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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO IFPA: uma análise a partir dos padrões da ALA
SIMONE DE FATIMA RODRIGUES DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
11/03/2024

A pesquisa explora o papel da competência em informação no ambiente escolar, crucial para preparar os alunos para a sociedade informacional com habilidades ligadas ao acesso, a recuperação e uso da informação sob diversas fontes, de forma eficiente, eficaz e ética. Tornando-se dessa forma de responsabilidade da escola e instituições educacionais a promoção e o desenvolvimento dessa Competência. Para tanto, busca-se identificar como esta competência está disposta nas legislações educacionais brasileiras, apresentou-se a seguinte questão de pesquisa: Como demonstrar a Competência em Informação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará? Como Objetivo Geral: Identificar associações entre os padrões de desenvolvimento da CoInfo para estudantes de escolas e as competências elencadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Calcados nos seguintes Objetivos específicos: conectar a teoria da Competência em Informação com o papel das bibliotecas na educação; estruturar um checklist com elementos da competência em informação para o ensino médio; identificar nos objetivos dos Projetos Político-pedagógicos dos Cursos de Técnicos em Meio Ambiente as habilidades necessárias que os alunos precisam desenvolver e relaciona-las a competência em informação. Metodologicamente a pesquisa se apresenta com um caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa de natureza básica. Tem como objeto de estudo os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente do integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, objetivando investigar a competência em informação nestes documentos, bem como suas implicações em contextos de bibliotecas, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica e a Documental. Sobre o estudo bibliográfico, este possibilitou entender a relação histórica entre a Competência em Informação no contexto das bibliotecas, e no contexto educacional, bem como foi possível gerar um Checkilist da CoInfo para checagem dos Projetos Político-Pedagógicos. No estudo documental foram realizados, a identificação das habilidades da CoInfo com base no checklist nos objetivos descritos nos Projetos Político-Pedagógicos, posterior gerou-se um campo de habilidades entorno dos Padrões de Competência em Informação para o Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, ainda nos Projetos Político-Pedagógicos realizou-se a verificação nas estratégias pedagógicas com foco na busca, seleção, organização, avaliação e uso da informação. Sobre a interface resultante da CoInfo proposto na formação destes profissionais, foi possível detectar que o campo maior foi gerado em torno do padrão 'Usar' a informação, em seguido, observou-se o padrão 'participar efetivamente de grupos para buscar e gerar informações' na sequência o padrão 'avaliar'. Nas 'estratégias pedagógicas= realizou-se a frequência de palavras relacionadas: a busca, seleção, organização, avaliação e uso da informação, constatando que o 'Uso' e a 'Avaliação', são habilidades que se sobressaíram, determinando um alinhamento entre o perfil profissional e as atividades propostas aos alunos.

Competência em Informação;Bibliotecas;Educação;Projeto Político- pedagógicos
The research explores the role of information competence in the school environment, which is crucial for preparing students for the information society with skills linked to accessing, retrieving and using information from a variety of sources in an efficient, effective and ethical way. It is therefore the responsibility of schools and educational institutions to promote and develop this competence. In order to identify how this competence is laid out in Brazilian educational legislation, the following research question was posed: How is Information Competence demonstrated in the Pedagogical Projects of the Environmental Technical Courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará? General Objective: To identify associations between CoInfo development standards for school students and the competences listed in the Pedagogical Projects of the Integrated Environment Technical Courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará. Based on the following specific objectives: to connect the theory of Information Competence with the role of libraries in education; to structure a checklist with elements of information competence for secondary schools; to identify the necessary skills that students need to develop and relate them to information competence in the objectives of the Political-Pedagogical Projects of the Technical Courses in the Environment. Methodologically, the research is descriptive, with a basic qualitative approach. Its object of study is the Political-Pedagogical Projects of the Integrated Environmental Technical Courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, with the aim of investigating information competence in these documents, as well as their implications in library contexts, based on the following methodological procedures: bibliographic and documentary research. The bibliographic study made it possible to understand the historical relationship between Information Competence in the context of libraries and in the educational context, and it was also possible to generate a CoInfo Checklist to check the Political-Pedagogical Projects. In the documentary study, the CoInfo skills were identified based on the checklist in the objectives described in the Political-Pedagogical Projects, then a field of skills was generated around the Information Competence Standards for the Technical Course in the Environment of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, and in the Political-Pedagogical Projects, the pedagogical strategies were verified with a focus on the search, selection, organization, evaluation and use of information. Regarding the interface resulting from the CoInfo proposed in the training of these professionals, it was possible to detect that the largest field was generated around the standard "Use" information, followed by the standard "participate effectively in groups to search for and generate information" and then the standard "evaluate". In "pedagogical strategies", the frequency of words related to the search, selection, organization, evaluation and use of information was calculated, showing that "Use" and "Evaluation" are skills that stand out, determining an alignment between the professional profile and the activities proposed to students.
Information Competence;Libraries;Education;Political-pedagogical project
1
83
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_simone_3 assinado pdfA.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
INTERINSTITUCIONAL [01/10/2018- ]: PROCAD Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável

Banca Examinadora

ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA SANTOS Docente - PERMANENTE
HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
DJULI MACHADO DE LUCCA Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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