• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDOS DE DEMANDA PARA ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS NO CONTEXTO DO IF SUDESTE MG
RENATA MOREIRA PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
18/03/2024

Este trabalho visa investigar como os estudos de demanda dos cursos técnicos aprovados pela Resolução CONSU/IF Sudeste MG nº 47, de 22 de setembro de 2022, foram percebidos pelos membros do Órgão Colegiado responsável pela aprovação da abertura de cursos nesta instituição, o Conselho Superior, quando da tomada de decisão pela autorização de oferta dos mencionados cursos. E, também, desenvolver um produto educacional que oriente na confecção das propostas de novos cursos no âmbito do IF Sudeste MG, de forma a dar suporte aos responsáveis pelos processos administrativos de abertura de curso, auxiliando-os tanto na formalização da documentação quanto no momento da deliberação. O percurso metodológico adotado foi de método misto, com abordagem explanatória sequencial, de caráter quanti-qualitativo. As etapas deste estudo perpassaram pela pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados, com aplicação de questionários aos membros do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Entre os principais resultados obtidos está o reconhecimento da importância de um estudo de demanda nos processos que tratam de abertura de cursos e a necessidade de mais esclarecimentos e informações sobre a temática, como por exemplo, uma clara definição das informações que devem estar contidas nesses processos administrativos. Em sequência, foi confeccionado um produto educacional denominado “Guia Orientador para Elaboração de Estudo de Viabilidade de Abertura de Curso”, onde constam conteúdos produzidos e selecionados em referência à temática do estudo de demanda, com o objetivo de orientar na construção de um estudo de viabilidade de abertura de curso adequado e realista, trazendo benesses sociais, pedagógicas, administrativas e financeiras para a unidade ofertante. Tal produto foi avaliado positivamente pelos participantes da pesquisa. Em suma, observou-se que os estudos de demanda para abertura de cursos respaldaram os membros do Conselho Superior em suas decisões, mesmo que de forma não consubstanciada, e que a apuração da demanda real e o atendimento de seus aspectos internos e externos à instituição estão diretamente ligados ao sucesso administrativo e social dos Institutos Federais e suas comunidades.

Demanda;Viabilidade de abertura de cursos;Institutos Federais
This work aims to investigate how demand studies for technical courses approved by Resolution CONSU/IF Sudeste MG nº 47, of September 22, 2022, were perceived by the members of the Collegiate Body responsible for approving the opening of courses in this institution, the Superior Council, when making a decision to authorize the offering of the aforementioned courses. And also, develop an educational product that guides the creation of proposals for new courses within the scope of IF Sudeste MG, in order to support those responsible for the administrative processes of opening a course, assisting them both in formalizing the documentation and in the moment of the deliberation. The methodological path adopted was a mixed method, with a sequential explanatory approach, of a quantitative and qualitative nature. The stages of this study included bibliographical research, document analysis and data collection, with the application of questionnaires to members of the Superior Council of IF Sudeste MG. Among the main results obtained is the recognition of the importance of a demand study in the processes that deal with opening courses and the need for more clarification and information on the subject, such as a clear definition of the information that must be contained in these processes administrative. Subsequently, an educational product called “Guidance Guide for Preparing a Course Opening Feasibility Study” was created, which contains content produced and selected in reference to the demand study theme, with the aim of guiding the construction of a demand study. feasibility of opening an appropriate and realistic course, bringing social, pedagogical, administrative and financial benefits to the offering unit. This product was positively evaluated by research participants. In short, it was observed that the demand studies for opening courses supported the members of the Superior Council in their decisions, even if in an unsubstantiated way, and that the investigation of the real demand and the fulfillment of its internal and external aspects to the institution are directly linked to the administrative and social success of Federal Institutes and their communities.
Demand;Feasibility of opening courses;Federal Institutes
1
145
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_-_Renata_Pinheiro.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

MARCOS PAVANI DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS Docente - PERMANENTE
JOSE FERNANDES DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOAO EUDES DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 2

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE DE ABERTURA DE CURSO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer