• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CAMPUS JUIZ DE FORA: as percepções da saúde mental docente
PEDRO HENRIQUE DE CASTRO APOLINARIO
DISSERTAÇÃO
27/03/2024

O presente estudo analisou os efeitos das mudanças no mundo do trabalho vivenciadas nos últimos dois anos pelos docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Mudanças essas, fruto da Pandemia da Covid-19, que provocou o isolamento social e a ressignificação dos ambientes de trabalho, migrando da sala de aula para a tela de um computador e, logo em seguida, retornando para a sala de aula, agora com novas regras de convivência e segurança. Sendo seu objetivo, compreender como esse processo afetou a saúde mental dos docentes desta instituição. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado, composto por 17 questões respondidas via Google Forms. A amostra foi composta por 15 docentes da educação básica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. A escolha desse público se deu devido às mudanças vivenciadas por esses profissionais nos últimos anos juntamente com as questões anteriores relacionadas à saúde mental e ao adoecimento dos mesmos. Os dados obtidos na aplicação do questionário foram submetidos à análise de conteúdo. Em relação ao produto educacional, este visou contribuir para melhorias no campo da educação, abordando temas relacionados à saúde mental e ao bem-estar docente. Esse vídeo foi disponibilizado a todos os docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, desses, 12 docentes participaram do processo de validação e avaliação do produto. Dentre as suas contribuições, destaca-se uma avaliação positiva do material produzido, bem como os esclarecimentos, e reflexões que essa proporcionou sobre os temas abordados. Além disso, foram sinalizados a importância, a relevância dos temas bem como a possibilidade de aplicá-lo em outros contextos educacionais. Essa pesquisa buscou constituir um olhar mais amplo sobre o processo de adoecimento dos profissionais da educação, visando melhorias e ações relacionadas à prevenção e à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.

Trabalho docente na pandemia;Isolamento social;Ensino remoto emergencial;Instituto federal de educação;Produto Educacional
The present study analyzed the effects of changes in the world of work experienced in the last two years by teachers at the Federal Institute of Southeastern Minas Gerais. These changes are the result of the Covid-19 Pandemic, which caused social isolation and the redefinition of work environments, migrating from the classroom to a computer screen and, soon after, returning to the classroom, now with new rules of coexistence and safety. Its objective is to understand how this process affected the mental health of teachers at this institution. As a research instrument, a semi-structured questionnaire was used, consisting of 17 questions answered via Google Forms. The sample was made up of 15 basic education teachers from the Federal Institute of Southeastern Minas Gerais - Juiz de Fora Campus. The choice of this audience was due to the changes experienced by these professionals in recent years along with previous issues related to mental health and their illness. The data obtained from applying the questionnaire were subjected to content analysis. In relation to the educational product, it aimed to contribute to improvements in the field of education, addressing topics related to mental health and teacher well-being. This video was made available to all teachers at the Federal Institute of Southeast Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, of which 12 teachers participated in the product validation and evaluation process. Among its contributions, a positive evaluation of the material produced stands out, as well as the clarifications and reflections it provided on the topics covered. Furthermore, the importance and relevance of the themes were highlighted, as well as the possibility of applying it in other educational contexts. This research sought to provide a broader look at the illness process of education professionals, aiming for improvements and actions related to the prevention and promotion of mental health in the workplace.
Teaching work during the pandemic;Social isolation;Emergency remote teaching;Federal Institute of Education;Educational Product
1
93
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Pedro.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

ADRIANO REDER DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
FABIA MONICA SOUZA DOS SANTOS Participante Externo
ADRIANO REDER DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SAÚDE MENTAL E TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer