EPT), specifically in the Technical Course in Legal Services, subsequent/concurrent modality, at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, from the perspective of the evaluation practices carried out by teachers. The theoretical basis of the research encompassed an analysis of EPT, which highlighted the subsequent courses of this teaching modality. At the same time, the importance of learning assessment was discussed, which is configured as formative, diagnostic, dialogical and procedural. The objective was to establish a connection between EPT and learning assessment, from the perspective of integral training of the individual to face the challenges of the world of work. The theoretical foundation was based on Saviani, Frigoto, Luckesi, Hoffmann, Vasconcellos, among others. This is a qualitative research of an exploratory and descriptive nature. The research process began with the documentary phase, in which the Course Pedagogical Project (PPC) and the teachers' Teaching Plans were analyzed. This stage focused on searching for information about learning assessment. Subsequently, qualitative data from interviews conducted with course teachers were addressed. Content analysis, based on the methodology proposed by Bardin, led to the identification of three categories: perception about learning assessment, perception about the teaching and evaluation process for student workers and evaluation and data collection instruments. The PPC analysis revealed the presence of continuous and diverse assessments, although without clear details about the practice of these assessments. On the other hand, the document presents detailed rules for summative assessments. The Teaching Plans revealed that teachers incorporate teaching resources as evaluation instruments. However, the presence of subjectivity stands out, especially in the assessment of learning, with information that lacks clarity, compromising communication between teacher and student. The analysis of the categories made it possible to detect that teachers demonstrate commitment to understanding the needs of working students, recognizing challenges such as time limitations. However, there is a dichotomy in teachers' perceptions about learning assessment, where there are simultaneous concepts of the act of examining and the act of evaluating, indicating a lack of full understanding of learning assessment. Assessment and data collection instruments reflect this duality, with an emphasis on testing. The lack of adequate treatment of diagnosis and post-activity planning is also evident, suggesting gaps in teachers' evaluation practices. Finally, as an educational product, animated videos were created that addressed the assessment of learning, in a playful way within contemporary concepts, which were evaluated by the course.
Learning assessment;Professional education;Subsequent Courses
1
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Wandreia.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

MARCOS PAVANI DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSSARA BAZILIO DE SOUZA BICALHO Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 2

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A EPT: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
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