• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
DELES, POR ELES, PARA ELES: a organização da informação do acervo digital do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena (CDPI) da Comissão Pró Indígenas do Acre (CPI/Acre)
MAIKA RODRIGUES AMORIM
DISSERTAÇÃO
28/03/2024

O objetivo desta dissertação foi analisar o acervo digital do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena (CDPI) disponível no website da Comissão Pró Indígenas do Acre (CPI/Acre), a partir da Organização da Informação. A delimitação do tema está pautada na necessidade de discutir as formas de organização e representação da informação a respeito da temática indígena e, assim, poder contribuir com estudos decoloniais no campo da Ciência da Informação (CI). O interesse pelo tema surgiu por compreender a relevância da discussão da temática no campo teórico-metodológico e interdisciplinar da CI. Ressalto ainda que tal interesse advém das minhas raízes ancestrais, pois vivi parte da minha infância e juventude em Sítio Novo, Maranhão, ladeada pelas terras indígenas do povo Krikatí. Além disso, o contato profissional com os povos indígenas despertou em mim o desejo de estudar a temática, visto que trabalho com projetos direcionados a esses povos. Assim, o problema de pesquisa está estruturado a partir da seguinte questão: como ocorre a organização e representação da informação no acervo digital do CDPI disponível no website da CPI/Acre? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foi identificada a produção de conhecimento científico referente à organização e representação da informação indígena e decolonialidade na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). O período de intervalo das publicações foi delimitado de 2003 a 2023, utilizando os termos em português. O método foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e Análise Documental (AD). A Análise Documental feita por meio da fase analítica me permitiu usar a leitura técnica para identificar os pontos principais do documento. A organização da análise foi realizada da seguinte forma: identificação de documentos disponíveis no acervo digital do CDPI, identificação das categorias documentais disponíveis, seleção e organização das categorias documentais para análise. Como resultados, identifiquei: na RSL, apesar da BRAPCI ser uma base de referência para estudos na área da CI, apresentou-se como uma limitação ao presente estudo pelo número restrito de fontes de informação e falhas no preenchimento dos campos, gerando incompletudes nos registros e duplicidade nos resultados, apresentando viés na identificação da produção de conhecimento científico referente à temática desta dissertação. Concluo que a originalidade e expressividade estética das publicações editadas pela CPI/Acre representa uma experiência significativa na construção de uma perspectiva decolonial de organização do conhecimento, em particular dos saberes produzidos e transmitidos pelas comunidades indígenas amazônicas acreanas. Os processos técnicos responsáveis por analisar, representar e possibilitar a recuperação das informações ainda não contemplam as singularidades de formas de registro informacional distintas das formas conhecidas e reconhecidas no campo científico ocidental. Observo que na produção científica em geral e na CI, em particular, há diversos desafios a serem superados no sentido de construir uma ciência mais plural e dialógica, aberta a outras possibilidades de elaboração, registro e transmissão de saberes. Além de contribuir com essa reflexão, espero que este estudo sirva de inspiração para novas pesquisas sobre as lacunas, contradições e assimetrias envolvendo esse processo.

organização da informação indígena;representação da informação indígena;povos indígenas;Comissão Pró Indígenas do Acre;decolonialidade - colonialidade
The objective of this dissertation was to analyze the digital collection of the Indigenous Documentation and Research Center (CDPI) available on the website of the Pro-Indigenous Commission of Acre (CPI/Acre), from the Information Organization. The delimitation of the theme is based on the need to discuss the forms of organization and representation of information regarding indigenous themes and, thus, be able to contribute to decolonial studies in the field of Information Science (IS). The interest in the topic arose due to understanding the relevance of discussing the topic in the theoretical-methodological and interdisciplinary field of IC. I also emphasize that this interest comes from my ancestral roots, as I lived part of my childhood and youth in Sítio Novo, Maranhão, flanked by the indigenous lands of the Krikatí people. Furthermore, professional contact with indigenous peoples awakened in me the desire to study the topic, as I work with projects aimed at these peoples. Thus, the research problem is structured around the following question: how is the organization and representation of information in the CDPI digital collection available on the CPI/Acre website? The methodology adopted was qualitative, descriptive and exploratory in nature. The production of scientific knowledge regarding the organization and representation of indigenous information and decoloniality in the Information Science Database (BRAPCI) was identified. The publication interval period was delimited from 2003 to 2023, using terms in Portuguese. The method was Systematic Literature Review (RSL) and Document Analysis (AD). Document Analysis carried out through the analytical phase allowed me to use technical reading to identify the main points of the document. The organization of the analysis was carried out as follows: identification of documents available in the CDPI digital collection, identification of available documentary categories, selection and organization of documentary categories for analysis. As results, I identified: in RSL, despite BRAPCI being a reference base for studies in the area of IC, it presented itself as a limitation to the present study due to the restricted number of information sources and failures in filling in the fields, generating incompleteness in the records and duplicity in the results, presenting bias in the identification of the production of scientific knowledge elating to the theme of this dissertation. I conclude that the originality and aesthetic expressiveness of the publications edited by CPI/Acre represent a significant experience in the construction of a decolonial perspective on the organization of knowledge, in particular the knowledge produced and transmitted by indigenous Amazonian communities in Acre. The technical processes responsible for analyzing, representing and enabling the recovery of information still do not consider the singularities of forms of informational recording that are different from the forms known and recognized in the Western scientific field. I observe that in scientific production in general and in IC, in particular, there are several challenges to be overcome in order to build a more plural and dialogical science, open to other possibilities of elaboration, recording and transmission of knowledge. In addition to contributing to this reflection, I hope that this study serves as inspiration for further research into the gaps, contradictions and asymmetries involving this process.
information organization;information representation;indigenous peoples;Pro-Indigenous Commission of Acre;decoloniality - coloniality
1
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Final_Maika_Rodrigues_Amorim_PDF_A.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
INTERINSTITUCIONAL [01/10/2018- ]: PROCAD Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável

Banca Examinadora

IANE MARIA DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO GOMES CANDIDO Docente - PERMANENTE
IANE MARIA DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO Docente - COLABORADOR
ANNA MARIA ALVES LINHARES Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer