• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
GESTÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO REMOTO: análise das práticas, ferramentas e aprendizagem organizacional na REDETECA/UFRA
MELISSA SOBRAL PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
28/05/2024

Avanços tecnológicos impulsionam transformações rápidas em organizações globais. O trabalho remoto se torna comum, inclusive em bibliotecas universitárias, exigindo gestão do conhecimento para promover aprendizagem organizacional. A pesquisa apresenta como questionamento: Quais as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento foram utilizadas pelos bibliotecários e bibliotecárias da Redeteca/UFRA, e nesse caso, como elas contribuem para a aprendizagem organizacional. Para tanto, o objetivo geral busca analisar o uso de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento focadas na criação, compartilhamento e registro de conhecimento sobre a aprendizagem organizacional da Redeteca/UFRA, no trabalho remoto. Nos objetivos específicos têm-se [1] caracterizar o trabalho remoto na Redeteca/UFRA; [2] mapear as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no trabalho remoto; [3] categorizar o uso das práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e os elementos da aprendizagem organizacional (intuição, interpretação, integração, institucionalização e aprendizagem em rede). Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos e técnicas foi realizado um levantamento bibliográfico, um estudo de caso, cuja pesquisa de campo utilizou instrumentos de coleta de dados por meio de protocolos entrevistas e questionário eletrônico. Os resultados revelam a ausência de uma política formal de gestão do conhecimento na Redeteca. O trabalho remoto segue normas governamentais e é apoiado por capacitações para os servidores, os benefícios apontados pelos bibliotecários são a melhor qualidade de vida e flexibilidade de horários. Os desafios incluem falta de organização e acúmulo de tarefas, para conduzir os processos são adotadas práticas de registro do conhecimento e programas de capacitação. Por fim, no que tange as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, embora haja um interesse e esforço para implementá-las, ainda necessitam de desenvolvimento e formalização para maximizar o potencial dessas práticas que podem impactar na aprendizagem organizacional por meio da formalização e institucionalização dos processos de registro e documentação das aprendizagens provenientes do trabalho remoto.

gestão do conhecimento;trabalho remoto;aprendizagem organizacional;biblioteca universitária
Technological advances are driving rapid transformations in global organizations. Remote working is becoming commonplace, including in university libraries, requiring knowledge management to promote organizational learning. The research question is: What knowledge management practices and tools have been used by librarians at Redeteca/UFRA, and if so, how do they contribute to organizational learning? To this end, the general objective seeks to analyse the use of knowledge management practices and tools focused on creating, sharing and recording knowledge about organizational learning at Redeteca/UFRA, when working remotely. The specific objectives are [1] to characterize remote work at Redeteca/UFRA; [2] to map the knowledge management practices and tools used in remote work; [3] to categorize the use of knowledge management practices and tools and the elements of organizational learning (intuition, interpretation, integration, institutionalization and network learning). In terms of objectives, this is an exploratory and descriptive study. In terms of procedures and techniques, a bibliographical survey was carried out, as well as a case study, whose field research used data collection instruments by means of protocols, interviews and an electronic questionnaire. The results reveal the absence of a formal knowledge management policy at Redeteca. Remote working follows government regulations and is supported by training for staff. The benefits pointed out by librarians are a better quality of life and flexible working hours. The challenges include a lack of organization and an accumulation of tasks. Knowledge recording practices and training programs are used to manage the processes. Finally, with regard to knowledge management practices and tools, although there is interest and effort to implement them, they still need to be developed and formalized in order to maximize the potential of these practices, which can have an impact on organizational learning through the formalization and institutionalization of processes for recording and documenting learning from remote work.
knowledge management;remote working;organizational learning;university library
1
108
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
VERSÃO FINAL Dissertação_Melissa_Sobral_UFPA ASSINADO salvo pdfa.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
[MED-PESQ] [01/2023] [Danielly] Gestão do Conhecimento em organizações na Amazônia: estudos reflexivos e propositivos para maturidade em sustentabilidade, inovação e conhecimento.

Banca Examinadora

DANIELLY OLIVEIRA INOMATA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
SIRLENE PINTRO Participante Externo
DANIELLY OLIVEIRA INOMATA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer