• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
MODELO DE ANÁLISE DOCUMENTAL EM REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PELA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: Um estudo nos quadrinhos de Mauricio de Sousa
MURILO FONSECA BAIA
DISSERTAÇÃO
26/03/2024

A pesquisa tem como tema de investigação encontrar uma forma de representar as singularidades do texto narrativo de ficção do gênero histórias em quadrinhos (HQs) no contexto da organização da informação. O cenário encontrado consiste no tratamento superficial dado aos quadrinhos no momento da análise documental, e isso implica em representações somente centradas na sua forma (gênero), mas sem explicitar o conteúdo (assunto) dessas obras. É nesse contexto que surgiu o seguinte Problema da pesquisa: qual seria a melhor forma para realização da identificação de assuntos para indexação em revistas de histórias em quadrinhos no âmbito da ciência da informação? O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a análise documental em revistas de histórias em quadrinhos por meio da elaboração de um modelo que se adeque às suas singularidades para a realização da leitura documental desse gênero no âmbito da Organização da informação; e como Objetivos específicos busca-se: a) Apresentar os conceitos e definições de análise documental e indexação, e aportando sobre a ideia de modelos de leitura documentária; b) Situar os fundamentos teóricos da Análise do Discurso de matriz Francesa e consequentemente da Análise do Discurso Literário como método de pesquisa; c) Demonstrar o modelo de leitura documentária para HQs para a aplicação da Análise do discurso Literário, para fins de retirada de termos para indexação e representação de HQs em unidades de informação; d) Levantar os assuntos/temas encontrados com a aplicação do modelo de leitura documentária nos quadrinhos da Turma da Mônica. A Metodologia aplicada neste trabalho se caracteriza como bibliográfica utilizada no referenciamento teórico, precedida da experimentação do modelo de leitura nas HQs de Mauricio de Sousa intituladas de: HQ Turma da Mônica cuidando do mundo (2012) e HQ Turma da Mônica a gente se entende (2008), por meio das etapas de: 1-aplicação das perguntas norteadoras criadas com base nas ideias força do discurso literário de Maingueneau (2016) em paralelo com as categorias da Análise do discurso de Orlandi (2008); 2- Aplicação do modelo de leitura documentária para HQs para extração de termos/assuntos. E como Resultado da aplicação deste modelo foi possível identificar na HQ Turma da Mônica cuidando do mundo (2012) o encontro de cinco (5) temas/assuntos, enquanto na HQ Turma da Mônica a gente se entende (2008) que se subdivide em três histórias foi possível recuperar dez (10) temas/assuntos. Conclui-se, com base nesta experimentação, que o modelo de leitura documentária para HQs pode ser aplicado visando um melhor entendimento do texto e identificação de conceitos para a indexação e representação dessas obras. E essa conclusão só se tornou possível devido à comprovação por meio das etapas de aplicação realizadas nas revistas analisadas e pela quantidade de temas/assuntos que foram levantados. Vale lembrar que, por se tratar de uma experimentação de uma proposição de Modelo de Leitura, é um modelo passível de modificações e aprimoramentos, especialmente se aplicados em bibliotecas ou unidades de informação que detenham esse tipo de obra em seus acervos.

análise do discurso literário;histórias em quadrinhos;análise documental;modelos de leitura documentária;representação da informação
The research theme is to find a way of representing the singularities of the narrative fiction text of the comic book genre in the context of information organization. The scenario found consists of the superficial treatment given to comics at the time of documentary analysis, and this implies representations only centered on their form (genre), but without making explicit the content (subject) of these works. It is in this context that the following research problem arose: what would be the best way to identify subjects for indexing comic books in the field of information science? The general objective of this research is to contribute to the documentary analysis of comic books by developing a model that adapts to their singularities in order to carry out documentary reading of this genre within the scope of Information Organization; and the specific objectives are to: a) Present the concepts and definitions of documentary analysis and indexing, and contribute to the idea of documentary reading models; b) Situate the theoretical foundations of French matrix Discourse Analysis and consequently of Literary Discourse Analysis as a research method; c) To demonstrate the model of documentary reading for comics for the application of Literary Discourse Analysis, for the purposes of removing terms for indexing and representing comics in information units; d) To survey the issues/themes found with the application of the model of documentary reading in the Turma da Mônica comics. The Methodology applied in this work is characterized as bibliographical, used for theoretical referencing, preceded by experimentation with the reading model in Mauricio de Sousa's comics entitled: HQ Turma da Mônica cuidando do mundo (2012) and HQ Turma da Mônica a gente se entende (2008), through the stages of: 1- application of the guiding questions created based on Maingueneau's (2016) ideas of literary discourse in parallel with Orlandi's (2008) categories of discourse analysis; 2- application of the documentary reading model for comics to extract terms/subjects. As a result of applying this model, it was possible to identify five (5) themes/subjects in the comic Monica's Gang Caring for the World (2012), while ten (10) themes/subjects were recovered in the comic Monica's Gang We Understand Each Other (2008), which is subdivided into three stories. Based on this experimentation, it can be concluded that the documentary reading model for comics can be applied in order to better understand the text and identify concepts for indexing and representing these works. It is worth remembering that, as this is an experiment with a proposed Reading Model, it is a model that can be modified and improved, especially if applied in libraries or information units that hold this type of work in their collections.
literary discourse analysis;comics;document analysis;documentary reading models;information representation
1
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO MURILO FONSECA BAIA 1 (versão final corrigida e assinada)_pdfA.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
ORG-PESQUISA [01/09/2019- ] (João Batista): Análise do discurso literário: proposta metodológica para a análise documental de contos

Banca Examinadora

JOAO BATISTA ERNESTO DE MORAES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO GOMES CANDIDO Docente - PERMANENTE
JOAO BATISTA ERNESTO DE MORAES Docente - PERMANENTE
GRACY KELLI MARTINS GONCALVES Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer