• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
GESTÃO DE RESÍDUOS PATRIMONIAIS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: um estudo de caso no curso técnico integrado em Meio Ambiente do IF Sudeste MG / campus Rio Pomba
DOUGLAS DOMICIANO CORREA NETTO CUNHA
DISSERTAÇÃO
21/02/2024

Para manutenção das atividades de uma escola, é necessário a aquisição de vários bens móveis permanentes como mobiliário, equipamentos de laboratório, eletrônicos entre outros bens. Com o passar dos anos, esses materiais acabam se transformando em resíduos, por desgaste natural, obsolescência, falta de manutenção, ciclo de vida útil, entre outros motivos. No IF Sudeste MG / campus Rio Pomba, esses resíduos acumularam-se em locais impróprios, resultando na falta da destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Esta pesquisa buscou entender os motivos dessa falta de destinação adequada e analisou a possibilidade da comunidade acadêmica do campus contribuir com o processo de gestão e gerenciamento destes resíduos. A pesquisa realizada foi considerada qualitativa, de natureza aplicada, utilizando-se do método de estudo de caso. Os instrumentos de coleta e análise de dados utilizados foram a análise documental, aplicação de questionário, entrevistas e análise de conteúdo e discurso. Os resultados mostraram que, apesar da falta de comunicação e de pessoal qualificado nos setores responsáveis pelo gerenciamento destes resíduos, havia a possibilidade da realização de práticas pedagógicas nestes locais de acúmulos de bens, ajudando o campus a resolver parte do problema local. Por meio do aprendizado baseado em projeto (ABP), foi elaborada e aplicada uma sequência didática com a participação dos alunos do 2º ano do curso técnico integrado em meio ambiente. Como resultado da aplicação da ABP, os alunos apresentaram um relatório técnico para os setores administrativos da escola com o objetivo de auxiliar o campus na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos em um dos locais de acúmulos de bens inservíveis do campus. A pesquisa também trouxe outros resultados como a produção de um curta metragem sobre educação ambiental com a turma do 1º ano do mesmo curso e possibilidade de abertura de vaga de estágio no setor de patrimônio na área ambiental. Tais resultados fortaleceram a formação integral, omnilateral e politécnica dos alunos do curso técnico integrado em meio ambiente do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba.

metodologias ativas;ABPr;bens inservíveis;resíduos sólidos;meio ambiente;integrado;curta metragem.
For the maintenance of school activities, it is necessary to acquire various permanent movable assets such as furniture, laboratory equipment, electronics, and other goods. Over the years, these materials gradually become waste due to natural wear and tear, obsolescence, lack of maintenance, and the end of their useful life, among other reasons. At IF Sudeste MG / Rio Pomba campus, these accumulated wastes have ended up in improper locations, resulting in a lack of environmentally appropriate final disposal and management of the waste. This research aimed to understand the reasons behind this inadequate disposal and analyzed the possibility of the academic community on campus contributing to the process of waste management. The conducted research was qualitative and applied in nature, utilizing a case study method. Data collection and analysis instruments included document analysis, questionnaires, interviews, content analysis, and discourse analysis. The results revealed that despite communication gaps and a lack of qualified personnel in the sectors responsible for waste management, there was potential for implementing pedagogical practices in these areas of asset accumulation, thereby assisting the campus in addressing part of the local problem. Through project-based learning (ABP), a didactic sequence was developed and implemented with the participation of secondyear students from the integrated technical course in environmental studies. As a result of applying ABP, the students presented a technical report to the administrative sectors of the school, aiming to assist the campus in managing solid waste at one of the locations where unusable assets accumulate. The research also yielded other outcomes, including the production of a short film on environmental education with the first-year class of the same course and the possibility of opening an internship position. In the heritage sector within the environmental area, these results strengthened the comprehensive, omnilateral, and polytechnic education of students in the integrated technical course in environmental studies at IF Sudeste MG - Rio Pomba campus.
active methodologies;ABPr;unserviceable goods;solid waste;environment;integrated;short film.
1
169
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DOUGLAS_DISSERTAC.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCAS TEIXEIRA FERRARI Participante Externo
MARIAM TRIERVEILER PEREIRA Docente - PERMANENTE
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 2

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRIMEIROS PASSOS PARA DESTINAÇÃO AMBIENTAL DE BENS INSERVÍVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer