• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
A CURADORIA DE CONTEÚDO INFORMACIONAL COMO INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS HÍBRIDAS: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA CENTRAL DO SENAC PARÁ
MIRACY DA SILVA MAIA
DISSERTAÇÃO
28/05/2024

As Bibliotecas tendem a acompanhar o processo evolutivo das instituições às quais estão inseridas e, por serem impactadas e estimuladas pelos contextos social, educativo, cultural, tecnológico etc., precisam aplicar na rotina de prestação de serviços informacionais condutas que permitam o refinamento da quantidade de informações que chega ao usuário. Muitas informações e documentos são disponibilizados aos usuários na forma analógica e digital, potencializando as possibilidades de busca e recuperação da informação; no entanto, precisam estar disponíveis de forma contextualizada e pertinentes à sua demanda para tornarem-se relevantes e serem devidamente apropriados por eles. Nesse cenário de excesso de informações com possibilidades de acesso em ambientes híbridos, a pesquisa responde como a Curadoria de Conteúdo Informacional manifesta-se como Mediação Implícita da Informação em Bibliotecas Híbridas no ensino profissionalizante do Senac Pará. Conforme objetivo geral, a pesquisa investiga a inter-relação entre a Curadoria de Conteúdo Informacional e a Mediação Implícita da Informação em Bibliotecas Híbridas, com o foco na Biblioteca Central do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Pará. Segundo os objetivos específicos, a pesquisa discute os conceitos de Curadoria de Conteúdo, de Mediação Implícita da Informação e de Bibliotecas Híbridas; descreve, a partir da experiência profissional, como se dá a Mediação Implícita da Informação na Biblioteca Híbrida; identifica se a Curadoria de Conteúdo Informacional contribui para a ação docente dos instrutores de cursos técnicos; e, analisa as convergências e divergências entre esses processos no contexto do ensino profissionalizante. A pesquisa é do tipo descritiva e explicativa, de abordagem qualitativa; e tem como método o estudo de caso único; essa utiliza como fontes de evidências a revisão de literatura, que possibilita realizar o levantamento dos conceitos; a entrevista, que evidencia em quais aspectos a Mediação da Informação e a Curadoria de Conteúdo Informacional contribui para a ação docente e a pesquisa documental, que favorece a análise das diretrizes institucionais. Conclui-se que a Curadoria de Conteúdos Informacionais é uma ferramenta potencial de Mediação Implícita de Informações em Bibliotecas Híbridas no contexto do ensino profissionalizante.

Curadoria de Conteúdo Informacional;Mediação Implícita da Informação;Bibliotecas Híbridas;Biblioteca Central;Senac Pará
Libraries tend to follow the evolutionary process of the institutions to which they are inserted and, because they are impacted and stimulated by social, educational, cultural, technological, etc., need to apply in the routine of providing information services conducts that allow the refinement of the amount of information that reaches the user. Many information and documents are made available to users in analog and digital form, leveraging the possibilities of searching and retrieving information, however, they need to be available in a contextualized and relevant to their demand to be relevant and appropriately appropriate by him. In this scenario of excess information with possibilities of access in hybrid environments, the research responds as the Curation of Information Content manifests itself as Implicit Mediation of Information in Library hybrids in the vocational education of Senac Pará. As a general objective, the research investigates the interrelationship between the curation of informational content and the implicit mediation of information in hybrid libraries focusing on the Central Library of the National Service of Commercial Learning of Pará. As specific objectives, the research discusses the concepts of Content Curation, Information Mediation, and Hybrid Libraries; describes, from professional experience, how the Implicit Mediation of Information in the Hybrid Library occurs; identifies whether the curation of informational content contributes to the teaching action of technical course instructors; and analyzes the convergences and divergences between such processes in the context of vocational education. The research is descriptive and explanatory type, qualitative approach. As a method, the single case study uses the literature review as an evidence source, making it possible to survey the concepts. This interview shows in which aspects the mediation of information and the curation of informational content contribute to the teaching action and documentary research that favors the analysis of institutional guidelines. According to the conclusion, the Curation of Informational Content is a potential tool for implicitly transferring information in hybrid libraries during vocational education.
Curation of informational content;Implicit information mediation;Hybrid libraries;Central Library;Senac Pará
1
78
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Miracy_Maia_-_Final_Jul_2024_assinado_assinado_assinado (1).pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
[MED-PESQ] [[02/2022] [João] Mediação da informação científica e dos saberes na Amazônia Brasileira

Banca Examinadora

JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JULIANA CARDOSO DOS SANTOS Participante Externo
JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO Docente - PERMANENTE
DANIELLY OLIVEIRA INOMATA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer